You are currently viewing Língua Inglesa – Greetings and Farewells – Saudações e Despedidas

Língua Inglesa – Greetings and Farewells – Saudações e Despedidas

Assim como na língua portuguesa, na língua inglesa também existem diversos greetings (saudações) e farewells (despedidas) que devem ser usados de acordo com o contexto e situação. Em nossa aula iremos aprender como usar essas expressões que são muito importantes para estreitar nossas relações, principalmente diante dessa nova realidade que enfrentamos, o distanciamento social.

Are you ready? Let’s go!

Antes de aprendermos as principais saudações, vamos assistir um vídeo bem divertido que nos mostrará um pouquinho como cumprimentar as pessoas em diferentes situações. Preste bastante atenção!

“A CURA DE CUMPRIMENTOS | LARVA KIDS | MELHOR RIMEIRO DO BERÇÁRIO | CANÇÃO FAMILIAR” Canal : Larva KIDS TUBA – https://www.youtube.com/watch?v=dLsjQLdp8WM&feature=youtu.be

Gostou? Agora vamos compreender o que diz a letra da canção do vídeo:

A CANÇÃO DOS CUMPRIMENTOS!

Letra da música

ACORDE, ACORDE

HOJE É UM DIA ENSOLARADO, ENSOLARADO!

BEM CEDO PELA MANHÃ

BOM DIA, BOM DIA!

PELA TARDE

BOA TARDE, BOA TARDE!

PELA  NOITE

BOA NOITE, BOA NOITE!

ANTES DE IR PARA CAMA

BOA NOITE, BOA NOITE!

BOM DIA!

BOA TARDE!

BOA NOITE!

QUANDO ESTAMOS AGRADECIDOS

OBRIGADO, OBRIGADO!

QUANDO PEDIMOS DESCULPAS

ME DESCULPE, ME DESCULPE!

QUANDO VAMOS PARA CASA

ADEUS!

O QUE SÃO GREETINGS e FAREWEELS?

Os greetings (saudações) e farewells (despedidas) são fundamentais em uma conversa. Eles tornam o diálogo muito mais agradável, mostrando atenção e respeito para com os nossos interlocutores, mesmo em conversas informais.

Saudações de chegada

Abaixo separamos uma lista de expressões e suas respectivas traduções para o português. São saudações para usar quando chegamos a algum lugar ou para cumprimentar pessoas que estão acabando de chegar até nós.

Hello! Olá!; Oi!

Hi! Olá!; Oi!

Hi, what’s your name? Oi! Qual é o seu nome?

Good morning! Bom dia!

Good afternoon! Boa tarde!

Good evening! Boa noite!

Welcome! Seja bem-vindo(a)!

Saudações durante a conversa

Muitas saudações podem ser usadas no meio da conversa, quando ela já foi introduzida. Elas servem para quebrar o gelo e saber mais sobre a pessoa com que estamos falando.

How are you? Como vai?

How are you doing? Como vai?

What’s up? E aí? O que você me conta?

Nice to meet you! Prazer em conhecê-lo!

How long! Quanto tempo!

Expressões para despedida

Quando a conversa termina, usamos expressões para nos despedir dos interlocutores. Assim como acontece com as saudações iniciais, temos diversas opções para a despedida, que podem variar de acordo com o contexto e momento da conversa.

Good night! Boa noite!

See you later! Até logo!

See you tomorrow! Até amanhã!

Goodbye! Tchau!

Bye! Tchau!

Bye-bye. Tchau!

Nice to meet you! Prazer em conhecê-lo!

Take care! Se cuida!

Have a nice weekend! Bom fim de semana!

Have a nice day! Tenha um bom dia!

Viu só como é fácil cumprimentar as pessoas em inglês? Agora iremos colocar em prática o que aprendemos até aqui.

ATIVIDADE 1-

Observe cada uma das imagens abaixo. De acordo com a letra da canção que ouvimos vamos pintar bem bonito as cenas e aprender a escrever em inglês as saudações corretas que devem ser usadas no decorrer do dia. Em seguida, escolha a saudação que você mais usa e recorte de uma revista ou

jornal uma imagem para representá-la. Se preferir, faça um desenho! Não se esqueça de escrever embaixo da imagem esse cumprimento em Inglês, ok?

Capriche!

A atividade está disponível  no link abaixo:

ATIVIDADE 2-

Vamos fazer arte?

Você vai precisar de : 2 folhas de papel sulfite branco, 2 palitos de picolé, cola branca, canetinhas coloridas (ou lápis de cor).

1st  step– Coloque sua mão aberta sobre o papel sulfite e contorne com o lápis. Contorne a mão direita e depois a mão esquerda.

2nd step– Escreva HELLO na mão direita e GOOD BYE na mão esquerda. Pinte com as cores que preferir.

3rd step- Recorte as duas mãos e cole cada um delas em um palito de picolé. Espere secar e depois divirta-se com sua família usando as saudações para cumprimentar e despedir-se em inglês!

ATIVIDADE 3-

Complete as saudações abaixo com as letras que estão faltando.
Greeting

Saiba Mais | Referências:Sugestão: Assista o vídeo abaixo e descubra quais são os cumprimentos mais adequados diante desse quadro que estamos vivenciando de isolamento social (Covid-19).https://www.youtube.com/watch?v=umEskepeRwc
“Top 10 Handshake Alternatives | Coronavirus Etiquette ” Canal:
Avalaunch Media- https://www.youtube.com/watch?v=umEskepeRwc

Objeto de ConhecimentoConstrução de laços afetivos e convívio social: Cumprimentos
Habilidades(GO-EF04LI01) Reconhecer e utilizar recursos linguísticos referentes a cumprimentos, como What’s your name?/ How are you? I’m fine, thanks/ Nice to meet you, em interações discursivas.
Componente CurricularLíngua Inglesa

Proponentes/ Professores:Adriana Nazaré ZagoJackeline Ferreira e Silva Cardoso