You are currently viewing Gráficos e Tabelas

Gráficos e Tabelas

Olá criança querida! Tudo bem com você? Você sabe o
que é um gráfico? Sabia que você pode realizar uma pesquisa com seus familiares ou amigos e montar um gráfico?

Hoje será bem divertido, pois, você conhecerá como elaborar e interpretar um gráfico de colunas! E além do mais, vai refletir sobre como planejar as compras e os gastos da família. Vamos entender melhor esse assunto?


Olá querida família!

Elaboramos as atividades que seguem abaixo com muito carinho, para que a sua criança, continue desenvolvendo as suas habilidades e potencialidades, e, não percam o vínculo com a escola nesse período de pandemia. As atividades serão sobre a interpretação de gráficos em colunas e planejar compras e gastos da família. Auxilie a sua criança na realização das mesmas!

Atividade 1:

Observe a imagem a seguir:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é aquecimento
(Texto: Plano de aula – Conhecendo Gráficos – Site: Nova Escola)

A imagem acima é um gráfico de colunas! Veja que o primeiro gráfico, na cor verde, está representando o lanche preferido das crianças. E o segundo gráfico, em azul, representa o livro que os alunos mais gostaram. Você viu como essa organização é bem legal?

Agora observe os gráficos e faça a atividade em seu caderno:

a) Desenhe o lanche que as crianças mais gostaram.

b) Escreva o nome do lanche que as crianças menos gostaram.
c) Qual a quantidade de crianças que comeram bolachas?

d) Quantas crianças leram o livro 1 (um)?
e) Qual o livro menos lido?


Você sabia que é muito importante se alimentar bem para ter uma boa saúde?


Atividade 2:
A Mel é uma cachorrinha muito fofinha! Assista ao vídeo abaixo e junto com ela faça a interpretação dos gráficos de colunas. Será muito divertido!

Matemática Caderno Mágico- Interpretar Gráficos;  
https://www.youtube.com/watch?v=PczJAqT6clo

Atividade 3:
Você sabia que os gráficos podem ser usados para organizar os gastos da família?


Assista ao vídeo abaixo e veja como planejar as compras e os gastos da família!

História para crianças – No Supermercado – Prioridade x Supérfluos / Educação financeira 
https://www.youtube.com/watch?v=DVMy9ZGF3FU 

Saiba Mais:
Referências: https://www.youtube.com/watch?v=J0fs5Epo1KI&list=RDCMUCvvMwDTf_LG68j83N-esY-A&index=1
(Vídeo: IBGEeduca – Gráficos com as letras do nome – Educação Infantil. Canal IBGE. Youtube)


Componente CurricularHabilidades
Matemática(EF01MA21-A) Descrever, oralmente, situações apresentadas por meio de gráficos de colunas simples.
(EF01MA21-B) Identificar dados em tabelas ou gráficos da preferência dos pesquisados, utilizando os termos menos preferido, mais preferido e a diferença de preferência entre eles, como as questões: quantas pessoas preferem gato? Quantas pessoas a mais ou a menos preferem gato a coelho?

Proponentes/Professores: Silvia de Fátima Azevedo Coelho
Instituição Educacional: E. M. Padre Pelágio
CRE: Maria Helena Batista Bretas