You are currently viewing História – Goiânia, sua história e uma curiosidade sobre seu nome

História – Goiânia, sua história e uma curiosidade sobre seu nome

Olá! Tudo bem com você? Na aula de hoje, você vai conhecer um pouco sobre a HISTÓRIA da fundação da cidade de Goiânia. E conhecer uma curiosidade sobre a ideia de como seria o seu nome… isso é, se não fosse GOIÂNIA. 

Ficou curioso(a), então vem conferir!

Atividade 1

Leia a informação a seguir e comece a descobrir essa curiosidade de como seria o nome da nossa capital, se não fosse GOIÂNIA. Você já pensou em morar numa cidade chamada PETRÔNIA? Não!?    Você sabia que Goiânia passou perto de se chamar PETRÔNIA, em homenagem à Pedro Ludovico Teixeira, o fundador de Goiânia.   Quer saber um pouco mais sobre isso e sobre a história de Goiânia?  

Clique no link abaixo e assista ao vídeo que conta um pouco da história de Goiânia, seu fundador e a curiosidade sobre o nome PETRÔNIA. Convide um adulto/responsável para assistir com você.

Historia de Goiânia – Canal: JunimHARD –
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dunvc1PKSPU

Atividade 2

ATENÇÃO:  Pontos para ler e entender: Se você tiver dificuldade para ler, peça ajuda para um adulto/responsável. Leia o texto informativo:

Goiânia foi fundada em 24/10/1933 por Pedro Ludovico Teixeira, foi construída nas terras das fazendas: Crimeia, Vaca Brava e Botafogo, pertencentes ao município de Campinas. O projeto de construção da cidade foi elaborado por Atílio Correia Lima e quem finalizou o projeto foi Armando de Godoi. A inauguração oficial de Goiânia foi em 1942.

Em 1933 teve um concurso para escolha do nome da capital e o nome que ganhou o concurso foi Petrônia, mas Pedro Ludovico Teixeira escolheu o nome Goiânia que não tinha conseguido nem 10 votos. As praças Cívica e do Cruzeiro existem desde o início da construção de Goiânia. A casa de Pedro Ludovico Teixeira virou Museu para preservar a história do fundador (construtor) da capital Goiânia, mas infelizmente está fechada para visitação.

Curiosidade: O Museu Pedro Ludovico Teixeira, fica localizado na rua 26, Setor Sul Goiânia.

Disponível em: https://i0.wp.com/vamosporai.com/wp-content/uploads/2016/07/montada1-2.jpg?resize=696%2C472&ssl=1

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) Sobre a imagem que você viu, marque a opção correta:  

(     ) Essa casa não faz parte da história de Goiânia.

(     ) Essa casa foi do fundador de Goiânia Pedro Ludovico Teixeira.

(     ) Essa casa não preserva a história de Pedro Ludovico Teixeira.

(     ) A casa de Pedro Ludovico Teixeira virou museu.  

2) Quem foi o fundador de Goiânia?  

3) Quando (data) Goiânia foi fundada?  

4) Qual foi o nome vencedor do concurso que escolheria o nome para nossa capital Goiânia?  

5) Quando (ano) foi a inauguração oficial de Goiânia?

UM ABRAÇO! ATÉ A PRÓXIMA!


Proponente(s) Professor(es)Edna Rezende Rosimeire Prudente Viviane Ferreira
Instituição EducacionalCentro Promocional Todos os Santos I
CREBrasil Di Ramos Caiado
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos.Senhores Pais/responsáveis, sempre que for preciso ajude a sua criança na realização das atividades propostas, assim como nas leituras, estabeleça um diálogo acerca do conceito que a sua criança está estudando.

Ciclo da lnfância/ Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoC
Componente Curricular:História
Ciclo da Infância e da Adolescência: Habilidade Estruturante Habilidades Complementares



Habilidade Estruturante: (GO-EF03HI01-D) Refletir sobre os aspectos políticos e econômicos regionais e nacionais que influenciaram no desenvolvimento da região Centro-Oeste, como a construção de Goiânia e a Marcha para o Oeste. Habilidade Estruturante: (EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.
Habilidade Complementar: (GO-EF03HI02-A) Conhecer e perceber os diferentes sujeitos que participaram da construção de sua cidade, vila e ou povoado ou comunidade remanescentes, por meio de diversas fontes históricas como: relatos de pioneiros, depoimentos e narrativas orais, bem como, registros escritos e imagéticos e objetos matérias.