You are currently viewing GEOPOLÍTICA: conflitos e relações comerciais

GEOPOLÍTICA: conflitos e relações comerciais

O assunto dessa atividade é sobre conflitos mundiais. Iremos analisar o conflito na Síria, o conflito comercial entre os Estados Unidos e a China, e como tudo isso pode afetar o Brasil.

Globo – Oriente Médio

Antes de discutirmos sobre os conflitos mundiais, é importante entender o que é geopolítica. Geopolítica pode ser considerada uma ciência intimamente relacionada com o saber estratégico, ou seja, quando um Estado-nação se propõe a conhecer um determinado território que considera fundamental para a afirmação dos seus interesses soberanos. Então, quando você estuda conteúdos que envolvem as relações e conflitos entre países, você estará estudando Geopolítica.

Guerra na Síria

A Guerra na Síria foi deflagrada quando um grupo de cidadãos se indignou com as denúncias de corrupção reveladas pelo WikiLeaks.
A população revoltou-se contra a prisão de adolescentes que escreveram palavras revolucionárias nas paredes de uma escola. Como resposta ao protesto, o governo ordenou às forças de segurança que abrissem fogo contra os manifestantes causando várias mortes.
Então a população exigiu a renúncia do presidente Bashar al-Assad.
Esse é o tema da videoaula a seguir:

O QUE É WikiLeaks?
WikiLeaks: é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em sua página, postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

Professor Lobão. Canal Mais Geo – GUERRA NA SÍRIA

Atividade 1

Explique o que gerou o conflito na Síria.
Escreva um texto sobre como tal conflito afetou a população da Síria e dos países vizinhos.

Primavera Árabe

Vamos ampliar um pouco a sua escala de visão sobre o problema?

Você já ouviu falar em primavera árabe?
A primavera árabe foi um movimento (conjunto de revoltas, protestos e conflitos) ocorrido no chamado “mundo árabe” contra os governos locais (muitos deles são regimes autoritários).
Qual o objetivo dessas revoltas?
Elas estão relacionadas à busca de mudanças sociais, a falta de direitos e a crítica aos governos autoritários.
A nomenclatura é uma metáfora relacionada ao desabrochar das flores e representa a tomada de consciência desses povos.  As revoltas começaram em 2010 na Tunísia e se alastraram por diversas regiões. Entre os países envolvidos estão: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã (países árabes).

Agora leia o texto no site Educa mais Brasil para responder algumas questões.
Clique aqui para ler o texto: Conjunto de revoltas que ocorrem no mundo árabe

Atividade 2

1) Explique os fatores que levaram a ocorrência da Primavera árabe.

2) Explique os desdobramentos da primavera árabe (descreva como todo o movimento afetou o Oriente Médio):

Guerra comercial: EUA X CHINA

Desde 2019, o mundo vem presenciando uma intensa guerra comercial entre China e Estados Unidos que vem gerando uma intensa repercussão mundial e preocupação de muitos chefes de Estados.
Porém, como esse conflito chegou à essas proporções?
Em 2016, após sua eleição, Donald Trump – em seu discurso de posse – prometeu um país mais forte e poderoso em âmbito mundial. A partir desse discurso, Trump instaurou uma política nomeada de “America First” marcada por enfatizar o nacionalismo econômico americano e o unilateralismo, que rejeita as políticas globais.
Para pôr em prática seu discurso, o presidente estadunidense vem tomando medidas para fortalecer a indústria e comércio americano em detrimento (prejuízo) de produtos importados do exterior.

Sobre essa temática, assista a videoaula a seguir:

“EUA e China – Uma Nova Guerra Fria?” – canal Mais Geo

Clique aqui e leia o texto: “Como a guerra comercial entre EUA e China pode afetar o Brasil”.

Atividade 3

1) Escreva um texto explicando como os conflitos mundiais podem afetar a economia brasileira.

Habilidades(EF08GE05-C) Relacionar os conflitos e tensões da contemporaneidade com a atual regionalização das Américas do Norte, Central e do Sul e do continente africano.
(EF08GE07-B) Compreender as relações geopolíticas e econômicas atuais entre os EUA, a China e o Brasil (processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas e do capital).
(EF09GE08-B) Identificar e Analisar as transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.
Objetos do ConhecimentoCorporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Gabriel e Sabrina, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: conflitos e relações comerciais (Bloco 2):

Conflitos e relações comerciais – Educação Ambiental e Saúde – Ens. Fundamental 01/09