You are currently viewing Geografia – Mudanças climáticas: Efeito estufa

Geografia – Mudanças climáticas: Efeito estufa

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Terra . Disponível em:<https://pixabay.com/pt/illustrations/terra-destrui%c3%a7%c3%a3o-meio-ambiente-dano-1839348/>. Acesso em: 26, mai. 2023.

Mudanças climáticas: Efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera terrestre e desempenha um papel fundamental no equilíbrio térmico do nosso planeta. Sendo um processo que permite a retenção de parte do calor solar na superfície terrestre, contribuindo para a manutenção das condições necessárias à vida na Terra.

O efeito estufa ocorre em decorrência da radiação solar que atravessa a atmosfera e chega à superfície da Terra. Parte dessa radiação é absorvida pela superfície terrestre, aquecendo a Terra, outra parte é refletida de volta para o espaço, nesse caminho gases como CO² são responsáveis por reter parte dessa radiação. 

No entanto, nos últimos séculos, devido à atividade humana, observamos um aumento significativo nas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, o que tem potencializado o efeito estufa e elevado as médias de  temperaturas na Terra, o que conhecemos por aquecimento global.

O aquecimento global gera impactos ambientais e sociais negativos, a perda da biodiversidade, a maior ocorrência de eventos climáticos extremos (secas prolongadas, tempestades intensas, ondas de calor, dentre outros) e alteração nos padrões de chuva são exemplos de impactos negativos do aquecimento global que geram consequências na vida das pessoas.   

Urge a necessidade de adotar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. É preciso incentivar o uso de energias renováveis, aumentar a eficiência energética, reduzir o desmatamento, incentivar práticas agrícolas sustentáveis, investimento em tecnologias de baixo carbono, incentivar o uso de transporte público, dentre outros.

RESPONDA ÀS QUESTÕES


QUESTÃO 1

Sobradinho – Trio Nordestino

E o passo a passo vai cumprindo a profecia

Do beato que dizia

Que o sertão ia alagar

O sertão vai virar mar

Dá no coração

O medo que algum dia o mar também vire sertão

Vai virar mar

Dá no coração

O medo que algum dia o mar também vire sertão

Compositores: Guttemberg Nery Guarabyra Filho e Luiz Carlos Pereira De Sa

De acordo com a canção Sobradinho do Trio Nordestino, assinale qual alternativa apresenta um dos motivos que podem levar a cumprimento da profecia do beato: 

(A) Redução do lixo produzido 

(B) Uso de energias limpas e sustentáveis 

(C) Aquecimento global 

(D) Uso massivo do transporte público

QUESTÃO 2

CO2: os gráficos que mostram que mais da metade das emissões ocorreram nos últimos 30 anos

Cerca de 86% das emissões de dióxido de carbono do mundo vêm da queima de combustíveis fósseis para a produção de energia e materiais.

As primeiras eras da industrialização foram dominadas pela queima de carvão vegetal. Só no final do século 19 começam a aumentar as emissões por petróleo e gás natural. E, no final do século 20, as emissões pela produção de cimento e pela chama — um dispositivo de combustão de gases inflamáveis usado na indústria, se tornam mais significativas.


Fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-59013520

Uma das consequências diretas do assunto tratado no texto é: 

(A) Uso de energias limpas

(B) Redução do consumo 

(C) Redução das temperaturas médias

(D) Efeito estufa

QUESTÃO 3

Quais atitudes devem ser adotadas pela sociedade para reduzir o avanço das mudanças climáticas?

QUESTÃO 4

Poluição atmosférica – Fonte: https://geografia.hi7.co/charges–cartuns-e-desenhos-sobre-meio-ambiente-56c3cde54656c.html

Observe a charge e aponte qual é a crítica presente na imagem.


Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF06GE05-A) Identificar os fenômenos naturais globais e relacionar as interdependências do clima, solo, relevo, hidrografia e formações vegetais, dando ênfase ao Cerrado.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
ARAÚJO, P. Clima. Disponível em:<https://antigo.mma.gov.br/clima.html#:~:text=O%20Brasil%20se%20comprometeu%20a,comparados%20aos%20níveis%20de%202005.>. Acesso em: 22, maio. 2023.
Ministério do Meio Ambiente. Efeito Estufa e Aquecimento Global. Disponível em:<https://antigo.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global.html>. Acesso em: 22, maio. 2023.
ONU. Causas e Efeitos das Mudanças Climáticas. Disponível em:<https://www.un.org/pt/climatechange/science/causes-effects-climate-change#:~:text=As%20mudanças%20climáticas%20afetam%20a,aumentando%20a%20vulnerabilidade%20dos%20ecossistemas.>. Acesso em: 22, maio. 2023.
WWF. As mudanças climáticas. Diponível em:<https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/#:~:text=As%20mudanças%20climáticas%20podem%20ter,ser%20consequência%20das%20atividades%20humanas.>. Acesso em: 22, maio. 2023.