Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
TIPOS DE POLUIÇÃO
Os seres vivos são afetados pela poluição, em seus diferentes tipos. A água, o ar, o solo são diariamente poluídos pelas atividades humanas que os prejudicam. A poluição visual e sonora, também são recorrentes nos centros urbanos. Conhecer cada um dos tipos de poluição é importante para buscar soluções para estes problemas ambientais.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
•É hora da pesquisa em grupo
Para aprofundar os seus conhecimentos sobre as origens e consequências de cada um dos tipos de poluição, você e seus colegas (divididos em grupos) para pesquisar sobre um tipo específico de poluição, seguindo o roteiro a seguir.
•a. Qual a origem deste tipo de poluição?
•b. Onde ela ocorre com mais frequência? (No campo, nas cidades, no mar, nos rios, em regiões industriais, etc.)
•c. Qual processo que dá origem a este tipo de poluição?
•d. Quais são as consequências deste tipo de poluição para o meio ambiente, para os animais, plantas e seres humanos.
•e. Quais são as formas de prevenir, evitar, reparar ou diminuir a ocorrência deste tipo de poluição?
•f. No seu lugar de vivência (rua, bairro, cidade), como este tipo de poluição se manifesta? Há este tipo de poluição perto da sua escola?
Com a pesquisa pronta, apresentem o que vocês descobriram para os seus colegas e a professora e ouça os outros grupos apresentarem suas conclusões.
QUESTÃO 2
• Associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
D. É um trabalho artesanal, moderno ou tecnológico, esportivo ou artístico?
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: CUIDANDO DO SOLO
Aprenda a cuidar do solo!
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES E ATIVIDADE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-5o-ano-ensino-fundamental/
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. |