Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
.
TIPOS DE POLUIÇÃO
Os seres vivos são afetados pela poluição, em seus diferentes tipos. A água, o ar, o solo são diariamente poluídos pelas atividades humanas que os prejudicam. A poluição visual e sonora, também são recorrentes nos centros urbanos. Conhecer cada um dos tipos de poluição é importante para buscar soluções para estes problemas ambientais.
A poluição pode ser entendida como modificações que prejudicam o meio ambiente e a vida das pessoas e demais seres vivos. Estas alterações são ocasionadas pelas atividades humanas.
TIPOS DE POLUIÇÃO
- POLUIÇÃO DO SOLO
- POLUIÇÃO HÍDRICA (DAS ÁGUAS)
- POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA (DO AR)
- POLUIÇÃO SONORA
- POLUIÇÃO VISUAL
Embora existam diversas leis e tratados que buscam evitar a poluição e suas causas, este ainda é um grande problema ambiental.
Vamos conhecer cada um dos tipos de poluição.
- POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
Também chamada de POLUIÇÃO HÍDRICA, prejudica rios, córregos, lagos, mares e oceanos. As águas subterrâneas também podem ser contaminadas pela poluição.
Ocorre quando há o lançamento de:
- esgotos (doméstico e industrial),
- agrotóxicos (usados na agricultura),
- lixo das ruas, locais de depósito e lixões,
- entulho e resíduos despejados nas águas,
- substâncias químicas ou biológicas das fábricas,
- petróleo e derivados (vazamentos de embarcações).
- POLUIÇÃO DO AR
Também conhecida como POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. Ocorre quando o ar é contaminado ou poluído por gases, ou partículas sólidas. É mais comum em grandes centros urbanos, cidades próximas à indústria e em áreas rurais e urbanas que sofrem queimadas.
Causas:
- queima de combustíveis,
- usinas termelétricas,
- chaminés das fábricas,
- queimadas da vegetação e lixo.
A poluição pode provocar doenças respiratórias e alergias.
- POLUIÇÃO DO SOLO
A poluição do solo (e subsolo) ocorre quando há a presença de resíduos sólidos ou líquidos que provocam a contaminação. Este tipo de poluição ocorre nas áreas rurais e também urbanas.
Ocorre quando há:
- Descarte incorreto de resíduos domésticos, industriais e hospitalares.
- O uso de agrotóxicos, fertilizantes e corretivos do solo nas lavouras.
- As queimadas e o desmatamento
A poluição do solo pode alcançar também as águas subterrâneas e dos rios.
- POLUIÇÃO SONORA:
É comum nas grandes cidades e ocorre quando o volume dos ruídos adequado para os seres humanos, ultrapassa o limite do saudável. O barulho excessivo pode causar perda da capacidade auditiva, doenças psicológicas como ansiedade e estresse.
É provocada, por exemplo, por ruídos do trânsito, aviões, atividades industriais e da construção civil, música muito alta, aglomeração de pessoas, fogos de artifícios e outros.
Os animais também são afetados pela poluição sonora. Pessoas com hipersensibilidade auditiva, como autistas, também sofrem com o barulho excessivo.
- POLUIÇÃO VISUAL:
Ocorre nas grandes cidades.
Resulta do excesso de placas, postes, outdoors, banners, cartazes, anúncios luminosos, fios de eletricidade, acúmulo de resíduos, comércio de rua e outros. Ela dificulta a visibilidade e causa desconforto. Pode gerar distração, estresse, e até impactar a segurança no trânsito ao confundir motoristas e pedestres.
- OUTROS TIPOS DE POLUIÇÃO
POLUIÇÃO TÉRMICA – aumento artificial da temperatura do ar ou da água, causada pelos seres humanos.
POLUIÇÃO RADIOATIVA OU NUCLEAR – resulta da radiação excessiva, emitida por substâncias radioativas.
POLUIÇÃO LUMINOSA – gerada pelo excesso de luz artificial, especialmente nas grandes cidades.
Embora estes outros tipos de poluição possam ser compreendidos como parte da poluição do ar, das águas, do solo e poluição visual, alguns autores as classificam separadamente.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
•É hora da pesquisa em grupo
Para aprofundar os seus conhecimentos sobre as origens e consequências de cada um dos tipos de poluição, você e seus colegas (divididos em grupos) para pesquisar sobre um tipo específico de poluição, seguindo o roteiro a seguir.
•a. Qual a origem deste tipo de poluição?
•b. Onde ela ocorre com mais frequência? (No campo, nas cidades, no mar, nos rios, em regiões industriais, etc.)
•c. Qual processo que dá origem a este tipo de poluição?
•d. Quais são as consequências deste tipo de poluição para o meio ambiente, para os animais, plantas e seres humanos.
•e. Quais são as formas de prevenir, evitar, reparar ou diminuir a ocorrência deste tipo de poluição?
•f. No seu lugar de vivência (rua, bairro, cidade), como este tipo de poluição se manifesta? Há este tipo de poluição perto da sua escola?
Com a pesquisa pronta, apresentem o que vocês descobriram para os seus colegas e a professora e ouça os outros grupos apresentarem suas conclusões.
QUESTÃO 2
• Associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
D. É um trabalho artesanal, moderno ou tecnológico, esportivo ou artístico?
QUESTÃO 3
Em uma cidade grande, Paulo notou que o barulho era constante. Ele começou a se sentir irritado e até com dores de cabeça. Ele estava sentindo os efeitos da poluição sonora, que ocorre quando
(A) as indústrias funcionam em silêncio para respeitar o ambiente das cidades grandes.
(B) o volume dos ruídos ultrapassa o limite saudável para pessoas e animais.
(C) a cidade mantém o controle de barulhos e ruídos de maneira eficiente.
(D) os carros e aviões passam a diminuir a poluição gerada em seu entorno.
QUESTÃO 4
Observe a imagem de um rio com lixo e garrafas plásticas na margem, esgoto despejado e peixes mortos na superfície. A poluição das águas ocorre quando,
(A) substâncias tóxicas e resíduos domésticos são lançados nos rios e mares.
(B) os rios são limpos regularmente e mantidos livres de qualquer poluição.
(C) o esgoto passa por tratamento antes de ser lançado nas águas dos rios.
(D) os oceanos e lagos permanecem sem interferência de substâncias químicas.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: CUIDANDO DO SOLO
Aprenda a cuidar do solo!
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |