You are currently viewing Geografia – Tipos de energia e impactos socioambientais

Geografia – Tipos de energia e impactos socioambientais

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 04 de Junho de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Hoje nesta aula de Geografia, vamos abordar sobre aquilo que produz o movimento das coisas, faz as máquinas funcionarem e os seres vivos crescerem, realizarem ações ou trabalhos, ou seja, vamos falar sobre a energia. Por exemplo, para brincar, estudar você precisa de energia que é obtida dos alimentos. Já para um automóvel funcionar, precisa de algum combustível. A energia que faz as máquinas e equipamentos de uma indústria funcionarem  é a eletricidade.

Temática – Geografia – Tipos de energia e impactos socioambientais. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos>. Acesso em: 25 de Abril de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Tipos de energia e impactos socioambientais.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |GEOGRAFIA| PROF.ª: JUSSARA.

Energia, será que ainda temos fontes para usá-la?

Energia elétrica: A eletricidade é uma forma de energia. Na natureza, ela pode ser observada nos relâmpagos. Os cientistas descobriram como gerar eletricidade, o que é bastante útil, uma vez que a eletricidade gerada pode ser controlada e enviada através de cabos. Dessa maneira, são alimentados aparelhos como aquecedores, lâmpadas e computadores. A eletricidade produz a maior parte da energia que move o mundo moderno. Quando muitos elétrons estão em movimento, uma corrente elétrica é criada. A central elétrica de uma cidade produz uma poderosa corrente elétrica e a distribui através de cabos.

Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/pera-luz-energia-l%C3%A2mpada-el%C3%A9trica-4056741/>. Acesso em 14 de abril de 2021.

A eletricidade usada para iluminar e aquecer cômodos, bem como para acionar aparelhos, é criada por máquinas chamadas geradores. Os geradores produzem corrente elétrica movendo peças magnéticas através de um anel de cabos. Os cabos levam a corrente até as casas, as escolas e outros tipos de imóvel. Depois, cabos diferentes levam a eletricidade ao interior desses imóveis. Quando conectamos um ferro de passar ou outro eletrodoméstico na tomada, a corrente passa a circular dentro do aparelho, fazendo-o funcionar. Reações químicas em pilhas ou baterias também produzem corrente elétrica. Os pesquisadores vêm desenvolvendo novas formas de criar energia elétrica usando energias alternativas no lugar de combustíveis fósseis. Essas energias são renováveis e menos poluidoras. Aparelhos chamados fornos solares e células solares podem transformar a energia do Sol em eletricidade. A energia do vento (energia eólica), por exemplo, é usada atualmente para acionar máquinas que geram eletricidade. Em muitos rios, são construídas barragens que aproveitam a energia da queda da água para produzir eletricidade.

Fontes de energia

O Sol é a fonte de quase toda a energia da Terra. As plantas dependem da luz solar para crescer. Quando os animais comem as plantas, recebem a energia dos nutrientes elaborados por elas. Se eles se alimentam de outros animais, ingerem indiretamente a energia propiciada pelos vegetais. Quando as plantas morrem, elas entram em decomposição, processo que, ao longo de milhões de anos, deu origem aos chamados combustíveis fósseis. Os principais são o petróleo, o gás natural e o carvão, usados no aquecimento das casas, na indústria e como combustível dos automóveis. Os combustíveis fósseis poluem o ar e estão sendo consumidos muito rapidamente, com efeitos devastadores sobre a natureza. Por isso, os cientistas pesquisam fontes alternativas de energia para substituí-los. Essas energias são chamadas de renováveis, porque suas fontes são repostas na natureza muito mais rapidamente que os combustíveis fósseis. Há muito tempo as pessoas se beneficiam da energia renovável em suas formas mais simples. Os barcos a vela são movidos pelo vento, enquanto os moinhos aproveitam a correnteza da água para mover as rodas que moem os grãos. Antigamente, as pessoas usavam água quente e gases subterrâneos (existentes apenas em alguns pontos da Terra) para aquecer suas casas. Elas encanavam o ar quente no subsolo para aproveitar o calor. No início do século XXI, cerca de 80 por cento da energia do mundo era obtida a partir de combustíveis fósseis, principalmente do carvão, do petróleo e do gás natural. No entanto, os combustíveis fósseis são recursos finitos. Isso significa que eles estão disponíveis na Terra apenas em quantidades limitadas e que um dia vão acabar. Além disso, os combustíveis fósseis adicionam dióxido de carbono à atmosfera quando são queimados. Os cientistas acreditam que isso contribui para o aquecimento global. A queima de combustíveis fósseis também libera para a atmosfera outros poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio. Embora a energia nuclear seja considerada uma fonte de energia mais limpa do que os combustíveis fósseis, também tem seus problemas. Quando a energia é liberada do combustível nuclear, são produzidos resíduos radioativos perigosos.

Fontes de energia alternativa

Esta estação de energia geotérmica na Islândia gera eletricidade a partir do calor que vem de dentro da Terra. Fonte: https://escola.britannica.com.br/artigo/energia-alternativa/603331Acesso em 14 de abril de 2021.

A maioria das fontes de energia alternativa é renovável, o que significa que, ao contrário dos combustíveis fósseis, é improvável que elas se esgotem. Exemplos incluem o Sol, o vento, os rios e os oceanos, o calor do interior da Terra e os biocombustíveis. Estas fontes de energia podem ser usadas para gerar eletricidade, para aquecer a água e, em alguns casos, para abastecer veículos como carros e ônibus. O calor e a luz produzidos pelo Sol são uma fonte enorme de energia. Algumas tecnologias, tais como as células solares dos painéis fotovoltaicos (PV), têm sido desenvolvidas para aproveitar esta energia e gerar eletricidade e calor. Quando o vento move as pás de um moinho, elas convertem a energia eólica (do vento) em energia elétrica por meio de um aparelho chamado gerador. As turbinas eólicas podem ser instaladas sozinhas ou em um grupo chamado parque eólico. De modo semelhante, os rios e os oceanos podem fornecer energia elétrica. A água que flui através de uma barragem (ou represa) ativa os geradores que produzem eletricidade. Essa energia é chamada de hidráulica ou hidrelétrica. A energia das ondas oceânicas é produzida por meio de geradores colocados no oceano. A quantidade de energia depende do tamanho, da força e da frequência das ondas.

A Usina das Ondas, no porto de Pecém, no Ceará, foi a primeira usina de ondas da América Latina, porém hoje se encontra desativada, após um período de testes em 2012 e 2013. Outros países que estão experimentando a energia limpa das ondas são a Dinamarca, Portugal e o Reino Unido. A energia geotérmica é gerada pelo calor que vem de dentro da Terra. Em certos locais, tais como a Islândia, o calor é tão próximo da superfície que pode ser facilmente utilizado como fonte de energia. Em outros lugares é necessário perfurar as rochas para chegar ao calor. Energia alternativa para os veículos.

Historicamente, a maioria dos veículos funciona com combustíveis fósseis, na forma de gasolina ou óleo diesel. Uma alternativa de combustível é o gás de petróleo liquefeito (GPL), produzido a partir de gás natural. Porém, o gás natural é um combustível fóssil e, portanto, não renovável. Um tipo renovável de combustível é o etanol, que é feito a partir de grãos, tais como o milho. O Brasil é um dos principais produtores de etanol, feito da cana-de-açúcar; o etanol serve de combustível para os carros flex (carros híbridos, movidos a gasolina e a álcool). O biodiesel, feito a partir de plantas oleaginosas, é outro combustível renovável. O etanol e o biodiesel são chamados de biocombustíveis — combustíveis feitos a partir de matéria vegetal ou animal.Hoje, alguns veículos funcionam com baterias elétricas ou células de combustível. As células de combustível são semelhantes às baterias, mas duram muito mais tempo. Elas usam um combustível como o hidrogênio para gerar eletricidade. As células de combustível são também utilizadas em naves espaciais e em alguns edifícios.

As dificuldades em implementar as fontes alternativas de energia

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/parque-eolico-vento-nuvens-energia-3704939/>. Acesso em 14 de abril de 2021.

Atualmente, a Terra tem mais de 7 bilhões de habitantes. Esse enorme número de pessoas utiliza os recursos do planeta todos os dias. Muitas atividades humanas já causaram danos ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável tenta achar maneiras de proteger a Terra e conservar seus recursos. Para alcançar a sustentabilidade, as pessoas precisam pensar sobre suas decisões em quase todos os aspectos da vida diária. Isso se aplica não só às ações que cada um toma individualmente, mas também aos vários tipos de indústria. Existem muitas ONGs e instituições educacionais que trabalham pela causa da sustentabilidade, promovendo a conscientização ambiental. Há centenas de anos as pessoas e as indústrias vêm contado com os combustíveis fósseis como fontes de energia. No início do século XXI, muitos países começaram a adotar políticas para aumentar a quantidade de energia derivada de fontes renováveis. Porém, a transição para energias alternativas é cara e requer grandes alterações nos sistemas que já existem. Mudanças em grande escala exigem que os governos e as empresas privadas apoiem e contribuam com dinheiro e outros recursos. 

Revisando a aula: Na aula de hoje, falamos sobre a  produção do que movimenta as coisas, faz as máquinas funcionarem e os seres vivos crescerem, realizarem ações ou trabalhos, que é a energia. Falamos sobre a energia elétrica e algumas fontes de energia alternativa, o barato da vez é economizar seja qual for a origem… Fica a dica, economizar para não faltar!

Atividade

Questão 01 – Faça um levantamento de fontes alternativas de energia possíveis de serem usadas em Goiás. 

Questão 02 – A partir do que você aprendeu hoje, diferencie as energias renováveis das energias não renováveis. Explique quais desses dois tipos de energia são mais favoráveis para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do nosso planeta.

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tiauzinho pessoal.


Habilidade estruturante: (EF05GE07-A) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações, destacando o estado de Goiás.(EF05GE07-B) Relacionar os diferentes tipos de energia com as questões socioambientais. (EF05GE07-C) Conhecer as possibilidades de fontes limpas de energia e sua importância.
Referências:Britannica escola https://escola.britannica.com.br/artigo/energia-alternativa/603331 Acesso em 14 de abril de 2021.
Britannica escola- A energia mecânica é a soma das energias potencial e cinética. Ao observarmos um balanço oscilando de um lado para o outro, podemos entender melhor como esses  três tipos de energia se  relacionam. Disponível em: <ttps://escola.britannica.com.br/artigo/energia/481228/recursos/210795>. Acesso em 14 de abril de 2021.
Britannica escola- Esta estação de energia geotérmica na Islândia gera eletricidade a partir do calor que vem de dentro da Terra. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/energia-alternativa/603331>. Acesso em 14 de abril de 2021.
Britannica escola. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/energia-solar/482536>. Acesso em 14 de abril de 2021.