You are currently viewing Geografia – Pontos cardeais

Geografia – Pontos cardeais

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 09/09/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você? 

O ser humano sempre precisou de referenciais para se localizar e orientar as direções que deveria percorrer. Observando o sol é possível definir qual a direção do norte, do sul, do leste e do oeste, que são chamados pontos cardeais. 

Nessa videoaula veremos também quais são os pontos colaterais e sua importância para a localização. Estudaremos alguns instrumentos criados para facilitar o direcionamento, como a bússola, a rosa dos ventos e o GPS. 

Vamos lá? Já pegou seu material? Sua participação é fundamental!

ATIVIDADE 1

Observe a imagem a seguir:

Com base na imagem, analise a seguinte questão: O sol nasce na direção em que se encontra o supermercado, sendo assim, qual é o ponto cardeal que se refere à localização em que está a casa de Paulo? Justifique sua resposta. 

ATIVIDADE 2

Observe o mapa do Brasil e a direção indicada pela rosa dos ventos:

File:Brasil administrative map ES.png - Wikimedia Commons
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brasil_administrative_map_ES.png. Acesso em: 09/08/2021
Arquivo: Rosa dos Ventos.svg

Agora que você já observou a imagem, responda:

  1. Qual é o estado brasileiro que se encontra mais ao norte?
  2. Qual o estado brasileiro que está localizado mais ao sul?
  3. Cite dois estados que estão localizados no nordeste do Brasil.

ATIVIDADE 3

Vamos realizar um exercício de observação? Verifique em sua casa qual cômodo se localiza na mesma direção que o sol se põe. 

Depois que você observou, tendo como referencial o cômodo que está na direção do sol poente, realize um desenho de sua casa, de sua rua e construções próximas. Descreva o que você consegue localizar no norte, no sul e no leste. Não se esqueça de registrar a rosa dos ventos para que a orientação seja mais precisa.  

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante 
(EF04GE09-E) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos, nas paisagens e lugares de vivência.