You are currently viewing Geografia — Os três grandes setores da economia

Geografia — Os três grandes setores da economia

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Os três grandes setores da economia

Os três grandes setores da economia, se refere ao setor primário, setor secundário e setor terciário, esses setores da economia compõe o Produto Interno Bruto — PIB do país, o PIB representa o valor total arrecadado pela produção de bens e serviços finais do país durante o período de um ano.

Setor primário

O setor primário se refere às atividades de produções agropecuárias, extrativismo, mineração e afins. Esse setor produtivo é desenvolvido em todos os estados do Brasil, cada região tem uma característica predominante de produção, a região Centro-Oeste se destaca pela produção agropecuário, com foco na Soja e no gado de corte.

Setor secundário

O setor secundário se refere às produções industriais, é a transformação das produções agropecuárias, minerais, entre outros, em bens de consumo. O setor da indústria é responsável pelas produções de roupas, carros, tecnologias, alimentos, entre outras produções. No estado de Goiás a agroindústria se destaca entre as produções industriais do estado.

Setor terciário

O setor terciário se refere às vendas de bens e serviços, nesse setor as produções agropecuárias, industriais, são comercializadas com a população, o setor de serviços representa a maioria da produção econômica do Brasil e dos estados brasileiros, é o setor econômico que mais gera emprego no país. O estado de Goiás se destaca no comércio de produtos têxteis, um exemplo é o polo de moda da região da rua 44 em Goiânia.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Explique a relação dos três setores da economia com o Produto Interno Bruto — PIB de um país.

QUESTÃO 02

Explique quais dos três setores da economia é mais relevante para a produção econômica do Brasil.

QUESTÃO 03

Se refere às vendas de bens e serviços, nesse setor as produções agropecuárias, industriais, são comercializadas com a população, esse setor se refere ao:

(A) setor primário.

(B) setor secundário.

(C) setor terciário.

(D) setor agropecuário.

QUESTÃO 04

O setor secundário se refere à transformação das produções agropecuárias, minerais, entre outros, em bens de consumo, esse setor é responsável pelas produções de roupas, carros, tecnologias, alimentos, entre outras produções, essas produções são representadas principalmente pela:

(A) produção agrária.

(B) produção industrial.

(C) produção pecuária.

(D) produção extrativista.


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF05GE05-A) Conhecer os setores de atividades econômicas.