You are currently viewing Geografia – Os pontos turísticos do estado de Goiás

Geografia – Os pontos turísticos do estado de Goiás

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Os pontos turísticos do estado de Goiás

Goiás é um estado repleto de pontos turísticos, dessa forma várias cidades do estado possuem sua economia local baseada no turismo. O turismo proporciona uma diversificação na base econômica do estado, reduzindo a dependência de setores tradicionais e agregando valor à economia por meio da promoção e exploração dos atrativos naturais, culturais e históricos de Goiás.

A diversidade de atrações turísticas, que vão desde belezas naturais até patrimônios históricos, contribui para posicionar Goiás como um destino atrativo para turistas nacionais e estrangeiros. Dessa forma, o setor turístico se apresenta como um grande empregador em Goiás, oferecendo oportunidades de trabalho em diferentes áreas, como hotelaria, gastronomia, guias turísticos, artesanato e transporte, beneficiando diretamente a população local.

O crescimento do turismo atrai investimentos em infraestrutura, como hotéis, restaurantes, estradas e serviços turísticos, impulsionando o desenvolvimento de outras áreas da economia e melhorando a qualidade de vida da população local. O aumento do fluxo de turistas gera um impacto positivo no comércio local, impulsionando as vendas de produtos típicos, artesanato regional, alimentos e souvenirs, beneficiando pequenos empresários e empreendedores locais.

Alguns dos principais pontos turísticos de Goiás

Pirenópolis: Uma charmosa cidade colonial com ruas de pedra, casarões históricos e uma atmosfera que remonta aos tempos coloniais do Brasil. Além disso, abriga belíssimas cachoeiras, como a famosa Cachoeira do Abade.

Goiânia: A capital oferece uma mistura de modernidade e cultura. Possui ótimos parques, como o Parque Vaca Brava e o Bosque dos Buritis, além de uma cena cultural vibrante, com museus, teatros e uma vida noturna animada.

Caldas Novas e Rio Quente: Conhecidas por suas águas termais, são destinos ideais para relaxar e desfrutar de piscinas termais e resorts com infraestrutura completa para o lazer.

Cidade de Goiás: Uma cidade histórica tombada pela UNESCO, com igrejas centenárias, ruas de pedra e uma atmosfera que preserva a história do estado.

Alto Paraíso de Goiás: Próximo à Chapada dos Veadeiros, é um ponto de partida para explorar a região e oferece uma atmosfera tranquila, ideal para quem busca se conectar com a natureza.

Esses são apenas alguns dos pontos turísticos em Goiás, cada um com sua beleza única, oferecendo aos visitantes uma experiência inesquecível, seja pela história, pela natureza exuberante ou pela riqueza cultural.

O desenvolvimento e promoção do turismo é fundamental para impulsionar o crescimento econômico sustentável do estado, garantindo benefícios tanto para a indústria do turismo quanto para a comunidade local.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Escreva sobre as cidades turísticas que você conhece, fale sobre o que você conheceu, o que você fez na cidade e o que achou da viagem.

QUESTÃO 02

Faça uma lista das cidades turísticas goianas que você sonha em visitar. Explique os motivos de vocês querer conhecer essas cidades.

QUESTÃO 03

O turismo proporciona uma diversificação na base econômica do estado, reduzindo a dependência de setores tradicionais e agregando valor à economia por meio da promoção e exploração dos atrativos naturais, culturais e históricos de Goiás. Um das consequências do desenvolvimento do turismo é

(A) o empobrecimento da população.

(B) a maior oferta de empregos.

(C) a estagnação econômica da cidade.

(D) o crescimento do desemprego.

QUESTÃO 04

Uma cidade conhecidas por suas águas termais, são destinos ideais para relaxar e desfrutar de piscinas termais e resorts com infraestrutura completa para o lazer. Essa descrição se refere a cidade de

(A) Itumbiara.

(B) Minaçu.

(C) Piracanjuba.

(D) Caldas Novas.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF04GE11-C) Identificar os pontos turísticos do estado de Goiás e reconhecer sua importância para a economia local, para a cultura e para a qualidade de vida.
Referências:Federação Goiana de Municípios. Turismo – Caderno Técnico. Caderno Técnico de Qualificação | FGM. Disponível em: <https://fgm-go.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Turismo.pdf>. Acesso em 18 de dez. de 2023.