You are currently viewing Geografia – Os diferentes fluxos migratórios mundiais

Geografia – Os diferentes fluxos migratórios mundiais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Os diferentes fluxos migratórios mundiais

Os fluxos migratórios mundiais são um fenômeno complexo e dinâmico que molda a história e a geografia do mundo ao longo dos séculos. Desde os primeiros movimentos humanos fora da África até as migrações contemporâneas impulsionadas pela globalização, as razões para migrar e os destinos escolhidos pelos migrantes têm variado significativamente.

No contexto histórico, as migrações foram motivadas por uma variedade de fatores, incluindo busca por melhores condições de vida, fugas de conflitos e guerras, busca por oportunidades econômicas e perseguições religiosas ou políticas. Durante milênios, os seres humanos se deslocaram em busca de novas terras para caçar, cultivar ou estabelecer-se, contribuindo para a disseminação da cultura e da tecnologia.

Durante a era colonial, as migrações foram impulsionadas pelo imperialismo europeu, que levou à diáspora de povos africanos, asiáticos e indígenas das Américas. A escravidão transatlântica foi um dos maiores movimentos migratórios forçados da história, com milhões de africanos transportados para as Américas para trabalhar nas plantações coloniais.

No século XIX, a Revolução Industrial na Europa e na América do Norte gerou uma enorme demanda por mão de obra, levando a uma migração em massa do campo para as cidades e para outros países industrializados em busca de trabalho. Os Estados Unidos foram um dos principais destinos para os migrantes europeus, atraindo milhões de pessoas em busca de oportunidades econômicas.

No século XX, os fluxos migratórios foram influenciados por eventos como as duas guerras mundiais, que desencadearam grandes deslocamentos populacionais e a diáspora de refugiados em todo o mundo. Após a Segunda Guerra Mundial, programas de reassentamento foram estabelecidos para ajudar milhões de refugiados a reconstruir suas vidas em novos países.

A partir da segunda metade do século XX, a globalização trouxe consigo um aumento significativo na migração internacional, à medida que as fronteiras se tornaram mais permeáveis ​​e as oportunidades econômicas se expandiram. Migrantes de países em desenvolvimento buscaram trabalho em economias mais avançadas, enquanto profissionais altamente qualificados migraram para países onde suas habilidades eram valorizadas.

Hoje, os fluxos migratórios continuam a ser influenciados por uma variedade de fatores, incluindo conflitos armados, instabilidade política, desastres naturais, mudanças climáticas e desigualdades econômicas. A migração irregular e a busca por asilo em países mais seguros tornaram-se uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo.

Os fluxos migratórios mundiais são um reflexo da complexidade e da diversidade das sociedades humanas, moldadas por uma interação complexa de fatores históricos, socioeconômicos, políticos e ambientais. Ao longo da história, os migrantes têm contribuído para o enriquecimento cultural, econômico e social dos países de acolhimento, embora também tenham enfrentado desafios e obstáculos significativos ao longo do caminho.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Durante a era colonial, as migrações foram impulsionadas pelo imperialismo europeu no continente americano, explique como foram os processos migratórios no Brasil e no Estados Unidos, durante os séculos XVI, XVII e XVIII.

QUESTÃO 02

Faça uma pesquisa e produza um texto explicando a teoria transoceânica e a teoria de Bering.

QUESTÃO 03

A Revolução Industrial na Europa e na América do Norte gerou uma enorme demanda por mão de obra, levando a uma migração em massa

(A) do campo para cidade.

(B) do EUA para a França.

(C) da cidade para o campo.

(D) da Inglaterra para a China.

QUESTÃO 04

No século XX, os fluxos migratórios foram influenciados por eventos, que aumentaram significativamente o processo de migração internacional, os principais eventos foram,

(A) a revolução industrial europeia e a Primeira Guerra Mundial.

(B) a revolução francesa e a revolução industrial europeia.

(C) as duas guerras mundiais e a globalização.

(D) a Guerra fria e a revolução industrial europeia.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1o corte) Habilidades:(EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos migratórios da população humana.
Matriz de habilidades essenciais:Analisar os diferentes fluxos migratórios mundiais em diferentes contextos históricos e socioeconômicos.
Referências:MENEZES, Marilda Aparecida de. Migrações: implicações passadas, presentes e futuras. Paulo Eduardo Teixeira, Antonio Mendes da Costa Braga, Rosana Baeninger (org.). Marília : Oficina Universitária; São Paulo, Cultura Acadêmica, 2012. 368 p. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf>. Acesso em 07 de mar. de 2024.