You are currently viewing Geografia – Os agrotóxicos e a contaminação das águas

Geografia – Os agrotóxicos e a contaminação das águas

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Os agrotóxicos e a contaminação das águas

A contaminação das águas no Brasil é uma preocupação crescente que afeta diretamente a saúde ambiental e a qualidade de vida da população. Este problema complexo resulta de uma combinação de fatores, incluindo o rápido crescimento urbano, a falta de infraestrutura adequada de saneamento básico, a disposição inadequada de resíduos e a intensificação das atividades agrícolas e industriais.

Em Goiás as atividades agrícolas desempenham um papel crucial na contaminação das águas. O uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes nas lavouras pode resultar na lixiviação desses produtos químicos para o solo, atingindo os lençóis freáticos e os cursos d’água. Esse processo compromete a qualidade da água e representa uma ameaça aos ecossistemas aquáticos e à biodiversidade.

Os agrotóxicos, também conhecidos como pesticidas ou defensivos agrícolas, são substâncias químicas desenvolvidas para proteger as plantações contra pragas, doenças e ervas daninhas que podem comprometer o rendimento e a qualidade dos cultivos. Esses produtos desempenham um papel crucial na agricultura moderna, permitindo o aumento da produtividade, no entanto, esses produtos são responsáveis diretamente por parte da contaminação do solo e das águas.

A utilização intensiva de agrotóxicos pode gerar uma série de problemas ambientais, sendo a contaminação das águas um dos desafios mais urgentes e significativos. Uma das principais formas de contaminação ocorre por meio da chamada “deriva”, quando os agrotóxicos são pulverizados sobre as plantações e parte deles é transportada pelo vento para corpos d’água próximos. Além disso, a lixiviação, processo em que os produtos químicos se infiltram no solo e atingem os lençóis freáticos, é outra fonte significativa de contaminação hídrica.

A contaminação da água por agrotóxicos afeta diretamente na qualidade da água. Muitos desses produtos químicos são altamente solúveis em água e podem se dispersar facilmente, atingindo rios, lagos e aquíferos.

Os agrotóxicos podem persistir no ambiente por períodos prolongados, aumentando o risco de acumulação ao longo do tempo. Isso pode levar à bioacumulação em organismos aquáticos, causando impactos prejudiciais nas cadeias alimentares e representando uma ameaça para a fauna e eventualmente, para os seres humanos que consomem esses organismos.

Enfrentar a contaminação das águas requer esforços coordenados em várias frentes. A conscientização pública sobre os riscos associados ao uso indiscriminado de agrotóxicos e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis são passos cruciais na busca por soluções que protejam os recursos hídricos e preservem a saúde ambiental e humana. Também é fundamental investir em infraestrutura de saneamento básico, fiscalizar e regulamentar as atividades industriais, e conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Pesquise as formas de desenvolver uma produção agropecuária sustentável. A partir da pesquisa produza um texto explicando como transformar a produção agropecuária brasileira em uma produção sustentável e aponte os benefícios de desenvolver esse tipo de produção.

QUESTÃO 02

Pesquise exemplos de produção sustentável no Brasil e como isso afeta na preservação das águas, qualidade dos alimentos e na saúde da população.

Observe a imagem e responda às questões 03 e 04

QUESTÃO 03

A utilização intensiva de agrotóxicos pode gerar uma série de problemas ambientais, sendo a contaminação das águas um dos desafios mais urgentes e significativos. Uma das formas principais que esses agrotóxicos são levados para os cursos d’água é:

(A) a partir das ilhas de calor.

(B) por meio das inundações em áreas urbanas.

(C) a Lixiviação, a Deriva e o Escoamento superficial.

(D) por meio da poluição por dejetos urbanos.

QUESTÃO 04

A contaminação das águas no Brasil é uma preocupação crescente que afeta diretamente a saúde ambiental e a qualidade de vida da população. Este problema complexo resulta de uma combinação de fatores, dentre esses fatores podemos citar:

(A) a falta de saneamento básico adequado e uso excessivo de agrotóxicos.

(B) a delimitação de áreas de preservação ambiental em áreas urbanas e rurais.

(C) a construção de aterros sanitários.

(D) a produção agrícola orgânica.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF05GE10-B) Reconhecer e comparar as diversas causas e formas de poluição da água nas bacias hidrográficas do estado de Goiás.
Referências:CORREIA, Núbia Maria. Comportamento dos herbicidas no ambiente. Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2018. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/185779/1/DOC-160.pdf>. Acesso em 01 de nov. de 2023.