You are currently viewing Geografia – O trabalho no campo e na cidade

Geografia – O trabalho no campo e na cidade

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

O trabalho no campo e na cidade

O campo e a cidade são espaços e paisagens bem diferentes, que possuem relações de trabalho, consumo, tecnologias e produções, os dois espaços são interligados pelos meios de trabalho, comércio, consumo e produção.

O que é o trabalho?

O trabalho se refere ao ato de desenvolver alguma atividade, seja por meio do esforço físico, ou intelectual de um sujeito, durante um tempo. A partir do trabalho desenvolvido pelo sujeito ele recebe uma remuneração adequada conforme a atividade realizada. O valor da remuneração que o trabalhador recebe depende de diversos fatores, que vão da sua formação às especificidades do trabalho desenvolvido.

O Campo

O campo é caracterizado por possuir, grandes áreas de produção agropecuária, áreas verdes, produções industriais e pouca concentração populacional. Alguns problemas típicos do campo são os processos erosivos em decorrência de desmatamento intenso, poluição do solo por produtos tóxicos utilizados em plantações, dificuldade de acesso a alguns serviços básicos como saúde e educação.

O trabalho no Campo

O trabalho no campo se concentra principalmente nas áreas de produção da agropecuária e da agroindústria, esses trabalhadores possuem trabalhos que vão desde pequenas propriedades de produção agropecuária às grandes indústrias.

A cidade

A cidade possui grande concentração populacional, estruturas de ruas, casas, edifícios, serviços especializados na área da saúde, educação, entre outros. A cidade possui alguns problemas característicos como: elevados índices de poluição do ar, concentração de veículos, aglomeração de pessoas e construções.

O trabalho na cidade

O mercado de trabalho na cidade é mais diversificado em comparação aos trabalhos disponíveis no campo. Na cidade os trabalhos são oferecidos em sua maioria no setor de serviços que se refere às prestações de serviço e comércio. O ambiente da cidade também se destaca pelas áreas de trabalho no setor industrial.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Converse com os seus familiares sobre quais trabalhos eles desenvolvem ou já desenvolveram. Escreva três a seis perguntas sobre o trabalho dos seus familiares e faça uma entrevista com os seus familiares, se possível, grave a entrevista com a ajuda de um celular ou câmera.

QUESTÃO 02

Explique as diferenças entre os trabalhos desenvolvidos no campo e os desenvolvidos na cidade. Cite exemplos.

QUESTÃO 03

O campo e a cidade são espaços e paisagens bem diferentes, que possuem relações de trabalho, consumo, tecnologias e produções, o campo é caracterizado por possuir

(A) grande concentração populacional, congestionamentos, centros comerciais, rede de prestadores de serviços diversos.

(B) grande concentração populacional, estruturas de ruas, casas, edifícios, serviços especializados na área da saúde, educação, entre outros. 

(C) grandes áreas de produção agropecuária, áreas verdes, produções industriais e pouca concentração populacional. 

(D) grandes áreas de florestas preservadas, onde não possui plantações, áreas industriais, agropecuárias e comércios.

QUESTÃO 04

O espaço em questão possui grande concentração populacional, estruturas de ruas, casas, edifícios, serviços especializados na área da saúde, educação, entre outros. Possui também alguns problemas característicos como: elevados índices de poluição do ar, concentração de veículos, aglomeração de pessoas e construções, o espaço descrito se refere ao espaço da 

(A) Campo.

(B) Cidade.

(C) Floresta. 

(D) Área rural.


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF03GE05-B) Reconhecer as diversas atividades de trabalho no campo e na cidade, em diferentes lugares e sobretudo em Goiás.
Referências:BATISTA, Edimar Eder. Complexidade das relações entre campo e cidade: perspectivas teóricas. REVISTA NERA – ANO 18, n.º 29 – JULHO/DEZEMBRO DE 2015 – ISSN: 1806-6755. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3345>. Acesso em 28 de abril de 2023.
MARAFON, Glaucio José. “Territorialidades, ruralidades e as relações campo-cidade”. Campo-Território, Revista de Geografia Agrária, edição especial do XXI ENGA-2012, p. 1-13, jun. 2014. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26897/14607>. Acesso em 28 de abril de 2023.