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Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Imigrantes e refugiados.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 10 de Março de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje, falaremos um pouco sobre o processo migratório da população. Os imigrantes e os refugiados deslocam-se por motivos diferentes, ainda que ambos estejam migrando a motivação e as condições desse processo migratório não são iguais.

Temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Imigrantes e refugiados. Disponível em: <pixabay.com>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Imigrantes e refugiados.

AGRUPAMENTO H | 8º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Emigrante, imigrante ou refugiado?

Você já se pegou assistindo um telejornal, lendo uma notícia ou ouvindo uma conversa em que as pessoas estejam falando de migrantes, imigrantes, emigrantes e refugiados? Sabe diferenciar cada um deles?  

Esse é o assunto da nossa aula de hoje e já adianto que mesmo que pareça confuso é muito tranquilo entender as diferenças entre esses termos.

Atualmente a população mundial é de aproximadamente 8 bilhões de pessoas e por fatores diversos estas estão em deslocamento pelo espaço, o termo migração está ligado à mobilidade espacial da população. Sendo assim, quando falamos em migrar estamos nos referindo aos diversos deslocamentos possíveis como trocar de país, Região, Estado, Cidade ou domicílio. 

Ao migrar você passa a ser denominado como migrante e dependendo do seu deslocamento, em uma migração internacional que ocorre de um país para outro, podemos te classificar como emigrante ou imigrante. Emigrante é quem deixa o seu lugar de origem com destino a outro e imigrante é quem chega a um determinado lugar. Suponhamos que você decida se mudar para os Estados Unidos da América, aqui no Brasil, seu lugar de origem, você será denominado emigrante e nos Estados Unidos imigrante. Vale ressaltar que, neste exemplo, a escolha de migrar foi sua em busca de melhor qualidade de vida, emprego ou simplesmente para conhecer outro país e sua cultura. 

Agora observe a imagem desse campo de refugiados.

Disponível em:<https://pixabay.com/>.

Nessa altura você deve estar se perguntando: E os refugiados? 

Pois bem, ainda pensando na migração internacional, os refugiados são obrigados a abandonar o seu país pelo risco de serem perseguidos, assassinados e até mesmo maltratados por motivos religiosos, étnicos, políticos, ideológicos ou catástrofes naturais.  Estes pedem abrigo em outras nações  e quando acolhidos são denominados refugiados, os deslocados internos migram pelas mesmas motivações dos refugiados, no entanto, estes buscam abrigo dentro do seu próprio país. 

Em Goiânia, capital do Estado de Goiás, assistimos nos últimos anos a chegada de muitos imigrantes e refugiados. Primeiro os Haitianos em decorrência dos terremotos que assolaram o Haiti, com o agravamento da crise na Venezuela é possível encontrar vários venezuelanos em condição de pedintes no centro de Goiânia. Nesse mesmo rolê pelo centro da capital,  encontramos alguns chineses que atuam como comerciantes no Camelódromo da Av. Anhanguera e nas lojas de utensílios da Av. Goiás.  

A migração não é recente, este processo ocorre desde o início dos primeiros registros da história da humanidade, mas seus fluxos mais intensos podem ser explicados por diferentes fatores. Vamos deixar esse assunto para um próximo encontro, agora se ligue nessas atividades.

Atividade

Responda as questões abaixo e se possível registre as respostas em seu caderno.

Questão 1 . Imigrantes, emigrantes e refugiados são sinônimos? Caracterize cada um desses termos. 

Questão 2 . Você conhece algum imigrante? Caso conheça pergunte quais fatores o motivaram a migrar. Se você não conhece nenhum imigrante, imagine quais fatores te motivariam a migrar e registrar no seu caderno.  

Questão 3. Olha que impressionante os dados sobre os refugiados apresentados pelo site da ACNUR (Agência da ONU para refugiados), leia o texto e os gráficos com atenção, depois produza um texto explicando as informações.

Para acessar o site, basta clicar no link:




Habilidade estruturante 
(EF08GE01-B) Relacionar os fluxos migratórios mundiais com os condicionantes físico-naturais, socioeconômicos com a atual distribuição da população mundial e em diferentes períodos históricos
Referências:Brasil Escola. Crise dos refugiados. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/crise-dos-refugiados.htm> acesso em: 31, jan de 2021. Adaptado para fins pedagógicos. 
Mundo Educação. Migração. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/migracao.htm> acesso em: 21, jan de 2021. Adaptado para fins pedagógicos. 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.