You are currently viewing Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Formação do território brasileiro.

Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Formação do território brasileiro.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 09 de Março de 2021 (Terça-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje, falaremos como o território brasileiro passou por transformações ao longo da sua história. A colonização europeia e as atividades econômicas estabelecidas no Brasil, foram determinantes para traçar as fronteiras deste país.

Temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Formação do território brasileiro. Disponível em: <pixabay.com>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Formação do território brasileiro.

AGRUPAMENTO G | 7º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Formação do território brasileiro

Você já se perguntou se o Brasil sempre teve a atual configuração territorial? Já pensou se em algum momento da nossa história passamos por alterações nos limites territoriais? 

Para responder essas perguntas precisamos voltar alguns anos atrás, mais precisamente em 1494, no século XV, quando os portugueses e espanhóis assinaram o Tratado de Tordesilhas. Esse acordo traçava uma linha imaginária (meridiano) localizada em 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde (África)  e determinava que as terras a leste desta ilha seriam controladas pela Espanha e a oeste exploradas por Portugal. 

No entanto, a chegada dos Portugueses no Brasil ocorreu apenas em 1500 quando Pedro Álvares Cabral atracou com suas caravelas em solo brasileiro. Naquele momento não se tinha dimensão do tamanho territorial das terras canarinhas, tanto que o primeiro nome dado ao nosso território foi Ilha de Vera Cruz. 

Inicialmente a ocupação dos portugueses vai ser bastante tímida, ocorrendo apenas na porção leste do território brasileiro correspondente ao litoral. A extração do pau- brasil, espécie de madeira de onde era extraída uma resina avermelhada utilizada para tingir tecido, vai dar início ao primeiro grande ciclo econômico do nosso país.  Logo em seguida, o ciclo da cana-de-açúcar vai marcar a intensificação da ocupação portuguesa. 

Em 1534 a coroa portuguesa vai estabelecer no Brasil as Capitanias Hereditárias, compreendidas como modelo de administração do território. Dividiu- se as terras brasileiras em 15 capitanias, ou 15 extensos lotes, essas foram doadas a 12 donatários que tinham por objetivo ocupar aquele espaço, cultivar e impedir a invasão indígena ou outros povos europeus. Os donatários foram escolhidos pela coroa e eram pessoas de posse, que compunham a nobreza portuguesa daquele período. Veja na Fig. I como ficou a configuração territorial do Brasil.

Agora observe a imagem das Capitanias Hereditárias.

Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: 18 de Fevereiro de 2021.

As capitanias não foram bem sucedidas e seu declínio iminente marca uma nova política de administração e controle da colônia. Ressaltamos que o modelo de colonização adotado por Portugal no Brasil foi a colônia de exploração, cujo objeto era explorar o máximo possível as riquezas e recursos naturais disponíveis.  

O metalismo, período em que acreditava- se que os países que detêm extensas reservas de metais eram nações com maior poderio econômico, leva uma busca por metais preciosos dentro do território brasileiro. As expedições ao interior do Brasil, eram capitaneadas pelos bandeirantes. 

As entradas e as bandeiras eram expedições realizadas entre os séculos XVI e XVII, tendo por objetivo capturar escravos fugitivos, destruir quilombos, capturar indígenas e encontrar metais preciosos.  

Entradas: Expedições realizadas pela coroa portuguesa (Não se distanciaram muito do litoral por desconhecer o território).

Bandeiras: Expedições realizadas com capital privado.

Neste período, a descoberta de minérios em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso marcam o início da ocupação destes territórios e a entrada em um novo ciclo econômico, o ciclo do ouro. A primeira interiorização do Brasil, vai ocorrer com os padres Jesuítas em sua missão de catequização dos índios, porém a ocupação do interior só ocorre de fato com a descoberta de metais preciosos pelos bandeirantes.

Sabendo que as regras do Tratado de Tordesilhas já não vigoravam mais, é possível entender que nessa altura nosso território já apresentava uma configuração bem diferente.

Observe a imagem sobre o Mapa do Brasil no Séc. XVIII.

Disponível em: <atlas.fgv.br/marcos/crise-do-sistema-colonial/mapas/divisao-administrativa-da-colonia-no-fim-do-seculo-18>. Acesso em: 18 de Fevereiro de 2021.

A imagem apresenta o mapa da divisão administrativa do Brasil no final do século XVIII, é possível perceber uma grande diferença se comparado ao mapa sobre as Capitanias Hereditárias. Atualmente o nosso mapa apresenta uma outra configuração territorial, mas isso é assunto para um próximo encontro.

Atividade

Responda as questões abaixo e se possível, registre as respostas no seu caderno. 

Questão 1 – Após observar os dois mapas que apareceram acima, aponte as diferenças que você notou entre os mapas. 

Questão 2 – O que foram as entradas e bandeiras? Cite a importância dessas para a formação do território brasileiro. 

Questão 2 – Já imaginou como foi o encontro dos nossos nativos e dos portugueses? Desenha no seu caderno como você imagina que ocorreu o primeiro contato entre nativos e portugueses.




Habilidade estruturante e Habilidades complementares: 

(EF07GE01-A) Identificar o imaginário/conhecimento que os estudantes possuem acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil
(EF07GE02-B) Identificar e compreender os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas, com ênfase em Goiás. 
Referências: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
 As primeiras capitanias hereditárias do Brasil. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021.