You are currently viewing Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo – Estado, território e povo: A questão dos curdos.

Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo – Estado, território e povo: A questão dos curdos.

Olá, educando(a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 05 de Maio de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos conhecer a diferença entre Estado, território e povo, tendo como exemplo a questão dos curdos.

Temática – Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo – Estado, território e povo: A questão dos curdos. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/s%C3%ADria-m%C3%A9dio-oriente-mapa-globo-1034467/>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo – Estado, território e povo: A questão dos curdos.

AGRUPAMENTO H | 8º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Os Curdos

Os curdos estão localizados em uma região montanhosa no Oriente Médio, sendo exemplo de povo sem território próprio e que há vários anos lutam pela formação do seu país, o Curdistão. Com aproximadamente 30 milhões de pessoas, a etnia curda atualmente pode ser encontrada em seis países, são eles: Turquia, Armênia, Azerbaijão, Iraque, Irã e Síria.

Figura I: Localização do povo curdo. Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Disponível em:<https://cdn.britannica.com/62/1962-073-3E1188C3.gif>. Acesso em 10 de Abril de 2021.

Como podemos observar na Figura I, os curdos estão localizados principalmente entre a Turquia, Síria, Iraque e Irã. Na Turquia são perseguidos e chegam a ser tratados como terroristas, tendo a sua cultura suprimida e mesmo assim lutam por ao menos serem reconhecidos e ter autonomia sobre o território onde habitam. 

Na Síria, comandam o seu território com certa autonomia, ainda que não seja reconhecida a sua posse, e esse direito foi conquistado após combater o Estado Islâmico, outro povo que busca a formação do seu próprio Estado, que eles chamam de Califado. Dentro da cultura curda as mulheres e os homens são tratados com igualdade, o que não é comum na região do Oriente Médio, elas não só faziam parte do exército curdo como foram fundamentais na luta contra o Estado Islâmico.

Os curdos tem sua  própria religião, a yazidi, composta pela mescla de elementos islâmicos, judaicos e do zoroastrismo. É importante ressaltar que muitos expressam a religião predominante do país onde vivem, por isso encontramos uma quantitativo significativo de islâmicos e em menor proporção de judeus e cristãos. O desejo de formar o Curdistão é tão forte que os curdos já possuem sua própria bandeira, veja:

Figura II: Bandeira do Curdistão. Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2019/10/11/16/48/kurdistan-4542293_1280.jpg

Compreendemos que os curdos são uma nação sem Estado territorial, ainda que possuam sua cultura, idioma, religião e bandeira própria (Figura II), atualmente podemos dizer que o sonho de estabelecer o Curdistão está um pouco distante, mas nos últimos anos o povo curdo conquistou o direito de viver com autonomia do território dentro de alguns Estados. 

Ao longo do texto você leu vários termos importantes para entender o drama do povo curdo, como por exemplo: País, território, Estado, povo e nação. Você conhece o significado de cada uma dessas palavras? Se sua resposta for não, se liga no próximo capítulo e se você respondeu um belo sim, não tem problema leia também e amplie os seus conhecimentos. 

País, território, Estado, povo e nação

Durante a história da humanidade vários conflitos territoriais já ocorreram e ainda ocorrem, a maioria das porções continentais do nosso planeta estão organizadas em países ou Estados nações e esses termos podem gerar confusão, então se liga no conceito de termos comuns ao nosso cotidiano que talvez você não saiba realmente o significado.

Povo: Número total de pessoas que habitam um território, formando o Estado. Como por exemplo o povo brasileiros, chinês ou australiano. 

Território: É delimitado por fronteiras que definem o limite de poder sobre um dado espaço, o Estado que, neste caso, é responsável pelo território e exerce sobre este soberania. As fronteiras podem ser imaginárias (linhas imaginárias traçadas sobre a superfície) ou naturais (rios e relevo) e precisam ser reconhecidas por seus vizinhos o que garante a soberania sobre o espaço, vale ressaltar que o Estado exerce o controle sobre as riquezas deste território seja na superfície, no subsolo, no espaço aéreo e marítimo (área de aproximadamente 370 km da costa em direção ao oceano).

Estado: Pode ser compreendido como uma organização política, administrativa e jurídica. Formado por um conjunto de instituições públicas que administram o território garantindo sobre este soberania e atendendo as necessidades e interesses de uma sociedade. 

O Estado brasileiro é formado por três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Ao executivo cabe administração do território e a execução das leis, sendo o legislativo responsável por criar as leis e o judiciário promover a justiça e o cumprimento das leis. 

Quando escrevemos estado com letra minúscula, estamos nos referindo às unidades político- administrativas que formam o Estado, por exemplo,  o Brasil é formado por 27 unidades da federação entre elas os estados de Goiás, Acre e Amazonas. Em alguns Estados às unidades político- administrativas podem ser denominadas como províncias e repúblicas. 

Nação: Grupo de pessoas com características comuns (idioma e festas típicas), estão ligadas por um sentimento de pertencimento e união. Apresentam laços culturais, étnicos, históricos e religiosos que ao ocupar um território e estabelecer organização política formam o Estado. O Estado pode ser formado por várias nações e algumas nações não tem um Estado constituído como é o caso dos Curdos (Oriente Médio) e dos Tibetanos (China).

País: Ainda que seja usado como sinônimo de Estado, o país pode ser compreendido como um território politicamente delimitado onde o Estado constituinte exerce soberania diante outros países. Podemos citar como exemplo o nosso país, as organizações políticas que administram o Brasil formam o Estado que é conhecido como República Federativa do Brasil. 

No começo até parece ser confuso, mas agora podemos entender melhor a questão dos curdos no Oriente Médio. Compreendemos que aos curdos faltam um território próprio, para que esses possam formar o seu Estado e chamar esse “lugarzinho” carinhosamente de país com suas fronteiras reconhecidas e respeitadas por outras nações garantindo a soberania sobre o território. Atualmente os curdos formam os povos iranianos, árabes, sírios e turcos, pois aceitaram viver sobre as regras dos governos desses Estados. 

Atividade

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. 

Questão 1 – Pesquise outras nações que lutam pela independência e descreva as suas características.  

Questão 2 – Observe atentamente a Figura I, no texto, e aponte em qual país encontramos a maior presença dos curdos.

Questão 3 – Suponhamos que você e as pessoas que moram na sua casa são uma nação e lutam pela independência. Quais seriam as características dessa nação?


Habilidade estruturante:(EF08GE05-A) Definir e aplicar os conceitos de Estado, paisagem, lugar, nação, região, território, governo, país, cultura e povo nos espaços de conflitos e tensões atuais no contexto mundial.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.BBC. Quem são os curdos e por que são atacados pela Turquia. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50012988>. Acesso em: 18 de março de 2021.
Curdo. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/curdo/481682/recursos/134693>. Acesso em: 17 de março de 2021.
Curdo. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/curdo/481682>. Acesso em: 17 de março de 2021.
LIMA, R. Curdos: o maior povo apátrida do mundo. Disponível em:<https://www.politize.com.br/curdos/>. Acesso em: 18 de março de 2021.
País. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/país/481065>. Acesso em: 21 de março de 2021.