You are currently viewing Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Dinâmica demográfica do Brasil

Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Dinâmica demográfica do Brasil

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 07 de Abril de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

O Brasil é um país com dimensões continentais e contingente populacional significativo, ainda assim sua população não está bem distribuída pelo território.

Temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Dinâmica demográfica do Brasil. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Densidad_de_poblacion_de_Brasil_por_estados.pn>. Acesso em: 20 de Março de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Dinâmica demográfica do Brasil

AGRUPAMENTO H | 8º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Dinâmica demográfica do Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população estimada do Brasil em 2020 é de aproximadamente 211 milhões de pessoas, o que nos permite dizer que o nosso país é populoso. Com densidade demográfica de 24,8 habitantes por km² entendemos que a população brasileira está mal distribuída pelo território e o Brasil é um país pouco povoado.

Se você achou o parágrafo anterior confuso, fique calmo! 

Para facilitar a compreensão é preciso conhecer alguns conceitos demográficos importantes e que nos permite analisar a distribuição demográfica do Brasil. Veja:

> > População absoluta: O número total de habitantes, ou seja,  a soma de toda população de um país, estado ou cidade. Quando o resultado é elevado, podemos dizer que esse local é populoso

> > População relativa ou densidade demográfica: É a relação entre o número de habitantes e a  área total do território, tendo como resultado o número de habitantes por km². Para calcular a densidade demográfica é preciso dividir o número total de habitantes pela área. Acompanhe o exemplo com os dados do Brasil:

População absoluta (211.755.692) ÷ Área total (8.510.295) =  Densidade demográfica (24,8 hab/km²)

Como observamos o fato de um país ser populoso não significa que necessariamente será povoado, o Brasil é um bom exemplo. Ainda que sua população absoluta seja significativa é possível observar diversos vazios demográficos, áreas pouco povoadas, dentro do seu território.

Observe o mapa sobre Densidade Demográfica do Brasil

Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/densidade%20demografica/recursos/233218>. Acesso em 16 de Março de 2021.

A imagem acima apresenta o mapa de Densidade Demográfica do Brasil, como podemos observar as regiões litorâneas e as capitais são as áreas que apresentam maiores índices de população relativa. Conforme avançamos ao interior do Brasil, notamos áreas de vazios demográficos onde a concentração populacional chega à apenas 1 hab/km².

A distribuição da população brasileira pelo seu vasto território é desigual e pode ser explicada por fatores históricos, naturais e econômicos. Os fatores citados podem ser considerados permissivos quando criam áreas de atração da população e restritivos quando geram áreas de repulsão da população. 

Clima ameno, áreas sem ocorrência de terremotos e relevo plano podem ser considerados fatores naturais permissivos. Já os fatores de ordem econômica estão ligados a oferta de emprego e serviços, o contrário do exposto são fatores repulsivos.  

Segundo dados do IBGE (2020) a região sudeste do Brasil apresenta o maior quantitativo populacional com 89 milhões de habitantes (94,9 hab/km²), seguida em sequência pelo nordeste 57 mi (36,5 hab/km²), sul 30 mi (51,6 hab/km²), norte 18  mi (4,7 hab/km²) e centro- oeste 16 mi (10 hab/km²). 

A maior concentração populacional na região sudeste pode ser explicada pelo fator econômico, como foi a primeira a se industrializar, tornou- se atrativa para diversos migrantes. Os baixos índices demográficos da região norte  podem ser entendidos pela densa floresta que se torna fator repulsivo para a ocupação, além da ausência de investimentos que tornem essa região economicamente atrativa.

Pirâmide etária 

A pirâmide etária representa em um gráfico o quantitativo populacional dividido por sexo e idade. Nos últimos anos várias alterações no perfil da população brasileira gerou alterações na pirâmide etária do Brasil.

Observe a imagem sobre a Pirâmide etária

Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p.66

Como podemos observar na Figura II, a base da pirâmide etária brasileira em 2020 é menor do que em 1980 o que pode ser justificado pela redução da taxa de fecundidade (Número de filhos que a mulher pode ter em período reprodutivo de 15 a 49 anos), em 1980 a taxa de fecundidade do Brasil era de 4,04 filhos por mulher e em 2020 1,77. 

A vida urbana, os métodos contraceptivos e a inserção da mulher no mercado de trabalho contribuíram para a redução da fecundidade. É importante salientar que a população brasileira é composta majoritariamente por mulheres sendo aproximadamente 51% de brasileiras e 49% de brasileiros. 

O alargamento do topo da pirâmide evidencia a tendência de envelhecimento da população brasileira e aumento da longevidade. Ainda que o Brasil apresenta crescimento vegetativo¹ positivo, a perspectiva é de redução da população futuramente, tendência que vem ocorrendo nos últimos anos, em 1980 o crescimento vegetativo ficou em 2,48% contra 0,79% durante o ano de 2019. 

¹ Crescimento vegetativo: Taxa de natalidade (número de nascido vivos) – taxa mortalidade (número de óbitos)

Atividade

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. 

Questão 1 – Identifique na imagem sobre a pirâmide etária a sua faixa etária e escreva a porcentagem de homens e mulheres na mesma faixa etária que você. 

Questão 2 – Todo país populoso é também povoado? Explique a sua resposta 

Questão 3 – Acesse o site de mapas interativos do IBGE e explore a cartografia digital da densidade demográfica do Brasil.

Para acessar o site, basta clicar no link: http://mapasinterativos.ibge.gov.br/densidade/


Habilidade estruturante:(EF08GE03-A) Relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros (perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial) com a dinâmica demográfica atual.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
IBGE. Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
IBGE. Estimativa da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1° de julho de 2020. Disponível em: <https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2020/estimativa_dou_2020.pdf>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
IBGE. População. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
Mapa. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/densidade demografica/recursos/233218>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.