You are currently viewing Geografia – O passado é presente em nós.

Geografia – O passado é presente em nós.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 09 de Abril de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá pessoal, bão ou não moçada? Hoje iremos falar um pouco sobre a formação do povo brasileiro. As influências recebidas dos muitos povos que vieram pra cá, de uma forma ou de outra. Vamos ver as contribuições dos indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Iremos buscar identificar as desigualdades sociais entre grupos de diferentes territórios, sem esquecer de falar do nosso Goiás. Pra isso, já começo te perguntando: Como você vê, interpreta as mudanças socioambientais?

Temática – O passado é presente em nós. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/images/search/goias/>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – O passado é presente em nós.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |GEOGRAFIA | PROF.ª: JUSSARA

O passado é presente em nós.

A questão ambiental e a nossa influência

Sabemos que, o enfrentamento da crise ambiental exige, que busquemos alternativas para o longo confronto entre a natureza e a expansão urbana. Há muitos anos, estudiosos, ambientalistas, cientistas já vem alertando as gerações para o mau uso dos recursos naturais que décadas posteriores estamos começando a nos alertar já que as mudanças climáticas estão agora batendo na porta da nossa geração. E, estudos comprovam que o dano causado ao meio ambiente é de total responsabilidade das ações humanas ou falta delas. Por outro lado, vemos a “evolução” sócio comercial, isto é, a caminhada da sociedade rumo ao comércio cada vez mais exigente. E, num paralelo, muitas comunidades hoje defendem e praticam a reciclagem para reduzir o lixo. Mas… O que é reciclagem Professora? Opa amor, a reciclagem é um processo de fabricação de novos produtos a partir de papel, plástico, vidro, alumínio e outros materiais que já foram usados antes. E isso leva à redução de lixo e economia na matéria-prima. E, se observamos as pessoas que moram na zona rural, na roça, nos confins goianos, vamos ver como que lá eles aproveitam e reutilizam as coisas muito mais que nós que vivemos nas cidades. Uma peça de roupa de um filho, se usa em outros, a comida que sobrou se usa para tratar dos animais, uma vasilha quebrada, vira vaso de planta, a cinza da madeira queimada no fogão à lenha vira sabão para lavar vasilhas e tomar banho e por aí a fora vai. Viu quando eu disse que temos muito a aprender com as pessoas mais experientes?

Com material reciclado, podemos fazer brinquedos, móveis, roupas, outros recipientes, e muitos materiais de baixo custo para ser reciclado. Por isso e muitos outros pontos, é importante respeitar as ideias e iniciativas de grupos e pessoas com mais experiências que a gente, tudo o que acontece hoje, já teve um precursor, alguém começou antes de nós entender? Vejamos aqui um pouco sobre o início do povoamento nos cantos do País.

Nosso povo brasileiro é formado por muitas nações, somos a representação de muitos. Por isso há tanta diversidade sociocultural e política pelo Brasil. Somos um povo forte, hospitaleiro, bonito e muito inteligente. Os povos que fizeram eu, à você, trouxeram muito mais que seus traços hereditários, cunharam em nós suas crenças, seus credos, seus medos e sua fé em dias melhores. Tanto que, somos uma sociedade de inúmeras crenças religiosas, de gostos culturais e de conhecimentos diversificados. As culturas afrodescendente, indígena, europeia e asiática são muito visíveis em nossas ações e comportamentos atuais. Dos chazinhos que a vovó faz e a gente melhora, orações de líderes religiosos, estudos científicos e invenções jamais imaginadas, tudo tem um fundamento sociocultural, nada veio do nada e tão pouco para o nada irá.

Mas, Professora, a Sra. começou falando de lixo, de reciclagem … onde a Sra. quer chegar? Então… Quero te levar agora num passeio através dos tempos, embarca comigo aí na estação Jussarinha e vamos juntos, buscar compreender um pouco mais sobre as diferenças étnico-raciais dos nossos formadores, vamos assim chamar nossos ancestrais índios, negros, europeus e asiáticos.

O povo brasileiro – Fonte: Pirenópolis tur. Disponível em: <https://pirenopolis.tur.br/cultura/historia/santa-dica>. Acesso em 25 de Março de 2021.

Será que, quando os colonizadores chegaram já tinham cidades no formato como temos hoje? Eu acredito  que não pessoas, porque os índios aqui já estavam e suas moradias eram as aldeias, uma realidade bem diferente do que nossos olhos e lentes veem hoje não é mesmo? Dos índios herdamos o gosto pelo cultivo e a sabedoria de ler a natureza. Deles temos ainda a sabedoria de usar das plantas para curas inesperadas. Nossas terras ainda não eram desenvolvidas e, num custo de muito sangue, suor e vidas, o “desenvolvimento” foi chegando pelos cantos e centro brasileiro. Os negros que foram brutalmente escravizados, nos presentearam com sua alegria, canto, ginga, mandinga e força bruta. Se somos resistentes, parte disso vem da nossa porção negra. Os gostos refinados, porte clássico e esperteza em negociar carregamos dos europeus. Já a inteligência principalmente no que diz respeito às tecnologias, vem dos asiáticos. E a coloração da nossa pele? Aí não tem pra ninguém, se tudo que é junto e misturado, é melhor, mais bonito pensa num povo bonito que é o brasileiro. Vamos caminhar agora, para compreender melhor sobre como saímos de um mato bruto, florestas nativas e chegamos às cidades e tecnologias de hoje.

Fulni-ô_fala_da_cultura_do_seu_povo.jpg (800×534)
Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/49/Fulni-%C3%B4_fala_da_cultura_do_seu_povo.jpg>. Acesso em 25 de Março de 2021.

Os índios, moravam em suas aldeias à beira-mar, garantindo sempre um bom pouso para seus barcos e, assim, se protegiam contra alguns possíveis. Ali garantiam o sustento com a pesca e caças. Os africanos, por ocasião da escravidão, desempenhavam diferentes trabalhos. Muitos em fazendas. Alguns  cozinhavam, limpavam, cuidavam de crianças e faziam outros trabalhos caseiros para as famílias a que pertenciam. Outros trabalhavam para que seus donos ganhassem dinheiro. Alguns escravos trabalhavam em minas. Por serem fortes eram obrigados a trabalhar como se máquinas fossem, carregando pesos em exagero, pedras enormes para construções de seus senhores por exemplo. Eles já conheciam agricultura como milho, cana de açúcar e batatas. Os asiáticos nos trouxeram a importância do estudo, do conhecimento para ter clareza e compreensão do que nos cerca. Só por estas colocações, podemos perceber a grandiosidade das diferenças entre os povos. Por isso somos um povo tão rico culturalmente falando não é verdade pessoal? Quantas qualidades boas reunidas numa só nação hein?? Num esforço sobre humano, as fazendas foram crescendo, se tornando povoados, filhos casando e povoando os lugarejos e assim as vilas… até que foram se tornando cidades e assim cada qual com sua particularidade. Até nisso podemos nos reportar aos povos indígenas e africanos que viviam em aldeias, e por um motivo ou outro tinham muitas aldeias de diferentes costumes, como nossas cidades atuais.

Relembrando a aula – Hoje falamos um pouco mais da formação do nosso povo, da sabedoria em reaproveitar e reutilizar as coisas que se tem na roça, a necessidade de reciclar o lixo produzido e acumulado nos grandes centros, as contribuições que nossos antepassados nos trouxeram. Enfim,  falamos de como o passado é presente em nós.

Atividade

Questão 1 – Agora é com você, quero que faça uma pesquisa para saber quais heranças vieram dos índios, dos negros, europeus e asiáticos que temos tão vivas em nossa sociedade nos dias de hoje.

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês.


Habilidades estruturantes:(EF05GE02-A) Conhecer e respeitar as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais brasileiras: indígena, africana, europeia e asiática.
(EF05GE02-B) Identificar as desigualdades sociais entre grupos de diferentes territórios, com ênfase em Goiás. 
Referências:Buriti mais: geografia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva  concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; Lina Youssef Jomaa. – 1.ed.- São Paulo: Moderna,2017.
OLIVEIRA, Ivanilton José de Oliveira. ARRAIS, Tadeu Alencar. Geografia de Goiás, 4º ou 5º ano: Ensino fundamental – 2 ed. São Paulo:Scipione, 2011.