You are currently viewing GEOGRAFIA – NATUREZA: TEMPO E CLIMA

GEOGRAFIA – NATUREZA: TEMPO E CLIMA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


EM SEU SENTIDO MAIS AMPLO, A NATUREZA EQUIVALE AO MUNDO NATURAL OU AO FENÔMENO DO MUNDO FÍSICO QUE NÃO DEPENDE DA INTERVENÇÃO HUMANA PARA NASCER OU SE DESENVOLVER.

A NATUREZA POSSUI UMA IMPORTÂNCIA ESSENCIAL NA VIDA DOS SERES VIVOS, PRINCIPALMENTE PARA OS HUMANOS, QUE DEPENDEM DIARIAMENTE DOS SEUS INÚMEROS RECURSOS, COMO ÁGUA POTÁVEL, ANIMAIS, ALIMENTOS, OXIGÊNIO, CLIMA E O SOLO FÉRTIL PARA O PLANTIO.

O CLIMA É O CONJUNTO DE FENÔMENOS ASSOCIADOS ÀS VARIAÇÕES DO TEMPO DA ATMOSFERA TERRESTRE EM UM DETERMINADO LOCAL.

GERALMENTE, O SEU CONCEITO APARECE EM OPOSIÇÃO À IDEIA DE “TEMPO”, QUE SERIA O ESTADO MOMENTÂNEO DA ATMOSFERA.

PORTANTO, PARA SE CONHECER UM CLIMA DE UM DADO LUGAR, É PRECISO VÁRIOS ANOS DE ESTUDOS E OBSERVAÇÕES PARA, FINALMENTE, ESTABELECER A CONCLUSÃO SOBRE UM DETERMINADO TIPO CLIMÁTICO.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

FAÇA UM DESENHO QUE DEMONSTRE VOCÊ NOS DIAS QUENTES. DEPOIS, ESCREVA O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NESSES DIAS DE MUITO CALOR.













___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________


QUESTÃO 2

FAÇA UMA LISTA DE ALIMENTOS QUE VOCÊ COSTUMA COMER NOS DIAS QUENTES E FRIOS. 

DIAS QUENTESDIAS FRIOS

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-1o-ano/


Componente Curricular:GEOGRAFIA
Habilidade:(EF01GE11-A). RECONHECER E ASSOCIAR MUDANÇAS DE VESTUÁRIO E HÁBITOS ALIMENTARES EM SUA COMUNIDADE AO LONGO DO ANO, DECORRENTES DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E UMIDADE NO AMBIENTE.

REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA