You are currently viewing Geografia – Natureza, ambientes e qualidade de vida: uso do solo e impactos ambientais.

Geografia – Natureza, ambientes e qualidade de vida: uso do solo e impactos ambientais.

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 03/05/2021 (Segunda-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos conhecer os impactos ambientais provocados pelo uso do solo, especialmente no meio rural.

Temática – Geografia – Natureza, ambientes e qualidade de vida: Uso do solo e impactos ambientais. Disponível em: <https://pixnio.com/free-images/2017/05/23/2017-05-23-18-06-42.jpg>. Acesso em 20 de Março de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Natureza, ambientes e qualidade de vida: Uso do solo e impactos ambientais.

AGRUPAMENTO F | 6º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Solo

Solo não é nenhum nome incomum ou que possivelmente você não conheça, mas já parou para pensar o que realmente é o solo, como é formado e quais são as suas possibilidades de uso? 

O solo é muito importante para a vida, além de ser o lugar onde vivem vários seres vivos, é neste que as plantas crescem e são posteriormente utilizadas para alimentação de diversos animais, entre eles os seres humanos. 

Compreendemos o solo como a camada mais superficial do nosso planeta e popularmente é chamado de terra. O seu processo de formação é conhecido como pedogeneses, sendo formado através do intemperismo das rochas, o solo é composto basicamente por: Matéria orgânica (oriunda da decomposição dos seres vivos), minerais (oriundos da fragmentação das rochas pelo intemperismo), ar e água (encontrados nos poros dos solos).    

Podemos encontrar solos que apresentam espessuras de 2,5 centímetros até vários metros, é importante preservar o solo de processos erosivos, estes são provocados pela ação da água, do vento e outras forças da natureza, sendo responsáveis por carregar os solos para novos lugares podendo trazer prejuízo à fertilidade das terras o que gera impactos negativos para as atividades agrícolas.

Figura I: Erosão – Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Disponível em: <https://cdn.britannica.com/83/93483-073-15A33251.jpg>. Acesso em 20 de Março de 2021.

Como podemos observar na Figura I, diversos são os agentes que provocam a erosão no solo, ressaltamos que a vegetação, o plantio de árvores, é utilizado como técnica para minimizar o processo erosivo. Na agricultura observamos diferentes técnicas para reduzir a ação do intemperismo.  

Uso do solo e impactos ambientais

Considerando impacto ambiental como ação do homem sobre o ambiente, podendo ser positivo ou negativo, entendemos que a utilização de qualquer recurso natural gera impacto ambiental e na maioria das vezes de forma negativa. Por tanto, se faz necessário pensar o uso sustentável destes recursos, permitindo a possibilidade de minimizar os impactos.

O termo uso do solo é caracterizado pela ocupação do espaço geográfico pelo homem, é a utilização cultural da terra, como por exemplo: para o lazer, plantio, reservas biológicas, moradia, entre outros. As atividades do homem sobre o solo, podem apresentar características diferentes no espaço urbano e rural.

No uso do solo urbano destacamos as casas, edifícios, ruas, comércios, entre outros. O crescimento urbano gera impactos ambientais negativos e podem ser potencializados quando construímos nossas edificações sobre nascentes, utilizamos meios de transporte mais poluentes, descarte irregular do lixo, saneamento básico ausente ou insuficiente e até mesmo quando adotamos práticas consumistas. 

Sabemos que atualmente o mundo é urbano, a maior parte da população vive em cidades, por tanto destacamos a necessidade de hábitos que reduzem os impactos negativos e geram impactos positivos como: economizar água, reciclagem, uso de transportes menos poluentes, ampliação das áreas verdes nas cidades, não jogar lixo nas ruas e utilizar produtos biodegradáveis.

Quando falamos no uso do solo rural evidenciamos a agricultura e a pecuária. As atividades agropecuárias desenvolvidas no campo geram impactos negativos, principalmente quando associadas a técnicas rudimentares, atualmente existem técnicas agrícolas que reduzem os impactos negativos e garantem uma produção sustentável no campo. 

Técnicas agrícolas e a redução dos impactos ambientais 

Atualmente podemos dizer que, nós, seres humanos, dominamos a agricultura e desenvolvemos técnicas que aumentam a produtividade no campo. No entanto, nem sempre foi assim, durante muito tempo foi utilizado instrumentos e técnicas pouco produtivas que geram grande degradação ambiental. Destacamos aqui algumas técnicas agrícolas e sua contribuição para expansão de agropecuária com menor impacto ambiental.

> > Irrigação:  A irrigação consiste em um conjunto de técnicas e equipamentos que possibilitam fornecer água aos cultivos agrícolas. Atualmente contamos com diferentes métodos de irrigação e quando escolhidos de forma adequada ao plantio, reduzem os problemas ambientais. 

Quando não se adota o método correto de irrigação é possível que surjam diversos problemas ambientais. A construção de barragens, reservatórios e canais irregulares alteram a vazão do curso da água, comprometendo a fauna e a flora que dependem desse curso. A irrigação em excesso, pode levar fertilizantes e defensivos agrícolas aos rios, diminuindo a oxigenação da água e comprometendo os seres vivos que dependem desses rios.

 > > Terraceamento: O terraceamento é uma técnica de plantio utilizada para evitar erosões, aumentar a retenção de água e manter a terra fértil e produtiva. Consiste basicamente na divisão do terreno em rampas inclinadas, como podemos observar na Figura II.

Figura II: Terraceamento de arroz – Disponível em: <https://cdn.pixabay.com/photo/2013/11/21/12/19/rice-terraces-214725_960_720.jpg>. Acesso em: 02 de abril de 2021. 

A técnica de plantio por terraceamento e curva de nível são bem semelhantes, a diferença entre elas consiste em que na primeira os terraços são artificiais e na segunda aproveita a inclinação natural da vertente. As duas técnicas são consideradas ecologicamente corretas, pois reduzem os impactos ambientais negativos na produção agrícola.    

> > Plantio direto: O plantio direto é uma técnica de manejo do solo que consiste em utilizar o restante da colheita anterior, principalmente as palhas, para cobrir o solo. Dessa forma é possível aumentar o material orgânico da terra, reduzir os processos erosivos, aumentar a umidade do solo, pois a terra coberta reduz a evaporação da água e pela falta de luz solar evita o crescimento de plantas invasoras o que reduz o uso de herbicidas. 

Além disso nesse plantio utiliza- se pouco maquinário agrícola, pois o preparo do solo consiste na abertura de pequenos sulcos para semeadura das sementes. Esta técnica é conhecida por aumentar a produtividade e preservar o ambiente produtivo no campo. 

> > Rotação de culturas: Esta técnica propõe alteração periódica da cultura plantada, evitando a exaustão do solo e possibilitando que este recupere os nutrientes perdidos durante a safra. O plantio apenas de uma cultura exige do solo sempre os mesmos nutrientes, portanto é necessário utilizar cada vez mais adubos e fertilizantes entre um plantio e outro. Com a rotação de culturas esse problema é minimizado, pois entre uma safra e outra escolhem vegetais que dependem de nutrientes diferentes, além disso esse sistema auxilia no controle de pragas o que reduz a utilização de defensivos agrícolas.

Figura III: Rotação de cultura em quatro anos – Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p.198.

A Figura III exemplifica um modelo de rotação de cultura por quatro anos, ainda que seja privilegiado nesse modelo o plantio de soja e trigo, devido ser atualmente dois cereais que apresentam boa rentabilidade por possuírem alto valor de mercado.

Atividade 

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores. 

Questão 1 –  Qual é a importância da utilização das técnicas agrícolas na agricultura?

Questão 2 –  Quais ações podem ser adotadas em nosso cotidiano para reduzir os impactos ambientais negativos? 

Questão 3 –  Você agora é o presidente do Brasil e precisa propor ao legislativo uma lei para reduzir os impactos ambientais no campo e na cidade. Descreva como seria sua proposta de lei.


 

Habilidade estruturante:(EF06GE10-A) Relacionar e problematizar os impactos ambientais das diferentes formas de uso do solo, rotação de terras, terraceamento, aterros, bem como dos recursos hídricos, em espaços e tempos diferentes. 
Referências: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  Erosão. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/erosão/481243/recursos/134191>. Acesso em: 29 de março de 2021.
Erosão. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/erosão/481243>. Acesso em: 29 de março de 2021.
IBGE. Manual Técnico de Uso da Terra. 3ed. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv81615.pdf>. Acesso em: 30 de março de 2021.
LEITE, E. F; ROSA, R. Análise do uso, ocupação e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Rio Formiga, Tocantins. Disponível em:<http://www.observatorium.ig.ufu.br/pdfs/4edicao/n12/05.pdf>. Acesso em: 30 de março de 2021.
MACHADO, P. L. O; WADT, P. G. S. Boas práticas agrícolas: Terraceamento. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 02 de abril de 2021.