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Geografia – Mundo globalizado

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Globo em rede – Fonte:https://pixabay.com/pt/vectors/meios-de-comunica%

Mundo Globalizado?

A internet e a evolução dos meios de transporte intensificaram o processo de globalização  encurtando a distância entre dois pontos do globo, possibilitando que a troca de informações, pessoas, capitais ou mercadorias ocorra de forma mais rápida e intensa. No entanto, podemos afirmar que o mundo inteiro está globalizado?

Bom, a resposta é não! Ainda existem pessoas sem acesso a internet ou que não estão integradas ao mercado global. Não estamos inseridos no processo de globalização apenas quando utilizamos a internet, nosso padrão de consumo também nos insere na globalização.

Atualmente é possível encontrar pessoas sem acesso a internet ou integradas ao mercado global, ainda que seja por nós conhecidas elas não estão inseridas nesse processo na mesma intensidade que você, que está lendo esse texto na internet por um equipamento em que seus componentes provavelmente foram produzidos na China e com grande chances de ter utilizado minérios brasileiros. 

Ainda que a internet seja atualmente um dos principais meios de comunicação e pareça acessível a todos, essa não é a realidade para uma parcela significativa da população brasileira e mundial.  Existem lugares onde não encontramos sinal de internet 2G, 3G, 4G ou 5G e nem mesmo as conexões por cabo, conhecidas como ADSL (Linha Digital Assimétrica para Assinante). 

A exclusão, ou baixa inserção, desses povos no processo de globalização não se limita apenas à ausência de internet. Se torna visível nas diversas desigualdades presentes nesses territórios como deficiências no acesso à educação e saúde de qualidade, baixa tecnologia empregada nos setores produtivos, dentre outros.

RESPONDA ÀS QUESTÕES


Questão 01

Acesso à internet – Ricardo Magalhães Fonte: https://ndmais.com.br/opiniao/charges/acesso-a-internet/

Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem internet em casa 

No Brasil, 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa. Eles correspondem a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária. Os dados, divulgados na semana passada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), fazem parte da pesquisa TIC Kids Online 2019, que será lançada na íntegra em junho.

TOKARNIA, M. Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem aulas em 2020. Disponível em:<Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem internet em casa >. Acesso em: 20, abr. 2022.

Durante a pandemia de COVID- 19 o acesso à internet viabilizou as aulas on- line,  tornando- se quase que uma das únicas possibilidades para que jovens e adolescentes tivessem acesso a algum tipo de aprendizagem, gerando deficiências no acesso à educação e saúde de qualidade. Nesse contexto, assinale a alternativa correta referente o acesso a internet. 

(A) A falta de conexão no Brasil abordada no texto e na charge são resultados exclusivamente da inviabilidade técnica.

(B) População de baixa renda têm maior dificuldade de acesso à internet, devido ao custo. Porém, é exclusivamente a taxa analfabetismo que exclui essa população do processo de globalização.  

(C) A exclusão, ou baixa inserção, dos mais pobres no processo de globalização não se limita apenas à ausência de internet. Torna- se visível nas diversas desigualdades presentes em seu cotidiano. 

(D) A charge retrata que o acesso à internet nas regiões periféricas é acima da média nacional. Logo, a maior parte dos jovens sem acesso a internet estão em bairros centralizados e não estão conectados por opção dos pais.

Questão 02

O geógrafo brasileiro Milton Santos compreende a globalização como o estágio mais avançado do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para o autor, existem três mundos em um só, sendo: A globalização como fábula, A globalização como perversidade e Por uma outra globalização.
Observe a charge relacionando a crítica presente na imagem com a perspectiva do geógrafo Milton Santos.   

Festa da globalização – Fonte: www.democraciaesocialismo.blogspot.com

Questão 03

Eu quero entrar na rede

Promover um debate

Juntar via Internet

Um grupo de tietes de Connecticut

Pela internet – Gilberto Gil 

Gilberto Gil na canção Pela Internet, lançada em 1996, salienta o desejo de estar presente na internet e a possibilidade de criar grupos que conecta pessoas de diferentes regiões do mundo. Atualmente, a presença na internet e a conexão entre pessoas em escala global ocorre pelas redes sociais, levando em consideração o processo de globalização podemos afirmar que o mundo inteiro está globalizado considerando apenas o acesso a internet?   

Questão 04

Globalização – Arionauro Cartuns – Fonte: http://www.arionaurocartuns.com.br/2016/04/charge-globalizacao_28.html

Observe a charge e assinale a alternativa correta referente a globalização.

(A) A globalização encurtou as distâncias, atualmente o fluxo de pessoas pelo globo é maior e por isso o pedinte está aceitando moedas de diferentes países. 

(B) O segundo pedinte dificilmente receberá alguma esmola, a globalização fez com que os deslocamentos fossem menores e por isso as pessoas dificilmente saem do seu país de origem. 

(C) A parte cômica da charge é o fato de um dos personagens pedir comida, atualmente as pessoas contribuem apenas como valores monetários. 

(D) Com a retração do processo de globalização a circulação de pessoas, capitais, informações e mercadorias reduziu expressivamente, sendo necessário que um dos pedintes adotasse a tática de pedir valores monetários.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-9o-ano/


Habilidade:(EF09GE05-B) Analisar fatos e situações para compreender o processo histórico da globalização, como a integração econômica, política e cultural, bem como os seus aspectos excludentes e promotores de desigualdades sociais mundiais.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
EDUCA IBGE. Uso de internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em:<https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html>. Acesso em: 27 de abril de 2021.
ONU. Taxa de vacinação precisa aumentar seis vezes para atingir meta na África. Disponível em:<https://news.un.org/pt/story/2022/02/1778652>. Acesso em: 20, abr. 2022.
RIBEIRO, W. C. “Globalização e geografia em Milton Santos”. In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, vol. VI, núm. 124, 30 de septiembre de 2002. Diponivel em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-124h.htm#:~:text=O%20ge%C3%B3grafo%20brasileiro%20teorizou%20e,a%20globaliza%C3%A7%C3%A3o%20e%20suas%20conseq%C3%BC%C3%AAncias.>. Acesso em 21, mar. 2022.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.