You are currently viewing Geografia – Mundo do Trabalho: Urbanização brasileira

Geografia – Mundo do Trabalho: Urbanização brasileira

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 08 de Abril de 2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Atualmente a maior parte da população brasileira vive nas áreas urbanas, porém não foi sempre assim. O Brasil é um país de urbanização e industrialização tardia.

Temática – Mundo do Trabalho: Urbanização brasileira. Disponível em: <https://pixabay.com>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Mundo do Trabalho: Urbanização brasileira.

AGRUPAMENTO I | 9º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Urbanização

Muitos dos nossos leitores vão estar lendo esse texto em suas casas, localizadas em uma cidade. Atualmente a maior parte da população do Brasil, de Goiás e de Goiânia é urbana, mas acredite, nem sempre foi assim.  A urbanização é um processo recente em nossa história, somos reconhecidos como um país de urbanização tardia, ou seja, nosso processo de urbanização ocorreu apenas no século XX bem depois de países como Inglaterra, França e Estados Unidos. 

A urbanização ocorre quando o ritmo de crescimento da população urbana é maior do que a população do campo, esse processo se potencializou através da revolução industrial. Os países que primeiro se industrializaram foram os que também primeiro se urbanizaram. A primeira fase da revolução industrial ocorreu no século XVIII e uma das consequências da industrialização foi o aumento da oferta de emprego nas cidades, muitas pessoas atraídas pelos empregos nas fábricas migraram para a área urbana e acentuaram o processo de urbanização. 

Ainda que haja registro de grandes cidades que existiram antes da revolução industrial, a urbanização moderna é marcada pelo início da industrialização. O êxodo rural é entendido como a saída permanente e em massa do campo, o contrário é denominado êxodo urbano. A urbanização está intrinsecamente ligada à industrialização e ao êxodo rural. Atualmente, outros fatores são influenciadores do processo de urbanização, entre eles temos o desenvolvimento das tecnologias, e o terceiro setor da economia que se refere às atividades de comércio de bens e à prestação de serviços, dessa forma, hoje as cidades atraem as pessoas por suas possibilidades e ofertas de comércio, saúde, educação, entretenimento, entre outro.   

Vários são os fatores que podem justificar o êxodo rural, geralmente podemos associar esse fenômeno migratório a concentração fundiária no campo e a mecanização do espaço agrário, o que resulta em desemprego tecnológico e por consequência em um grande quantitativo de pessoas deixando o campo em busca de melhores condições de vida. 

Ainda que nos pareça normal moram em espaços urbanos, o mundo só passou a ser urbano em 2008, quando pela primeira vez o número de pessoas que moram na zona rural foi menor do que o número de pessoas que moram na zona urbana. 

Urbanização do Brasil

Países europeus, Japão e Estados Unidos assistiram o processo de urbanização em seus territórios entre os séculos XVIII e XIX. No Brasil a urbanização ocorre apenas em meados do século XX, período ao qual inicia- se também a industrialização. 

O processo de industrialização brasileiro ocorreu de forma tardia em meados de 1940, próximo ao início da terceira Revolução Industrial, a distribuição das indústrias pelo território não foi uniforme, havendo maior concentração na região sudeste o que gerou desigualdade quanto a industrialização das regiões brasileiras.  

Com a concentração da industrialização do Brasil na região sudeste com investimentos do governo federal e do capital privado oriundo da cafeicultura, a urbanização brasileira também vai se apresentar maior no sudeste. Os novos empregos gerados pela indústria atraem migrantes de diversas regiões do Brasil, destacamos o grande fluxo de migrantes que deixaram o nordeste em direção ao sudeste. 

Os fatores citados justificam os altos índices demográficos da região sudeste, os maiores quantitativos populacionais estão nessa região. São Paulo é hoje a única megacidade (cidades com população maior 10 milhões de habitantes) do Brasil. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1950 36,6% da população brasileira era urbana, já em 1970 55,92% dos brasileiros moravam no espaço urbano. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em 2015 84,72% dos brasileiros viviam nas áreas urbanas. 

Em decorrência da urbanização acelerada e do crescimento urbano (ampliação do espaço físico da cidade) desordenado, verificamos vários problemas problemas urbanos nas principais cidades do Brasil como as moradias irregulares, o trânsito caótico, a violência e ausência de saneamento básico. 

Urbanização de Goiás

É apenas em 1980 que a população urbana ultrapassa a rural no Estado de Goiás, a urbanização do nosso estado pode ser entendida pela relação da industrialização que se fortalece entre os anos de 60 e 70, bem como pelo êxodo rural no mesmo período. 

Os adventos da revolução verde como a mecanização da produção agrícola, a correção do ácido do solo pela calagem e o uso de fertilizantes chegam em Goiás por volta de 1970. A substituição da mão de obra no campo pelas máquinas e o aumento da concentração fundiária geram o êxodo rural, levando um número significativo de pessoas a buscarem empregos nas cidades. 

Ressaltamos que o agronegócio é umas das principais atividades econômicas de Goiás e abrange todos os setores da economia, permeando desde a produção no campo, no processo de transformação das indústrias até a comercialização destes produtos. Ainda assim, o agronegócio pode gerar êxodo rural devido à mão de obra altamente qualificada que este exige no campo. 

Para compreender a urbanização de Goiás é preciso salientar a modernização que o espaço goiano sofreu, a construção de Goiânia (1930) e de Brasília (1960) favoreceu a construção de rodovias que ligam o nosso estado a outras regiões e as margens dessas rodovias surgiram diversas cidades. 

O Distrito Federal em especial atraiu para seu entorno cidades que nos últimos anos apresentaram grande crescimento populacional, a dinâmica gerada pela capital federal na oferta de empregos e serviços atrai várias pessoas e dinamiza a urbanização dessa região do Estado de Goiá

Atividade

Questão 1 – Pergunte aos seus familiares e amigos se eles já moravam em fazendas? Se a resposta for positiva, pergunte quais fatores os motivaram a vir para área urbana.

Questão 2 – Como ocorreu a urbanização de Goiás? 

Questão 3 – Quais são os principais problemas urbanos que você observa em sua cidade?


Habilidade estruturante:(EF09GE11-A) Relacionar as mudanças técnicas e científicasdecorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e em Goiás.
(EF09GE12-A) Relacionar o processo de urbanização com o desenvolvimento tecnológico (industrialização e mecanização da agropecuária) e sua ação nas formas de trabalho e circulação do capital, em diversos países, com destaque para o Brasil e Goiás (agronegócio).
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
ARRAIS,   Tadeu   Alencar. A  Produção  do  Território  Goiano  –  economia, urbanização e metropolização. Goiânia: Editora da UFG, 2013.
FONSECA, R. A industrialização de Goiás: um caso de sucesso. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/14474/1/A%20industrializa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s_11_P_BD.pdf>. Acesso em: 01, fev de 2021.
GOBBI, Leonardo Delfim. Urbanização brasileira. Disponível em: <http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira.html>. Acesso em 24 de Fevereiro de 2021.