You are currently viewing GEOGRAFIA – MEIOS DE TRANSPORTE: RISCOS E CUIDADOS NOS MEIOS DE TRANSPORTE E DE COMUNICAÇÃO.

GEOGRAFIA – MEIOS DE TRANSPORTE: RISCOS E CUIDADOS NOS MEIOS DE TRANSPORTE E DE COMUNICAÇÃO.

Meios de recolha de transporte Vetor grátis

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE GEOGRAFIA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 30/11/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

OS MEIOS DE TRANSPORTE SÃO FUNDAMENTAIS PARA O FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE. ELES PERMITEM O DESLOCAMENTO DAS PESSOAS, ALÉM DE FAZEREM CIRCULAR A PRODUÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS. ESTA SEQUÊNCIA PROPÕE QUE OS ALUNOS PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE TRANSPORTE NO MOVIMENTO DE IR E VIR DE PESSOAS E MERCADORIAS, A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E DOS SINAIS DE TRÂNSITO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E VEÍCULOS NAS RUAS, POR MEIO DO ESTÍMULO À PERCEPÇÃO E À INTERPRETAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DOS SINAIS DE TRÂNSITO.


GEOGRAFIA/2 ANO/ENSINO FUNDAMENTAL

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA ATIVIDADE VAMOS APRENDER MAIS SOBRE OS MEIOS DE TRANSPORTE. 

Meios de design de transporte Vetor grátis

OS MEIOS DE TRANSPORTE PODEM SER AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES. AÉREO: VEÍCULOS QUE SE LOCOMOVEM NO MEIO AÉREO, TAIS COMO AVIÕES, HELICÓPTEROS, BALÕES, ETC; AQUÁTICO: VEÍCULOS QUE SE LOCOMOVEM NO MEIO AQUÁTICO OU MARÍTIMO, TAIS COMO SUBMARINOS, NAVIOS, CANOAS, BARCOS, LANCHAS, ETC; TERRESTRE: VEÍCULOS QUE SE LOCOMOVEM POR VIAS TERRESTRES (RODOVIAS E FERROVIAS, POR EXEMPLO) TAIS COMO CAMINHÕES, MOTOS, CARROS, ÔNIBUS, BICICLETA, TREM, ETC;

TRANSPORTE COLETIVO OU TRANSPORTE PÚBLICO É AQUELE QUE TRANSPORTA MUITAS PESSOAS.

ATIVIDADE 1

  • LEIA AS DICAS E INDIQUE A QUE MEIO DE TRANSPORTE CADA UMA SE REFERE:  

A) NO MAR, EU NAVEGO. POSSO SER DE CARGA OU PARA TURISMO. 

B) ANDO NOS TRILHOS E APITO AO ME APROXIMAR DE UM CRUZAMENTO. 

C) LEVO AS PESSOAS À ESCOLA, AO TRABALHO E EM VIAGENS PELAS RUAS DA CIDADE OU PELAS ESTRADAS. 

D) NO AR, VIVO A TRANSPORTAR PESSOAS E CARGAS. 

E) DUAS RODAS ME LEVAM PARA LÁ E PARA CÁ EM MOMENTOS DE LAZER. 


ATIVIDADE 2

  • RECORTE OS MEIOS DE TRANSPORTE QUE VOCÊ ENCONTRAR EM REVISTAS, JORNAIS OU PANFLETOS. 

ATIVIDADE 2

  • PRODUZA UM TEXTO APRESENTANDO AS CONCLUSÕES A QUE CHEGOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE TRANSPORTE PARA A VIDA DAS PESSOAS.

AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • IDENTIFICAR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTES;
  • CONHECER TRANSPORTES AQUÁTICOS, TERRESTRES E AÉREOS;
  • IDENTIFICAR TRANSPORTE INDIVIDUAL E COLETIVO;
  • PERCEBEREM A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E DOS SINAIS DE TRÂNSITO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E VEÍCULOS NAS RUAS.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF02GE03) COMPARAR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE E DE COMUNICAÇÃO, INDICANDO O SEU PAPEL NA CONEXÃO ENTRE LUGARES, E DISCUTIR OS RISCOS PARA A VIDA E PARA O MEIO AMBIENTE E OS CUIDADOS EM SEU USO.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/