OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE GEOGRAFIA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 30/11/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
OS MEIOS DE TRANSPORTE SÃO FUNDAMENTAIS PARA O FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE. ELES PERMITEM O DESLOCAMENTO DAS PESSOAS, ALÉM DE FAZEREM CIRCULAR A PRODUÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS. ESTA SEQUÊNCIA PROPÕE QUE OS ALUNOS PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE TRANSPORTE NO MOVIMENTO DE IR E VIR DE PESSOAS E MERCADORIAS, A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E DOS SINAIS DE TRÂNSITO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E VEÍCULOS NAS RUAS, POR MEIO DO ESTÍMULO À PERCEPÇÃO E À INTERPRETAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DOS SINAIS DE TRÂNSITO.
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA ATIVIDADE VAMOS APRENDER MAIS SOBRE OS MEIOS DE TRANSPORTE.
OS MEIOS DE TRANSPORTE PODEM SER AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES. AÉREO: VEÍCULOS QUE SE LOCOMOVEM NO MEIO AÉREO, TAIS COMO AVIÕES, HELICÓPTEROS, BALÕES, ETC; AQUÁTICO: VEÍCULOS QUE SE LOCOMOVEM NO MEIO AQUÁTICO OU MARÍTIMO, TAIS COMO SUBMARINOS, NAVIOS, CANOAS, BARCOS, LANCHAS, ETC; TERRESTRE: VEÍCULOS QUE SE LOCOMOVEM POR VIAS TERRESTRES (RODOVIAS E FERROVIAS, POR EXEMPLO) TAIS COMO CAMINHÕES, MOTOS, CARROS, ÔNIBUS, BICICLETA, TREM, ETC;
TRANSPORTE COLETIVO OU TRANSPORTE PÚBLICO É AQUELE QUE TRANSPORTA MUITAS PESSOAS.
ATIVIDADE 1
- LEIA AS DICAS E INDIQUE A QUE MEIO DE TRANSPORTE CADA UMA SE REFERE:
A) NO MAR, EU NAVEGO. POSSO SER DE CARGA OU PARA TURISMO.
B) ANDO NOS TRILHOS E APITO AO ME APROXIMAR DE UM CRUZAMENTO.
C) LEVO AS PESSOAS À ESCOLA, AO TRABALHO E EM VIAGENS PELAS RUAS DA CIDADE OU PELAS ESTRADAS.
D) NO AR, VIVO A TRANSPORTAR PESSOAS E CARGAS.
E) DUAS RODAS ME LEVAM PARA LÁ E PARA CÁ EM MOMENTOS DE LAZER.
ATIVIDADE 2
- RECORTE OS MEIOS DE TRANSPORTE QUE VOCÊ ENCONTRAR EM REVISTAS, JORNAIS OU PANFLETOS.
ATIVIDADE 2
- PRODUZA UM TEXTO APRESENTANDO AS CONCLUSÕES A QUE CHEGOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE TRANSPORTE PARA A VIDA DAS PESSOAS.
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- IDENTIFICAR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTES;
- CONHECER TRANSPORTES AQUÁTICOS, TERRESTRES E AÉREOS;
- IDENTIFICAR TRANSPORTE INDIVIDUAL E COLETIVO;
- PERCEBEREM A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS E DOS SINAIS DE TRÂNSITO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E VEÍCULOS NAS RUAS.
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF02GE03) COMPARAR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE E DE COMUNICAÇÃO, INDICANDO O SEU PAPEL NA CONEXÃO ENTRE LUGARES, E DISCUTIR OS RISCOS PARA A VIDA E PARA O MEIO AMBIENTE E OS CUIDADOS EM SEU USO. |
REFERÊNCIAS: | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ |