You are currently viewing GEOGRAFIA – LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL – PRAÇAS, PARQUES: ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

GEOGRAFIA – LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL – PRAÇAS, PARQUES: ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA ATIVIDADE VAMOS FALAR SOBRE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA. EM NOSSO MUNICÍPIO (GOIÂNIA). VOCÊ CONHECE ALGUMA PRAÇA OU PARQUE NO BAIRRO QUE VOCÊ MORA? O QUE AS PESSOAS FAZEM NESSES LUGARES? VOCÊ REALIZOU ALGUMA ATIVIDADE DE LAZER E ESPORTE NESTE LOCAL?


OS ESPAÇOS DE LAZER, COMO PRAÇAS E PARQUES, SÃO ALGUNS DOS PRIMEIROS LUGARES DE CONVIVÊNCIA DOS ALUNOS COM A COMUNIDADE QUE OS CERCA. ESTA SEQUÊNCIA PROPÕE TRABALHAR NOS ALUNOS A CAPACIDADE DE CARACTERIZAR OS ESPAÇOS QUE FREQUENTAM, INSTRUINDO-OS, TAMBÉM, A IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DESSES ESPAÇOS EM FOTOS AÉREAS E A REPRESENTAR OS LUGARES DE VIVÊNCIA POR MEIO DE DESENHOS. VEJA NOSSA VIDEOAULA E APRENDA UM POUCO MAIS.

GEOGRAFIA/ 2 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

VIMOS QUE TEMOS VÁRIAS PRAÇAS E PARQUES: PARQUE FLAMBOYANT, BOSQUE DOS BURITIS, LAGO DAS ROSAS, VACA BRAVA, PRAÇA DO SOL, PRAÇA DO AVIÃO, PRAÇA TAMANDARÉ, PRAÇA CÍVICA, PRAÇA DO AMOR.

ATIVIDADE 1

  • AGORA REPRESENTE UMA PRAÇA, VISTA DE CIMA PARA BAIXO (VISÃO VERTICAL), ONDE GOSTARIAM DE BRINCAR COM SEUS COLEGAS. PENSEM EM BRINQUEDOS, ESPAÇO PARA PRÁTICA DE ESPORTES, BANCO, GRAMA, FLORES, ENTRE OUTROS CITADOS NA TROCA DE IDEIAS. DEPOIS DE DECIDIREM QUAIS ELEMENTOS VÃO COMPOR A PRAÇA, ELES DEVERÃO DESENHAR OS ELEMENTOS QUE IMAGINARAM

ATIVIDADE 2

REPRESENTE NO SEU CADERNO, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA PRAÇA, COM PESSOAS PRATICANDO AO MENOS DUAS ATIVIDADES QUE PODEM SER REALIZADAS NESSE LOCAL.


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • CARACTERIZAR OS ESPAÇOS QUE FREQUENTAM;
  • IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DESSES ESPAÇOS EM FOTOS AÉREAS E A REPRESENTAR OS LUGARES DE VIVÊNCIA POR MEIO DE DESENHOS;
  • A IMPORTÂNCIA DE PARQUES E PRAÇAS PARA COMUNIDADE.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF02GE08) IDENTIFICAR E ELABORAR DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO (DESENHOS, MAPAS MENTAIS, MAQUETES) PARA REPRESENTAR COMPONENTES DA PAISAGEM DOS LUGARES DE VIVÊNCIA. (EF02GE09) IDENTIFICAR OBJETOS E LUGARES DE VIVÊNCIA (ESCOLA E MORADIA) EM IMAGENS AÉREAS E MAPAS (VISÃO VERTICAL) E FOTOGRAFIAS (VISÃO OBLÍQUA).