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Geografia – Formação do território brasileiro

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Brasil – Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/01/23/16/57/globe-609225_960_720.jpg

Formação do território brasileiro  

O território brasileiro passou por diversas transformações ao longo da história, suas fronteiras começaram a ser definidas antes mesmo do Brasil ser reconhecido como um “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” como diz a canção do Jorge Ben Jor. 

Em 1494, no contexto das Grandes Navegações, portugueses e espanhóis assinaram o Tratado de Tordesilhas, esse acordo entre os países ibéricos garantia a divisão das terras a serem exploradas na América do Sul. 

Para estabelecer o Tratado de Tordesilhas ficou acordado que seria traçada uma linha imaginária, um meridiano, localizada em 370 léguas (aproximadamente 1.800km) a oeste do arquipélago de Cabo Verde. As terras a leste da linha imaginária seriam controladas pela Espanha e a oeste exploradas por Portugal. Veja: 

Figura I: Tratado de Tordesilhas – Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/55/Tratado_de_Tordesilhas.png

O Tratado de Tordesilhas não respeitou os limites territoriais dos povos que habitavam o continente americano, a colonização europeia na América Sul tem seus primeiros capítulos com estabelecimento desse acordo entre os países ibéricos.

Alguns anos depois, por volta de 1500, as caravelas de Pedro Álvares Cabral chegam ao Brasil iniciando a ocupação portuguesa do território brasileiro. Em 1534, Portugal adota as Capitanias Hereditárias como modelo de administração da colônia portuguesa estabelecida no Brasil. Observe: 

Figura II: Capitanias Hereditárias – Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Novo_mapa_Capitanias.jpg

Dividiu- se as terras brasileiras em 15 capitanias que foram doados a 12 donatários, escolhidos pela coroa portuguesa eram pessoas de posse, que faziam parte dos nobres em Portugal. As capitanias deveriam passar dos pais, para os filhos e por isso eram hereditárias. 

Esse modelo de administração das colônias tinha por objetivo ocupar o espaço, cultivar a terra e impedir a invasão dos povos indígenas ou de outros povos europeus ao território que agora pertence a Portugal e foi tomado dos nativos que viviam por aqui. 

Ainda que a Figura I e II, apresentem uma proposta inicial da formação do território brasileiro compreendemos que estes ainda não são os atuais limites territoriais do Brasil.

RESPONDA AS QUESTÕES

Questão 01

Disponível em: <http://nostemposdalitetatura.blogspot.com/2014/08/charges-descobrimento-do-brasil.html> acesso em 22, jan. 22. 

a) A charge aborda a chegada dos europeus na costa leste do continente sul americano, qual nação europeia estabeleceu colônia no Brasil e qual foi o modelo de colonização estabelecido? 

b) Qual é a crítica presente de forma cômica na charge em referência a colonização brasileira?


Questão 02

Por volta de 1534 a coroa portuguesa adotou um sistema de administração da sua colônia aqui no Brasil conhecido por:  

(A) Capitanias Hereditárias 

(B) Tratado de Tordesilhas 

(C) Tratado de Madri 

(D) Sesmarias


Questão 03

Vocês descobriram o Brasil, né? Conta outra Cabral

É um país cordial, carnaval, tudo igual

Bandeirantes, Anhanguera, Raposo, Castelo

São heróis ou algoz? Vai ver o que eles fizeram

Botar o nome desses cara nas estrada é cruel

É o mesmo que Rodovia Hitler em Israel

Eu só peço a Deus – Inquérito 
Composição: Levi Riera / Renan

a) No que diz respeito à chegada dos portugueses ao Brasil, qual é a crítica presente no trecho “Vocês descobriram o Brasil, né? Conta outra Cabral” ?

b) Qual foi a contribuição dos bandeirantes para ocupação do território brasileiro? Aponte qual era objetivo das bandeiras. 
c) Análise o segundo parágrafo da canção acima e responda se os bandeirantes  “São heróis ou algoz?”

QUESTÃO 04

Assinale a alternativa correta sobre o Tratado de Tordesilhas.

(A) Acordo entre os países ibéricos que garantiu a divisão das terras a serem exploradas na América do Sul. 

(B) Acordo entre Portugal e Reino Unido referente a exploração do território brasileiro, foi assinado em Boston nos Estados Unidos. 

(C) Aliança comercial entre Portugal e Holanda, garantido a venda e livre circulação de produtos portugueses extraídos no Brasil na Holanda. 

(D) Pacto assinado entre Portugal e França que garantia o desenvolvimento econômico brasileiro por meio de parcerias entre as duas colônias.


SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e vamos curti esse vídeo irado sobre a formação do território brasileiro.

Canal Geo Power “Brasil – 7° Ano – Atividade 01”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=fZ3EJtz4l3Q> acesso em 14 fev 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/

Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF07GE01-A) Identificar o imaginário/conhecimento que os estudantes possuem acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil 
Referência bibliográfica:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
As primeiras capitanias hereditárias do Brasil. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2022.
BAGGIO, Ulysses da Cunha . A formação do território brasileiro em perspectiva: modernização, desenvolvimentismo e apropriação corporativa do espaço. Estudos Geográficos (UNESP) , v. 16,N.1, p. 91-110, 2018. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2022.
FIGUEIREDO, A. H. Formação territorial. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap1.pdf>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2022.
OLIVEIRA, R. T; SANTOS, F. K. S. O início da formação territorial brasileira: Uma reflexão sobre o território em Suape. Disponível em:<periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229147>. Acesso em: 10 de Janeiro de 2022.