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GEOGRAFIA – FENÔMENOS NATURAIS: O VENTO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OS FENÔMENOS NATURAIS SÃO ACONTECIMENTOS NÃO ARTIFICIAIS, OU SEJA, QUE OCORREM SEM A INTERVENÇÃO HUMANA.

NA LINGUAGEM POPULAR, ENTRETANTO, DADO O SENTIDO COMUM DO TERMO “FENÔMENO”, ESTA EXPRESSÃO REFERE-SE, EM GERAL, AOS FENÔMENOS NATURAIS PERIGOSOS, TAMBÉM DESIGNADOS COMO “DESASTRES NATURAIS”.

O VENTO É O MOVIMENTO DAS MASSAS DE AR NA NOSSA ATMOSFERA. ELE OCORRE DEVIDO A DIFERENÇA DE TEMPERATURA E PRESSÃO DESSAS MASSAS DE UMA REGIÃO PARA OUTRA.

O AR QUENTE, POR SER MENOS DENSO, TENDE A SUBIR, ENQUANTO O AR FRIO, QUE É MAIS DENSO, DESCE.

PENSE E RESPONDA

  • EM QUE SITUAÇÕES PERCEBEMOS QUE ESTÁ VENTANDO?
  • O VENTO FORTE PODE TRAZER ALGUM TIPO DE PROBLEMA? QUAIS?
  • O VENTO É CAPAZ DE INTERFERIR EM NOSSA VIDA? COMO?

OS EVENTOS DECORRENTES DA AÇÃO DOS VENTOS, COMO OS FURACÕES PODEM TRAZER PREJUÍZOS, DESTRUIÇÕES, MAS TAMBÉM, PODEM PROPICIAR A PRODUÇÃO DE ENERGIA PROVENIENTE DOS VENTOS, A ENERGIA EÓLICA.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ENERGIA EÓLICA?

A ENERGIA EÓLICA É UM TIPO DE ENERGIA RENOVÁVEL GERADA DA FORÇA DOS VENTOS. A ESTRUTURA EM QUE OCORRE A CONVERSÃO DA ENERGIA CINÉTICA EM ELETRICIDADE É CHAMADA DE AEROGERADOR OU TURBINA EÓLICA. 

TRATA-SE DE UMA ENERGIA CONSIDERAVELMENTE MAIS BARATA DO QUE AS DEMAIS, E QUE NÃO GERA EMISSÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

CANAL: MALU RAMOS – https://youtu.be/1DJUE4xRTQ4 – ACESSO EM 18/11/2022.

VAMOS LER O POEMA: “O VENTO” VINÍCIUS DE MORAES?

ESTOU VIVO MAS NÃO TENHO CORPO

POR ISSO É QUE NÃO TENHO FORMA

PESO EU TAMBÉM NÃO TENHO

NÃO TENHO COR

QUANDO SOU FRACO

ME CHAMO BRISA

E SE ASSOBIO

ISSO É COMUM

QUANDO SOU FORTE

ME CHAMO VENTO

QUANDO SOU CHEIRO

ME CHAMO PUM!


VAMOS OUVIR UMA HISTÓRIA?

CANAL: MALU RAMOS – https://youtu.be/qjEHGx85IWM – ACESSO EM 18/11/2022.

VAMOS RESOLVER ALGUNS EXERCÍCIOS?

QUESTÃO 1

O QUE VOCÊ ACHOU DO LIVRO “QUEM SOLTOU O PUM?” QUE TAL ESCREVER A SINOPSE DO LIVRO?

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QUESTÃO 2

VAMOS FAZER O BIRUTA? OU SEJA, UM AVIÃOZINHO DE PAPEL?

FONTE: https://i.pinimg.com/564x/4e/ba/ee/4ebaeefd845d085c33e09482067a1bbc.

FONTE: https://youtu.be/VYBoou9bTSA

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-1o-ano/


Componente Curricular:GEOGRAFIA
Habilidade:(EF01GE05-A) OBSERVAR E CONHECER OS FENÔMENOS NATURAIS.
(EF01GE05-B) RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS FENÔMENOS NATURAIS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA.

REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
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