Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Êxodo Rural
Chamamos de Êxodo Rural, a migração da população do campo para as cidades. Em nosso país, houve um período em que viviam mais pessoas nas áreas rurais do que nas áreas urbanas. No entanto, o intenso êxodo rural brasileiro e o crescimento das cidades mudaram essa situação. Hoje o Brasil é um país essencialmente urbano.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
• Observe a imagem acima. Ela retrata uma das causas do êxodo rural no Brasil.
>> > Assinale a alternativa que melhor explica a situação retratada na imagem:
a) (__) O trabalho no campo era muito difícil, as famílias ganhavam pouco e trabalhavam muito, de sol a sol todos os dias da semana.
b) (__) As cidades começaram a receber indústrias (fábricas). As fábricas precisavam de trabalhadores.
c) (__) As pessoas do campo queriam ter acesso à educação (escolas), atendimento de saúde, atividades de lazer.
d) (__) O trabalhador rural começou a ser substituído pelas máquinas (tratores, plantadeiras, colheitadeiras, arados mecânicos, etc.)
QUESTÃO 2
• A letra da música a seguir, retrata a história de uma família que vivia no campo e mudou-se para a “cidade grande”.
• Leia com atenção a letra da música e responda as questões a seguir.
a) Como se chama o movimento migratório retratado na música?
b) Como o narrador descreve o local onde viviam?
c) O narrador gostava de viver no campo?
d) Qual foi o motivo da saída da família do campo para a cidade?
e) Você ou alguém da sua família conhecem alguma música, história ou livro que contem a história da migração de pessoas das áreas rurais para as urbanas?
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: UM DIA NO CAMPO
Saiba mais sobre a vida e o trabalho das pessoas que vivem nas áreas rurais.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES E ATIVIDADE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-5o-ano-ensino-fundamental/
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. |