Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Êxodo Rural
Chamamos de Êxodo Rural, a migração da população do campo para as cidades. Em nosso país, houve um período em que viviam mais pessoas nas áreas rurais do que nas áreas urbanas. No entanto, o intenso êxodo rural brasileiro e o crescimento das cidades mudaram essa situação. Hoje o Brasil é um país essencialmente urbano.
VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE MORA OU MOROU NO CAMPO (NA ROÇA, FAZENDA, SÍTIO, CHÁCARA OU ASSENTAMENTO)?
Você acha que aqui em Goiânia, há mais pessoas vivendo na cidade ou no campo?
Se você disse que em Goiânia, há mais pessoas vivendo nas cidades, você acertou.
De cada 100 pessoas que vivem no município de Goiânia, 99 vivem na cidade e apenas 1 pessoa vive no campo.
Mas, será que todos os municípios brasileiros são assim? Vamos descobrir juntos.
No Brasil, em 2022, para cada 100 habitantes, 92 viviam em áreas urbanas e 8 em áreas rurais.
Mas nem sempre foi assim, até 1960, a maior parte da população vivia no campo, pois até essa data,
- Existiam poucos empregos nas cidades.
- As famílias eram grandes, e auxiliavam no trabalho agrícola e no cuidado dos animais.
- O sustento das pessoas vinha do próprio no campo, com alimentos cultivados e produtos como carne, leite e ovos fornecidos pelos animais da propriedade.
ÊXODO RURAL
A partir da década de 1970 muitas pessoas decidiram sair do campo e ir morar nas cidades.
Esta migração (mudança das pessoas) tem um nome. Chamamos de ÊXODO RURAL a saída de pessoas que vivem no campo e vão morar nas cidades.
No Brasil houve um grande deslocamento de pessoas que viviam nas áreas rurais e foram viver nas cidades.
As cidades cresceram em tamanho e em número de habitantes. A esse processo chamamos de urbanização.
Causas do Êxodo Rural no Brasil:
- A chegada de indústrias nas grandes cidades que precisavam de trabalhadores.
- A busca por serviços de educação, saúde e lazer nas cidades.
- A substituição do trabalhador rural por máquinas no campo.
- A concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
• Observe a imagem acima. Ela retrata uma das causas do êxodo rural no Brasil.
>> > Assinale a alternativa que melhor explica a situação retratada na imagem:
a) (__) O trabalho no campo era muito difícil, as famílias ganhavam pouco e trabalhavam muito, de sol a sol todos os dias da semana.
b) (__) As cidades começaram a receber indústrias (fábricas). As fábricas precisavam de trabalhadores.
c) (__) As pessoas do campo queriam ter acesso à educação (escolas), atendimento de saúde, atividades de lazer.
d) (__) O trabalhador rural começou a ser substituído pelas máquinas (tratores, plantadeiras, colheitadeiras, arados mecânicos, etc.)
QUESTÃO 2
• A letra da música a seguir, retrata a história de uma família que vivia no campo e mudou-se para a “cidade grande”.
• Leia com atenção a letra da música e responda as questões a seguir.
a) Como se chama o movimento migratório retratado na música?
b) Como o narrador descreve o local onde viviam?
c) O narrador gostava de viver no campo?
d) Qual foi o motivo da saída da família do campo para a cidade?
e) Você ou alguém da sua família conhecem alguma música, história ou livro que contem a história da migração de pessoas das áreas rurais para as urbanas?
QUESTÃO 3
Se o êxodo rural não tivesse ocorrido de forma tão intensa no Brasil, o que seria mais provável que acontecesse?
a) As cidades brasileiras teriam menos indústrias
b) As áreas rurais teriam mais escolas e hospitais
c) A urbanização no Brasil seria menos acentuada
d) As áreas urbanas seriam ainda mais populosas
QUESTÃO 4
Se você fosse um jovem morando no campo durante a década de 1970, quais seriam suas motivações para se mudar para a cidade? Justifique sua resposta.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: UM DIA NO CAMPO
Saiba mais sobre a vida e o trabalho das pessoas que vivem nas áreas rurais.
Autoria: | Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro |
Formação: | Mestra em Ensino na Educação Básica. Graduada em Geografia e em Pedagogia. |
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. |
Referência (s): | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008. |