You are currently viewing Geografia – Europa e Ásia: Uso do solo.

Geografia – Europa e Ásia: Uso do solo.

Olá, estudante (a). Esta videoaula de Geografia do 9º ano foi veiculada na TV no dia 04/11/2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender a ocupação e uso do solo da Ásia e Europa.

Temática – Geografia – Europa e Ásia: Uso do solo. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1593619>. Acesso em: 07 de Outubro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Europa e Ásia: Uso do solo.

GEOGRAFIA | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: AILTON

Europa e Ásia: Uso do solo

Ásia: Uso do solo

O termo uso do solo é comumente visto com frequência em planos urbanos e sites de diversas prefeituras. Podemos definir uso do solo como a ocupação e utilização do espaço geográfico pelas atividades humanas, sendo assim, o solo pode ser utilizado de diferentes formas e dependendo de como está sendo ocupado pode gerar maior ou menor impacto ambiental. 

O continente asiático é o maior do mundo em extensão territorial, entre as diversas possibilidades de regionalização, foi proposta a divisão do continente levando em consideração a localização geográfica, como observamos na Figura I, o continente foi dividido em:  Ásia Setentrional, Central, Meridional, Oriental (extremo oriente), Países do Cáucaso e Oriente Médio. Observe a divisão regionalização da Ásia:

Figura I: Ásia: regionalização com base na localização dos países. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p, 151.

A Ásia abriga o maior contingente populacional do planeta Terra, 4 a cada sete pessoas do mundo vivem no continente asiático. China e Índia são países que já ultrapassaram a marca de um bilhão de habitantes, o que nos permite compreender que parte do território asiático é utilizado como áreas urbanas. Veja:

Figura II: Ásia: Densidade demográfica. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p,165.

O continente asiático é formado por aproximadamente 50 países e com densidade demográfica de 91 hab./km², como podemos observar na Figura II, as áreas litorâneas apresentam maior concentração populacional, os grandes vazios demográficos no centro do continente, extremo norte e na região da península arábica (Oriente Médio) podem ser explicados pela ausência de dinamismo econômico e fatores físicos como clima, relevo e hidrografia que são fatores repulsivos e dificultam a ocupação. Nas regiões onde encontramos maior concentração populacional também observamos a presença de grandes cidades onde o uso do solo é, em grande parte, para fins residenciais.

Figura III: Ásia: Uso da terra. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p,150.

A Figura III, aponta as diversas atividades agrícolas que ocorrem no território asiático onde podemos encontrar áreas com a vegetação nativa preservada, espaços com baixa ou nenhuma ocorrência da atividade agropecuária em decorrência das condições climáticas, do relevo e hidrografia. A agropecuária asiática é bastante diversificada e convive com práticas tradicionais e regiões com emprego de altíssima tecnologia, no sudeste da Ásia o plantio de arroz (rizicultura) é uma das principais atividades econômicas e geralmente praticada de forma tradicional utilizando inclusive o emprego de força animal.   

Nas regiões de deserto e estepe encontramos menos espaços destinados às atividades agrícolas,  no Oriente Médio e Ásia Central (Figura I) que estão localizadas em áreas de deserto e estepe (Figura III) destaca- se as atividades extrativistas de petróleo e gás natural, na Ásia Setentrional encontramos menores densidades demográficas em decorrência do clima frio que dificulta a ocupação humana.

Europa: Uso do solo

Assim como ocorre em qualquer outro continente, fatores como clima, hidrografia e relevo influenciam a ocupação e uso do solo. De forma geral a Europa apresenta elevados índices de densidade demográfica em boa parte do seu território, o que nos permite compreender que grandes áreas estão destinadas à habitação e ainda assim é possível verificar outras atividades de uso do solo. Veja:

Figura IV: Europa: Uso da Terra. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p,89.

No extremo norte do continente encontramos áreas em rosa, o que indica terras improdutivas e em decorrência do frio essa região apresenta baixos índices demográficos tendo a criação de renas e extração de madeira e celulose como principais atividades. Em tons verde e alaranjado, ocupando a região central, destaca- se as atividades agropecuárias com diversidade de plantio de grãos (especialmente trigo, aveia e milho), devido o clima semiárido próximo ao Mar do Cáspio é comum o cultivo de algodão por irrigação. Agricultura mediterrânea com destaque para o cultivo de oliveira e arroz, ocorre no extremo sul do continente europeu.  

Atividades 

Questão 1 – Por que fatores como clima, hidrografia e relevo influenciam a ocupação e uso do solo?

Questão 2 – Ao observar a Figura III é possível afirmar que no continente asiático não existe nenhuma indústria ou qualquer tipo de produção tecnológica?


Habilidade estruturante:(EF09GE17-A) Analisar e relacionar as características físico-naturais com a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
________________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. Ásia. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/Ásia/480680>. Acesso em: 23 de setembro de 2021.
SANTOS. L. L. O desafio perene da integração na Ásia Central. Disponível em:<http://observatorio.repri.org/2020/05/21/o-desafio-perene-da-integracao-na-asia-central/>. Acesso em: 23 de setembro de 2021.
PEÑA, R. Perda de solo prejudica a produção e o meio ambiente. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?71982/Perda-de-solo-prejudica-producao-e-meio-ambiente>. Acesso em: 23 de setembro de 2021.