You are currently viewing Geografia – Europa e Ásia: Meios naturais.

Geografia – Europa e Ásia: Meios naturais.

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 07/10/2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos conhecer as diversas paisagens que compõem o meio natural da Ásia e Europa.

Temática – Geografia – Europa e Ásia: Meios naturais. Disponível em: <pixabay.com/photo>. Acesso em: 13 de Setembro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Europa e Ásia: Meios naturais.

GEOGRAFIA | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: AILTON

Europa e Ásia: Meios naturais

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a divisão da Europa e a Ásia leva em consideração fatores políticos, por ter terras contínuas o continente europeu estaria muito mais próximo de ser uma península asiática do que uma massa continental única. Porém, vamos nos concentrar nas semelhanças que encontramos entre clima e vegetação quando consideramos regiões com mesma latitude. Veja o mapa dos principais biomas do mundo:

Figura I: Principais Biomas do Mundo. Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Bioma. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/bioma/480789>. Acesso em: 01 de setembro de 2021.

Aparentemente a impressão é que estamos falando apenas de vegetação, por conta dos nomes dados aos principais biomas do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os biomas são caracterizado pela diversidade própria de fauna e flora que é resultado pelo agrupamento de tipos de vegetação, condições geológica e clima semelhante e que, historicamente, sofrem os mesmos processos de formação da paisagem, sendo compreendido como um conjunto de vida vegetal e animal. Logo, na Figura I, podemos observar a distribuição dos principais biomas do mundo e devemos levar nossa atenção para Ásia e Europa. Observe o mapa climático:

Figura II: Tipos de clima. Fonte: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.62.

A Figura II apresenta os tipos de clima e como podemos ver as regiões localizadas nas mesmas latitudes apresentam climas semelhantes, as latitudes são um dos fatores climáticos quanto mais próximo da linha do equador maiores são as temperaturas e em áreas de alta latitude tendem a ser mais frias. Para se definir os biomas, Figura I, é preciso considerar a relação entre clima e vegetação que na formação das grandes paisagens naturais são semelhantes, por exemplo, em regiões mais frias a vegetação é adaptada para suportar temperaturas mais baixas.  Veja o mapa da vegetação:

Figura III: Tipos de vegetação. Fonte: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2004. p.40.

No continente europeu, ao observar a Figura III, encontramos cobertura vegetal do tipo Tundra, Alta Montanha, Floresta Coníferas e Temperadas, Herbáceas e Mediterrâneas. Lembrando que a atual ocupação do solo não está sendo considerada nessa imagem e que em algumas regiões da Europa devido à ocupação humana boa parte da vegetação original já não existe mais, vamos conhecer algumas características da vegetação europeia e sua relação com o clima.

Tundra: Ocorre predominantemente nas regiões polares, formada por musgos, líquens  e plantas de pequeno porte que florescem após o degelo. 

Florestas Coníferas (Taiga) ou Boreal: Formada principalmente por pinheiros e árvores coníferas ocorre em regiões de clima temperado e polar. O formato das árvores auxilia para que a neve escorra e não fique depositada em suas folhas que apresentam formato de agulhas e são cobertas com uma fina camada de cera que serve como proteção às baixas temperaturas. 

Florestas temperadas: São encontradas em regiões de clima temperado e subtropical, apresentam as quatro estações do ano bem definidas com verão quente e úmido e inverno frio. Apresenta menor densidade e biodiversidade que as florestas tropicais, os carvalhos e castanheiras predominam como vegetação.

Mediterrânea: Localizada no sul da europa apresenta clima mediterrâneo caracterizado pelos verões quentes e secos e invernos chuvosos. A vegetação arbórea e árvores de médio porte são predominantes e convivem com coelhos e raposas que são os principais representantes da fauna. 

Formações herbáceas: Ao analisar Figura I e III, compreendemos que essa vegetação está ligada aos biomas das Pradarias e a Savanas, no entanto, na Europa, estamos mais próximos das Pradarias que ocorrem em regiões de clima semiárido e temperados, em algumas regiões marcam a transição para o clima desértico. Apresenta árvores de todos os portes, mas em sua maioria de pequeno a médio porte com vegetação espaçada por gramíneas. 

Alta montanha: Também pode ser conhecida por vegetação de altitude, ocorre em área de elevada altitude (2.500m em média), predomina a vegetação arbustiva e rasteira devido menor concentração oxigênio e solos mais rasos as plantas de menor estatura acabam tendo as condições necessárias para sobreviver nessas regiões. 

Ao pesar o continente asiático, devemos considerar que algumas regiões não encontram- se na mesma latitude do continente europeu e por isso podemos encontrar biomas diferentes aos que estão presentes na Europa, como Ásia também apresenta maior extensão territorial além dos biomas já citados na descrição da vegetação europeias encontramos: 

Florestas tropicais ou equatoriais: Localizadas entre os trópicos e principalmente próximas à Linha do Equador. Apresentam grande biodiversidade e florestas densas, ocorrem em regiões de clima quente e úmido apresentando elevadas temperaturas e bons índices pluviométricos bem distribuídos ao longo do ano. 

Deserto: A vegetação é adaptada ao clima seco e as baixas precipitações, formada por gramíneas pequenos arbustos e cactos. Nas China, encontramos o deserto de Gobi que é gelado e apresenta baixíssimas temperaturas. Os desertos não são apenas quentes, são definidos como lugares inóspito e que apresentam baixíssimos índices pluviométricos, na Ásia encontramos desertos quentes e também gelados.  

Savana: Ocorre em áreas de clima tropical apresentando longos períodos de estiagem e temperaturas elevadas ao longo do ano inteiro. Apresenta vegetação de médio porte, espaçada e são capazes de resistir a longos períodos sem chuva, no Brasil são recebem o nome de Cerrado e Caatinga. 

Atividade 

Questão 1 – Observe a Figura I e II. Por que algumas regiões da Ásia, Europa e América do Norte apresentam semelhanças entre os biomas e climas?  

Questão 2 – Pesquise na internet, ou no seu livro didático, quais foram as principais causas de desmatamento na Ásia e na Europa.


Habilidade estruturante:(EF09GE16-A) Identificar e comparar os diferentes biomas existentes nos países europeus, asiáticos e da Oceania.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
________________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
Bioma. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/bioma/480789>. Acesso em: 01 de setembro de 2021.
Bioma. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/bioma/480789/recursos/177582>. Acesso em: 01 de setembro de 2021.
IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2004. p.40.
____. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.62.