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Geografia – Escalas cartográficas.

Olá, estudante (a). Esta videoaula de Geografia do 6º ano foi veiculada na TV no dia 01/11/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender como podemos utilizar as escalas cartográficas.

Temática – Geografia – Escalas cartográficas. Disponível em: <>. Acesso em: 06 de Outubro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Escalas cartográficas.

GEOGRAFIA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: AILTON

Escalas cartográficas

Os mapas são representações da realidade em tamanho reduzido, as escalas apontam a proporção que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa. Podemos encontrar escalas gráficas e numéricas ainda que sejam compostas pelas mesmas informações não são iguais. Veja:

Figura I: Escala Fonte: Autor

Como podemos observar na Figura I, que apresenta escalas numéricas e gráficas correspondentes, às escalas numéricas sempre vão começar com o número 1 que representa a distância percorrida no mapa e em seguida temos a distância percorrida na realidade em centímetros, logo uma escala de 1: 5 000 000 cm (Dever ser lida: um para cinco milhões) está nos informando que 1 centímetro percorrido no mapa é igual a 5 000 000 de centímetros percorridos na realidade.

Na primeira linha da Figura I, podemos observar a escala numérica citada no exemplo  anterior e ao seu lado a escala gráfica correspondente, isso mesmo são iguais e estão nos apresentado a mesma informação. A escala gráfica aponta que a cada 1 centímetro percorrido no mapa representa 50 km na realidade, se formos converter cm em km, 50 km equivale a 5 000 000 de centímetros. 

Escalas grandes e pequenas 

Entre as escalas 1: 5 000 cm e 1: 5 000 000 cm, você saberia me responder qual é a maior? 

Isso mesmo, a escala de 1: 5 000 cm em cartografia é a maior sendo considerada uma escala grande, essa escala representa uma área menor do espaço geográfico com maior riqueza de detalhes. A escala considerada menor a 1: 5 000 000 cm, representa maior área e menos detalhes do espaço geográfico.  

Como calcular distâncias pelas escalas   

Se as escalas não estão nos mapas por acaso, precisamos compreender como utilizá-las para calcular a distância percorrida no mapa e na realidade. Veja:

Figura II. Brasil: Grandes regiões. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 65.

Considerando a escala gráfica do mapa, presente na Figura II, e sabendo que a distância percorrida no mapa entre os pontos A e B (extensão da linha amarela) foi de quatro centímetros, ficou muito fácil responder. Só foi preciso multiplicar a distância percorrida no mapa com a escala e o resultado foi a distância percorrida na realidade. Então, se você sair exatamente do local onde está o ponto A e ir em direção ao ponto B em linha reta terá percorrido 2. 200 km.

Para encerrar é preciso salientar que escalas geográficas e cartográficas não são a mesma coisa, as escalas geográficas dizem respeito a abrangência de um determinado fenômeno de acordo com sua escala de ocorrência local, municipal, estadual, regional, nacional ou mundial. 

Atividades

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores. 

Questão 1 –  Daniela percorreu 5 cm em um mapa com escala de 1: 10 000 000 cm. Sabendo disso, calcule qual foi a distância percorrida na realidade.

Questão 2 –  Assinale a alternativa que apresenta a escala pequena de um mapa. 

a) 1: 5 000 cm

b) 1: 50 000 cm 

c) 1: 500 000 cm 

d) 1: 5 000 000 cm


Habilidade estruturante: (EF06GE08-C) Compreender, interpretar e medir as distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. 
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
FARIAS, P. S. C.  A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.