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Geografia – Como calcular distâncias pelas escalas

Olá, estudante. Esta videoaula de Geografia do 6º ano foi veiculada na TV no dia 29/11/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender como podemos utilizar as escalas cartográficas.

Temática – Geografia – Escalas cartográficas. Disponível em: <pixabay.com/photo>. Acesso em: 03 de Novembro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Como calcular distâncias pelas escalas

GEOGRAFIA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: AILTON

Como calcular distâncias pelas escalas

Os mapas representam a realidade em tamanho reduzido, as escalas apontam a proporção que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa e não estão lá apenas para decoração, precisamos compreender como utilizá-las para calcular a distância percorrida no mapa e na realidade. Veja:

Figura I. Brasil: Grandes regiões. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 65.

Considerando a escala gráfica do mapa, presente na Figura II, e sabendo que a distância percorrida no mapa entre os pontos A e B (extensão da linha amarela) foi de quatro centímetros, ficou muito fácil responder. Só foi preciso multiplicar a distância percorrida no mapa com a escala e o resultado foi a distância percorrida na realidade. Então, se você sair exatamente do local onde está o ponto A e ir em direção ao ponto B em linha reta terá percorrido 2. 200 km.

No exemplo anterior utilizamos a escala gráfica, mas você já pensou como resolver um exercício que envolve escala numérica. Por exemplo, suponhamos que Maria mediu a distância de sete centímetros entre o ponto A e B em um mapa com escala de 1:50 000 000cm, qual é a distância na realidade?

Para resolver é bem simples, a escala nos aponta que um centímetro percorrido no mapa corresponde a cinquenta milhões de centímetros na realidade, primeiro precisamos converter a nossa escala de centímetros para quilômetros e para tanto basta cortar cinco zeros logo 50 000 000cm é igual a 500km. Em seguida vamos multiplicar a escala (500 km) pela distância aferida no mapa (7cm) e o resultado (3 500km) é a distância percorrida na realidade. Veja:

Figura II. Cálculo escala. Fonte: Autor

E se o seu mapa apresentar uma escala gráfica diferente da Figura I, você sabe como resolver? Veja:

Figura III. Cálculo escala. Fonte: Autor

Na Figura III, observamos a escala gráfica nos apontando que a cada dois centímetros percorridos no mapa equivale a duzentos quilômetros na realidade, lembrando que cada espaço na escala gráfica mede um centímetro. Neste caso, foi necessário descobrir quantos quilômetros na realidade equivalia cada centímetro do mapa e logo em seguida multiplicar pela distância aferida no mapa entre o ponto A e B. 

Atividades

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores. 

Questão 1 –  Daniela percorreu 5 cm em um mapa com escala de 1: 10 00 000 cm. Sabendo disso, calcule qual foi a distância percorrida na realidade.


Habilidade estruturante: (EF06GE08-C) Compreender, interpretar e medir as distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. 
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
FARIAS, P. S. C.  A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.