You are currently viewing Geografia e História – Meu lugar no mundo

Geografia e História – Meu lugar no mundo

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 03/06/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá criança, tudo bem com você?
Para um melhor desempenho do exercício de cidadania é preciso compreender que participamos de uma grande nação e que esta, independente das suas fronteiras merece e precisa ser vista com respeito.
Para melhor se localizar, faremos uma viagem conhecendo algumas divisões territoriais: dos continentes ao município de Goiânia. Falando em município, você sabia que a cidade é a junção do espaço urbano e rural? A relação entre o campo e a cidade, o fluxo de pessoas e produtos são fundamentais para a manutenção desses dois espaços.
Na videoaula, abordaremos também que para cada localidade desenvolver os seus assuntos é necessário à realização de atividades políticas e administrativas e criar órgãos específicos para tratar de diferentes demandas.
Vamos lá? Já pegou seu material? Sua participação é fundamental!

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Geografia | Turma D | 4º Ano | Ciclo da Infância

ATIVIDADE 1

Observe o gráfico a seguir, que representa a porcentagem da população que vive na zona urbana nas regiões brasileiras:

Porcentagem da população brasileira que vive em área urbana, por Região (2015): Brasil 85%; Sudeste 93%; Centro-Oeste 90%; Sul 86%; Norte 75%; Nordeste 73%

Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em: 06/05/2021

A – De acordo com o gráfico qual é a região do país que apresenta uma maior porcentagem da população vivendo em área urbana? E qual a região que tem a menor porcentagem?

B – A região em que você vive está representada no mapa em qual cor?

C –  Quais os motivos, na sua opinião, levam a situação de termos mais pessoas vivendo nas cidades do que no campo?

ATIVIDADE 2

A imagem a seguir representa a sede da Câmara Municipal de Goiânia, que é o lugar onde os Vereadores desempenham suas funções.

Disponível em: https://www.goiania.go.leg.br/institucional/Localizacao. Acesso em: 06/05/2021

A – Os Vereadores integram qual poder: Legislativo, Judiciário ou Executivo? Você se lembra? Caso ache necessário, assista novamente a videoaula e relembre dos assuntos abordados.

B – Imagine que você foi convidado para participar de uma reunião na Câmara Municipal, os vereadores querem te ouvir! Qual será a sua sugestão para que Goiânia fique cada dia melhor? Redija um pequeno texto em seu caderno contando sobre este momento.

ATIVIDADE 3

Um por todos, todos por um! A cidadania é a soma dos direitos e deveres exercidos por quem vive em sociedade. Seus direitos necessitam ser garantidos e os deveres cumpridos,  afinal cada um precisa fazer sua parte para o bem de todos!  Continue a frase:
Ser cidadão é…

Habilidade estruturante (EF04GE03-A) Identificar a organização política e administrativa do município onde mora.
(EF04GE03-B) Identificar quais são os órgãos do  poder público municipal  e suas funções.
EF04GE05-A) Distinguir  unidades político-administrativas oficiais nacionais, Distrito  Federal,  Município,  Unidade da Federação e Regiões Brasileiras, suas fronteiras e sua hierarquia,  localizando seus  lugares de  vivência.
(EF04GE04-B) Analisar a interdependência campo-cidade, considerando fluxos econômicos, de  informações, de  ideias  e de  pessoas.
(GO-EF04HI06-B) Discutir o êxodo rural e identificar  os resultados da intervenção humana  e tecnológica na natureza e suas consequências.