You are currently viewing Geografia – Domínios morfoclimáticos.

Geografia – Domínios morfoclimáticos.

Olá, estudante (a).  Esta videoaula de Geografia do 7º ano foi veiculada na TV no dia 02/11/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender a formação dos Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

Temática – Geografia – Domínios morfoclimáticos. Disponível em: <https://pixnio.com/free-images/2020/12/01/2020-12-01-11-42-08-1350×900.jpg>. Acesso em 06 de Outubro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Domínios morfoclimáticos.

GEOGRAFIA | 7º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: AILTON

Domínios morfoclimáticos

O geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber, por volta de 1960, considerou a relação entre relevo, clima, vegetação, solo e hidrografia para estabelecer os domínios morfoclimáticos e fitogeográfico. Classificando o espaço geográfico em seis domínios, são eles: amazônico, caatinga, cerrado, mares de morro, araucárias e pradarias. Aziz identificou espaços onde não era possível estabelecer um único domínio, pois haviam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos, essas regiões foram classificadas como áreas de transição. Veja a Figura I, que apresenta a localização dos domínios morfoclimáticos pelo território brasileiro:

Figura I: Domínios morfoclimáticos. Fonte: https://commons.wikimedia.org. Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:15_Dominios_Moforclimaticos.jpg.

Domínio Amazônico: Cobre praticamente toda região norte do Brasil, é o maior domínio morfoclimático em extensão territorial. Apresenta clima equatorial úmido com elevadas temperaturas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano, o relevo é caracterizado por baixas altitudes sendo possível visualizar planícies, planaltos e depressões. 

A vegetação da floresta amazônica, equatorial e densa, é predominante nesse domínio que abriga a maior biodiversidade do mundo. Ainda que os solos não sejam, em sua maioria, férteis, a própria floresta deposita matéria orgânica sobre o solo, que serve como nutrientes para o desenvolvimento da vegetação que pode ser classificada em mata de igapó, várzea e terra firme. A bacia do Rio Amazonas e Araguaia- Tocantins compõem os recursos hídricos deste domínio.

Figura II: Domínio Amazônico. Fonte: https://commons.wikimedia.org. LINK: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2e/Parque_Nacional_do_Viru%C3%A1_%283%29.jpg

Domínio Caatinga:  Localizado na região nordeste, a caatinga é uma paisagem natural encontrada apenas no Brasil. O clima semiárido caracterizado por poucas chuvas, baixa umidade e elevadas temperaturas, os solos rasos e pouco permeáveis são predominantes para definir a vegetação desse domínio que são adaptadas às condições citadas e apresentam estrutura de pequeno e médio porte sendo capaz de armazenar água em seu interior. 

O relevo é formado principalmente por depressões, cercado por planaltos que impedem a chegada de massas de ar úmidas vindas do oceano atlântico, os rios em sua grande maioria são intermitentes (secam durante um período do ano).

Figura III: Domínio da Caatinga. Fonte: https://commons.wikimedia.org.Link: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e8/CAATINGA_bioma_brasileiro.jpg

Domínio Cerrado: Localizado principalmente na região centro- oeste do Brasil, o cerrado apresenta clima tropical com duas estações do ano bem definidas verão (quente e chuvoso) e inverno (quente e seco), é possível observar longos períodos de estiagem. Boa parte do solo é pouco fértil e apresenta elevado índices de acidez, sendo necessária a calagem para viabilizar o plantio (técnica que adiciona calcário no solo para reduzir a acidez).

Ainda que apresente baixas altitudes o relevo destaca- se pelo planalto. Ainda que haja predomínio da vegetação de pequeno e médio porte é possível encontrar árvores de grande porte e florestas densas (cerradão), em sua maioria as árvores do cerrado apresentam cascas grossas, troncos e galhos retorcidos, além de raízes profundas que são necessárias para retirar água dos reservatórios subterrâneos que são muito comuns neste domínio morfoclimático. 

Conhecido como divisor de águas ou caixa d’água do Brasil esse domínio abriga nascentes de importantes rios brasileiros ou de seus principais afluentes, entre eles estão o rio Paraná, São Francisco, Tocantins, Araguaia e  Parnaíba.

Figura IV: Domínio do Cerrado. Fonte: https://cdn.pixabay.com. Link: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/05/21/19/58/cerrado-777773_960_720.jpg

Domínio Mares de morro: Estende- se por toda faixa litorânea brasileira, recebe esse nome devido a forma do relevo (convexo) onde é possível observar um conjunto de morro arredondados, as planícies litorâneas e regiões serranas também compõem o relevo desse domínio. O clima é variável e depende da latitude da porção analisada, no nordeste encontramos o clima tropical quente e úmido e ao sul subtropical. A vegetação predominante é a Mata Atlântica.

Figura V: Domínio Mares de Morro. Fonte: https://commons.wikimedia.org.Link: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f1/Maresdemorros.JPG/800px-Maresdemorros.JPG

Domínio das Araucárias: Localizado em região subtropical, apresenta solo fértil e o pinheiro do paraná como principal representante da vegetação da mata de araucárias. Se comparada às regiões tropicais do território brasileiro apresenta temperaturas mais baixas e bastante umidade em alguns meses do ano a geada pode ser vista neste domínio.

Figura VI: Domínio das Araucárias. Fonte: https://live.staticflickr.com Link: https://live.staticflickr.com/7074/6885716916_c344bc916b_c.jpg

Domínio das Pradarias: Assim como as Araucárias este domínio está localizado em zonas climáticas temperadas  e por isso apresenta temperaturas mais baixas do que o restante do país, formado por planícies e com predomínio da vegetação do tipo gramíneas também pode ser chamado de campos sulinos.

Figura VII: Domínio das Pradarias. Fonte: https://commons.wikimedia.org.Link: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/22/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ecol%C3%B3gica_do_Taim.jpg

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores.

Atividades

Questão 1 – Observe a Figura I e aponte em qual domínio morfoclimático está localizado o estado em que você mora.  

Questão 2 – Descreva quais são as atividades responsáveis pela degradação ambiental do domínio que você identificou na questão 01.


Habilidade estruturante: (EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos. 
Referências:AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
______________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
A NATUREZA DA FORMAÇÃO VEGETAL DO BRASIL. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/438/7/geo_m3d5_tm05.pdf>.Acesso em: setembro de 2021.
SILVA, A. O. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228990/23395>. Acesso em: setembro de 2021.