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Geografia – Do mapa a realidade

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Os mapas representam a realidade em tamanho reduzido, as escalas apontam a proporção que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa e não estão lá apenas para decoração, precisamos compreender como utilizá- las para calcular a distância percorrida no mapa e na realidade.

Mapa carro – https://pixabay.com/pt/photos/feriados-carro-mapa-viajar-por-1283014/

Questão 01

Transforme as escalas numéricas em gráficas.

a) 1: 50 000 000 cm

b) 1: 2 800 000 cm 

c) 1: 300 000 cm

Questão 02

João traçou no mapa uma linha reta entre o ponto A e B medindo 6 cm. Sabendo que a escala desse mapa é de 1: 3 700 000 cm, qual seria a distância entre os pontos na realidade?

Questão 03

Grande regiões brasileiras – Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 65. (adaptada)

Alice, após descobrir sobre os aspectos da culinária paraense, decidiu traçar uma linha reta entre os estados de Goiás e do Pará. Utilizando o mapa “Brasil: grandes regiões (IBGE)”, presente no seu livro de Geografia, Alice descobriu que a distância entre o ponto A e B é de 4 cm.

Sabendo disso, qual é a distância real entre o ponto A e B traçado por Alice?

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 18 – Escalas – 6º Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_3Gxlyccx60>. Acesso em: 16, dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/


Habilidade:(EF06GE08-C)Compreender, interpretar e medir as distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
FARIAS, P. S. C.  A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 12 de novembro de 2022.