Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Os mapas representam a realidade em tamanho reduzido, as escalas apontam a proporção que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa e não estão lá apenas para decoração, precisamos compreender como utilizá- las para calcular a distância percorrida no mapa e na realidade.
Questão 01
Transforme as escalas numéricas em gráficas.
a) 1: 50 000 000 cm
b) 1: 2 800 000 cm
c) 1: 300 000 cm
Questão 02
João traçou no mapa uma linha reta entre o ponto A e B medindo 6 cm. Sabendo que a escala desse mapa é de 1: 3 700 000 cm, qual seria a distância entre os pontos na realidade?
Questão 03
Alice, após descobrir sobre os aspectos da culinária paraense, decidiu traçar uma linha reta entre os estados de Goiás e do Pará. Utilizando o mapa “Brasil: grandes regiões (IBGE)”, presente no seu livro de Geografia, Alice descobriu que a distância entre o ponto A e B é de 4 cm.
Sabendo disso, qual é a distância real entre o ponto A e B traçado por Alice?
SAIBA MAIS
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Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/
Habilidade: | (EF06GE08-C)Compreender, interpretar e medir as distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 12 de novembro de 2022. |