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Geografia – Desigualdade Social

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Desigualdade Social

A desigualdade social é um processo existente em vários países do mundo. Ela é mais evidente quando ocorre um desequilíbrio econômico e social no padrão de vida dos habitantes de um país, estado ou município. O Brasil é um dos países com índices mais preocupantes de desigualdade social entre as pessoas.

Homeless woman holding hands out for help
https://www.freepik.com/free-photo/homeless-woman-holding-hands-out-help_11219942.htm

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO

• Leia o texto a seguir e encontre as palavras em negrito no caça-palavras.

A desigualdade social não é apenas uma condição de renda. As pessoas têm acesso desigual a serviços de educação, saúde e lazer. Há também grandes diferenças nos tipos de moradia, na qualidade da alimentação e no acesso ao saneamento básico. Muitas pessoas em nosso país não têm esses direitos garantidos plenamente.

QUESTÃO 2

• No seu bairro você percebe a desigualdade social? As casas são todas iguais? Todos têm acesso aos direitos básicos?
• Converse com quem cuida de você e pergunte como eles percebem as desigualdades no local onde vocês moram.

SAIBA MAIS

AGORA, ASSISTA O VÍDEO: MIGRAÇÃO HUMANA

De onde viemos e para onde vamos? Neste vídeo você vai saber mais sobre as migrações dos seres humanos.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES E ATIVIDADE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-5o-ano-ensino-fundamental/

Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.”