You are currently viewing GEOGRAFIA – DE ONDE VEM A ÁGUA?

GEOGRAFIA – DE ONDE VEM A ÁGUA?

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

DE ONDE VEM A ÁGUA?

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR EM QUANTOS LUGARES DIFERENTES PODEMOS ENCONTRAR ÁGUA?

POIS SAIBA QUE PARA CHEGAR ATÉ A SUA CASA, A ÁGUA TEM ORIGEM NA NATUREZA EM LOCAIS COMO:

  • NASCENTES: AS NASCENTES SÃO COMO AS FONTES DA ÁGUA. ELAS SÃO OS LUGARES ONDE A ÁGUA DOCE COMEÇA A FLUIR PARA FORA DA TERRA.
  • RIOS E CÓRREGOS: OS RIOS E CÓRREGOS SÃO COMO AS ESTRADAS DA ÁGUA. ELES LEVAM A ÁGUA DAS NASCENTES PARA OUTROS LUGARES, COMO LAGOS, MARES, OCEANOS E TAMBÉM OUTROS RIOS. IMAGINE-OS COMO VERDADEIROS CARREGADORES DE ÁGUA.
  • LAGOS E LAGOAS: OS LAGOS E LAGOAS SÃO COMO GRANDES PISCINAS NATURAIS. ELES SÃO LUGARES ONDE A ÁGUA FICA PARADA POR UM TEMPO. É COMO SE A ÁGUA ESTIVESSE TIRANDO UM TEMPINHO PARA DESCANSAR.
  • MARES E OCEANOS: OS MARES E OCEANOS SÃO OS MAIORES RESERVATÓRIOS DE ÁGUA DO PLANETA TERRA! ELES SÃO TÃO GRANDES QUE ÀS VEZES PARECE QUE NUNCA VÃO ACABAR. ELES TAMBÉM SÃO O LAR DE MUITOS ANIMAIS MARINHOS INCRÍVEIS COMO AS BALEIAS, POLVOS E ESTRELAS DO MAR.
  • REPRESAS: AS REPRESAS SÃO COMO GRANDES DEPÓSITOS DE ÁGUA FEITOS PELO SER HUMANO. ELAS SÃO CONSTRUÍDAS PARA AJUDAR A CONTROLAR O FLUXO DA ÁGUA E FORNECER ÁGUA PARA NOSSAS CASAS E CIDADES. É COMO SE FOSSEM GRANDES PISCINAS QUE AJUDAM AS PESSOAS!

A ÁGUA É ESSENCIAL PARA A VIDA DE TODAS AS CRIATURAS DA TERRA. SEM ÁGUA, NÃO HÁ VIDA! SEM ELA NÃO PODERÍAMOS BEBER, TOMAR BANHO, OU CULTIVAR ALIMENTOS!

VOCÊ SABIA?

EM LOCAIS ONDE OCORREM BAIXAS TEMPERATURAS, COMO OS TOPOS DAS MONTANHAS, HÁ OUTRA FONTE DE ÁGUA? É A NEVE E O GELO: NAS ESTAÇÕES MAIS QUENTES A NEVE OU O GELO DERRETEM, E A ÁGUA É LIBERADA, CONTRIBUINDO PARA O ABASTECIMENTO DE RIOS E LAGOS. VEJA COMO ISSO OCORRE NA IMAGEM NO COMEÇO DO TEXTO.

ÁGUA EM PERIGO?

PRECISAMOS CUIDAR BEM DA ÁGUA, PORQUE SE A USARMOS DE FORMA ERRADA, PODEMOS CAUSAR PROBLEMAS PARA O MEIO AMBIENTE E PARA NÓS MESMOS. POR EXEMPLO, SE JOGARMOS LIXO NAS RUAS OU FORA DAS LATAS DE LIXO, ESSES RESÍDUOS PODEM CHEGAR ATÉ OS RIOS E CONTAMINAR A ÁGUA, ALÉM DE PREJUDICAR OS PEIXES E OUTROS ANIMAIS QUE VIVEM NELA.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

NESTA AULA, VOCÊ APRENDEU DE ONDE A ÁGUA VEM E OS LOCAIS ONDE PODEMOS ENCONTRÁ-LA NA NATUREZA. TAMBÉM DESCOBRIU QUE A ÁGUA É UM RECURSO NATURAL MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SERES HUMANOS E TAMBÉM OS ANIMAIS E PLANTAS.

CITE O MOTIVO DE SER TÃO IMPORTANTE CUIDAR DA ÁGUA, DE ACORDO COM O TEXTO

(A) PARA CAUSAR PROBLEMAS PARA O MEIO AMBIENTE.

(B) PARA TER MAIS ÁGUA DISPONÍVEL NOS DESERTOS.

(C) PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA DAS CRIATURAS DA TERRA.

(D) PARA EVITAR QUE OS RIOS SE TORNEM REPRESAS.

QUESTÃO 02

SABEMOS QUE HÁ ÁGUA EM LOCAIS COMO RIOS E MARES. E NESTA AULA, VOCÊ DESCOBRIU TAMBÉM QUE AS NASCENTES SÃO FONTES DE ÁGUA.

RESPONDA ENTÃO O QUE SÃO AS NASCENTES E QUAL É SUA IMPORTÂNCIA PARA O CICLO DA ÁGUA

(A) SÃO RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS, VITAIS PARA A VIDA NA TERRA.

(B) SÃO DEPÓSITOS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA, UTILIZADOS PARA IRRIGAÇÃO.

(C) SÃO OS LOCAIS ONDE A ÁGUA DOCE COMEÇA A FLUIR PARA FORA DA TERRA, ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DE RIOS E LAGOS.

(D) SÃO ÁREAS ALAGADAS QUE SERVEM COMO HABITAT PARA ANIMAIS AQUÁTICOS.

QUESTÃO 03

É MUITO IMPORTANTE CONSERVAR ÁGUA, DEIXANDO-A LIMPA E PRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO E ANIMAL. SABENDO DISSO, CONVERSE COM QUEM CUIDA DE VOCÊ E ESCREVA TRÊS MANEIRAS PELAS QUAIS OS SERES HUMANOS PODEM ECONOMIZAR ÁGUA EM SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS.

QUESTÃO 04

IMAGINE QUE VOCÊ É UM EXPLORADOR EM UMA TERRA DESCONHECIDA E ENCONTROU UM RIO MISTERIOSO. DESCREVA COMO VOCÊ INVESTIGARIA ESSE RIO PARA DESCOBRIR SE A ÁGUA É SEGURA PARA BEBER. QUAIS SERIAM OS SINAIS QUE VOCÊ PROCURARIA?


SAIBA MAIS

QUER SABER MAIS SOBRE AS FONTES DE ÁGUA?
ASSISTA O VÍDEO DO CANAL DA PROF.A AMAROLINA RIBEIRO SOBRE OS CORPOS D’ÁGUA.


Autoria:Prof. Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Mestrado em Ensino na Educação Básica – UFG
Licenciatura em Geografia e Pedagogia
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF02GE0211-B) Identificar os diferentes espaços em que encontramos água, como nascentes, lagos, rios, córregos, mares, oceanos e represas, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso.
Referência bibliográfica:CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005.

________. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

MONTOYA, M. A. & FINAMORE, E. F. A. (2019b). Os recursos hídricos no agronegócio brasileiro: uma análise insumo-produto do uso, consumo, eficiência e intensidade. Texto para discussão, n. 10, 2019b. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbe/a/TPk46KwNrcCw5jGPY6Hhyfw/?lang=pt Acesso em: 10 set. 2022.