You are currently viewing Geografia – Continentes, oceanos e mares.

Geografia – Continentes, oceanos e mares.

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 08/09/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos reconhecer e localizar os continentes, oceanos e mares mundiais.

Temática – Continentes, oceanos e mares. Disponível em: <pixabay.com/photo>. Acesso em: 20 de Agosto de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Continentes, oceanos e mares.

AGRUPAMENTO H | 8º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |GEOGRAFIA | PROF.: AILTON

Continentes

Alguns cientistas apontam que a área da superfície terrestre tem aproximadamente 511 milhões de quilômetros quadrados, onde encontramos porções emersas e submersas. As terras emersas, que não estão cobertas pelas águas dos mares e oceanos correspondem a 29% da superfície terrestre e as submersas ocupam 71%. 

As massas continentais são as terras que não estão cobertas pelas águas dos oceanos e são onde a maioria dos seres humanos estabelecem as suas moradias, os diversos cursos e represas de água doce localizados nas placas continentais fazem parte das terras emersas. Atualmente o planeta Terra está dividido em seis continentes, levando em consideração critérios de localização geográfica e histórico- cultural.  Veja:

Figura I: Continentes. Fonte: Encyclopædia Britannica, Inc. Link:https://cdn.britannica.com/27/145627-073-F6D53204.gif.

Na Figura I observamos os seis continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida que também pode ser chamada de Antártica. Destacamos que a Europa e Ásia estão conectadas formando uma única massa de terras, é como se a Europa fosse uma península (porção de terra em que apenas um dos seus limites não faz fronteira com o mar, e o liga a uma massa de terra maior) asiática, essa massa continental é conhecida como Eurásia que é ligada à África por uma estreita faixa de terra o istmo de Suez que foi cortado dando origem ao canal de Suez que permite a navegação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. 

Essa proposta de regionalização também considera aspectos históricos e culturais. Europa, Ásia e África apresentam povos, língua, costumes e tradições bem diferentes, sendo assim a Europa é considerada um continente. Há quem diga que essa separação também é política, dada a influência da Europa que durante muitos anos abrigou países que dominaram a economia e a política mundial extrapolando seus interesses para além das suas fronteiras. 

Os continentes também podem ser regionalizados de acordo com a visão que os europeus tinham do mundo ao longo da história. Essa proposta é eurocêntrica, pois privilegia a Europa e desconsidera a história dos povos antes do contato com os europeus, os continentes são classificados de acordo com sua integração ao “mundo” europeu e são divididos em Velho Mundo (Europa, Ásia e África), Novo Mundo (América) e Novíssimo Mundo (Oceania e Antártida). 

Figura II: Mundo: continentes e oceanos. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 14.

Levando em consideração o critério geográfico- geológico, assim como podemos observar na Figura II, as terras emersas estão dividas em quatro continentes: Americano, Antártico, Oceania e Euro- Afro- Asiático. Os mapas mundiais dificilmente trazem a representação das massas continentais com o critério geográfico- geológico, como na maioria das vezes são mapas políticos administrativos que apresentam a divisão administrativa dos países que formam cada um dos continentes considerando a regionalização pelo fator histórico- cultural (Figura I).

Oceanos e mares

Oceano e mar não são a mesma coisa, ainda que frequentemente sejam utilizadas como sinônimo. A principal diferença entre essas duas palavras está na profundidade e extensão dos oceanos que são bem maiores que a dos mares, juntos correspondem a 71% da superfície terrestre e estão submersos pelas águas salgadas. 

Como podemos observar na Figura I o nosso planeta é formado por 5 oceanos são eles: Oceano Pacífico (179,6 mil km²), Oceano Atlântico (92 mil km²), Oceano Índico (74,9 mil km²), Oceano Glacial Ártico (14 mil km²) e Oceano Antártico.  Em decorrência da pequena extensão e baixa profundidade alguns especialistas não consideram a existência do Oceano Ártico, assim como é questionada a existência do Antártico pelo fato de ser considerado uma extensão dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Os mares aparecem mais próximos das massas continentais e diferente dos oceanos apresentam água com cor e temperatura diferentes. Podem ser classificados em mar aberto aqueles que possuem ligação direta com o oceano e mar interior ou continental caracterizado por estar ligado ao oceano por pequenos estreitos, os seus representantes mais conhecidos são o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O território brasileiro é banhado pelo Oceano Atlântico e não possui mar. 

Atividade 

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores. 

Questão 1 –  Quais são os mares que banham o litoral brasileiro? 

Questão 2 –  Observe a Figura I e aponte quais oceanos banham o continente americano. 

Questão 3 – Observe a Figura I e faça uma pesquisa sobre as características sociais, econômicas, históricas, ambientais e culturais de cada continente.


Habilidade estruturante: (EF08GE18-A) Reconhecer e localizar os continentes, oceanos e mares mundiais.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
Continente. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/continente/481047/recursos/149958>. Acesso em: 04 de agosto de 2021.
Continente. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/continente/481047>. Acesso em: 04 de agosto de 2021.
GRACCI, F.; MONNIER, E. Quelle est la différence entre une mer et un océan?. Disponível em:<https://www.science-et-vie.com/questions-reponses/quelle-est-la-difference-entre-une-mer-et-un-ocean-10127>. Acesso em: 04 de agosto de 2021.
MESQUITA, J. L. Mares e oceanos, você sabe qual a diferença?.   Disponível em:<https://marsemfim.com.br/mares-oceanos-voce-sabe-qual-diferenca/>. Acesso em: 04 de agosto de 2021.