You are currently viewing Geografia – Brasil: As diversas formas de trabalho no campo

Geografia – Brasil: As diversas formas de trabalho no campo

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Brasil: As diversas formas de trabalho no campo

Os tipos de trabalho no campo vai variar conforme as demandas tecnológicas, pois atualmente, parte da produção agropecuária brasileira é bastante tecnológica. O tipo de trabalho, vai depender da atividade rural, dessa forma, o trabalhador do campo poderá desenvolver um trabalho temporário, trabalho terceirizado, trabalho contínuo ou poderá ser um trabalhador autônomo.

O trabalhador do campo passa por algumas dificuldades, uma delas é a forma sazonal que grande parte dos trabalhos são oferecidas, pois essas ofertas de emprego, dependem da safra, das questões climáticas e do mercado consumidor.

Atualmente o Brasil possui uma produção agropecuária desenvolvida por meio das novas tecnologias de produção, em decorrência disso, as ofertas de emprego no campo, estão cada vez mais exigentes com a formação e especialização do trabalhador.

Exemplo de ofertas de trabalho no campo

Piloto de Drone – Na agropecuária esse trabalho é direcionado às aplicações de defensivos agrícolas, análise de solo e controle da produção.

Engenheiro de Biossistemas – Esse profissional é direcionado para a agricultura de precisão, ele trabalha com o desenvolvimento de softwares e o trabalho tem o objetivo de qualificar a produtividade.

Agroecólogo – Esse trabalho é direcionado ao trabalhador que desenvolverá formas de relacionar a proteção ambiental com a produção agropecuária.

Esses são apenas alguns exemplos de trabalhos ofertados no campo, que mostra o quanto é necessário o desenvolvimento e a qualificação profissional. O trabalho no campo exige que o profissional seja capacitado e entenda as novas demandas da produção e das tecnologias.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa sobre a modernização do trabalho no campo, depois redija um texto curto sobre o tema. Monte um cartaz apresentando como era os trabalhos no campo antigamente e como ela é hoje, por meio de imagens.

QUESTÃO 02

Explique quais as dificuldades o trabalhador do campo passa durante o ano.

QUESTÃO 03

As várias formas de trabalho no campo estão ligadas principalmente com a produção agropecuária, mas também são geradas pela produção florestal, extrativismo e a pesca artesanal. Atualmente as ofertas de trabalho no campo são mais voltadas para aos

(A) trabalhos braçais, sem uso de tecnologia.

(B) trabalhos nas áreas das tecnologias de produção.

(C) trabalhos voltados apenas ao modo extrativista.

(D) trabalhos no modelo de produção artesanal.

QUESTÃO 04

No Brasil o trabalho no campo está em constante evolução e desenvolvimento, com isso o trabalhador rural precisa

(A) focar no trabalho braçal.

(B) buscar trabalhos sazonais sem necessidade de qualificação.

(C) continuar na sua forma de trabalho sem se preocupar com qualificação.

(D) qualificar e aprimorar a sua formação profissional.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF04GE07-A) Compreender comparar as diversas formas de trabalho no campo.
Referências:FLEURY, Maria das Graças Prado. Relações de emprego no campo: As diversas formas de contratação e a reestruturação produtiva. Dissertação (Mestrado em Direito Agrário) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Goiás. Goiânia. p. 266. 2010. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/14/o/RELACOES_DE_EMPREGO_NO_CAMPO_-_AS_DIVERSAS_FORMAS_DE_CONTRATACAO_E_A_REESTRUTURACAO_PRODUTIVA.pdf?1333288495>. Acesso em 05 de set. de 2023.