You are currently viewing Geografia – Bacias Hidrográficas

Geografia – Bacias Hidrográficas

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Água – Fonte:https://pixabay.com/pt/photos/agua-jato-de-%c3%a1gua-fonte-molhado-5245599/

Bacias hidrográficas

Antes de falar sobre bacias hidrográficas é importante destacar que a hidrografia estuda e classifica as águas distribuídas pelo globo seja em estado líquido, sólido ou gasoso a água é objeto de estudo da Hidrografia. A água é distribuída pelo nosso planeta em oceanos, mares, rios, lagos, na atmosfera, em reservatórios subterrâneos, nas geleiras, dentre outros.  

Aproximadamente 70% da superfície terrestre está coberta por água, 97% da água do nosso planeta está nos oceanos e apenas 3% é o que conhecemos por água doce e destes apenas 1% está nos rios, lagos e aquíferos subterrâneos é a água doce disponível para o uso humano.

O Brasil é um país rico em água, que abriga cerca de 11% de toda água doce do mundo. A Região Norte sozinha representa 40% de toda água presente no território brasileiro e a Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo em volume de água. 

Mas, o que são bacias hidrográficas? São áreas ou conjunto de terras que são drenadas por um sistema interligado de cursos d’água (Rio principal e seus afluentes) que fazem a recepção natural d’água da chuva que escoa na superfície terrestre e são descarregadas por uma única saída no ponto com menor altitude da paisagem.

As Bacias Hidrográficas compõem um sistema natural de drenagem da água, são formadas por diversos elementos, como: Divisor d’água, Vertente, Planície de Inundação, Rede hidrográfica, Nascente e foz dos rios.

RENPONDA ÀS QUESTÕES

Questão 01

A seca histórica deste ano já faz pelo menos 53 municípios de cinco Estados racionarem água, afeta a navegação e ainda contribui para o desequilíbrio do ecossistema nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Na lista de cidades com rodízio no abastecimento aparecem até centros urbanos grandes, como Curitiba e a região metropolitana.

As bacias dos Rios Grande, Paraná, Paranapanema e Paraguai – que banham São Paulo, Paraná, Minas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – estão sob os efeitos da estiagem severa.

TORMAZELA, J. M; LIMA, J. C. Seca histórica faz 53 municípios do Sudeste, Sul e Centro-Oeste racionarem água. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/seca-historica-faz-53-municipios-do-sudeste-sul-e-centro-oeste-racionarem-agua/>. Acesso em: 25, abr. 2022.

Considerando que o Brasil abriga 11% de toda água doce disponível no mundo, quais fatores justificam a seca retratada na reportagem acima?

Questão 02


Donga desenhos – Fonte: http://dongadesenhos.blogspot.com/2010/02/charge-da-semana_27.html

A Lagoa de Merin está localizada entre o Brasil e o Uruguai, a charge salienta a necessidade da preservação ambiental para manutenção deste recurso hídrico. Aponte quais medidas podem ser adotadas para preservar os recursos hídricos, mencione as atitudes que devem ser tomadas pelos seres humanos como políticas públicas ou ações individuais.

Questão 03


Com extensão de aproximadamente 3 milhões de km² essa região hidrográfica brasileira é conhecida por abrigar em torno de 40% de toda água presente em território nacional, seus rios intermitentes são fonte de alimento, geram energia elétrica e são utilizados para navegação. Assinale a alternativa que apresenta a região hidrográfica mencionada no texto. 

(A) Amazônica                               

(B) São Francisco

(C) Parnaíba 

(D) Tocantins Araguaia

Questão 04

Qual das seguintes afirmativas é verdadeira sobre uma bacia hidrográfica? 

(A) É uma área onde não ocorre o escoamento da água. 

(B) É uma região que coleta e direciona água de forma natural para um único ponto de saída. 

(C) É um sistema de esgoto subterrâneo que remove a água da superfície. 

(D) É uma área onde a água flui apenas de maneira aleatória.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 07 – Bacias Hidrográficas – 7° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=v92Q2biHoUo>. Acesso em: 15, maio. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/


Habilidade:(EF06GE04-B) Reconhecer as principais características que constituem uma bacia hidrográfica.
Referencial Teórico: 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
IRGEB. A estreita relação da bacia hidrográfica com o manejo e a conservação do solo e da água. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/irgeb/2020/08/26/a-estreita-relacao-da-bacia-hidrografica-com-o-manejo-e-a-conservacao-do-solo-e-da-agua/>. Acesso em: 22, abr. 2022.
LIMA, R. S; HANAI, F. Y. Abrangência do conceito de ciclo hidrológico e abordagens das relações humanas com a água na pesquisa científica. Disponível em:<https://www.revistaespacios.com/a17v38n09/a17v38n09p07.pdf>. Acesso em: 25, abr. 2022.
MANNARINO, L. O que é uma Bacia Hidrográfica. Disponível em: <https://geoverdade.com/2018/05/10/o-que-e-uma-bacia-hidrografica/>. Acesso em: 21, abr. 2022.