You are currently viewing Geografia – Ásia: Uso do solo

Geografia – Ásia: Uso do solo

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Podemos definir o uso do solo como a ocupação e utilização do espaço geográfico pelas atividades humanas. Sendo assim, o solo pode ser utilizado de diferentes formas e dependendo de como está sendo ocupado pode gerar maior ou menor impacto ambiental.

Questão 01

A alta nos preços do petróleo fará com que países do Oriente Médio aumentem em US$ 1,3 trilhão sua arrecadação com a venda do produto nos próximos quatro anos, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

As projeções do FMI ressaltam que os altos preços de energia, reflexo da guerra da Rússia, estão impulsionando as economias do Oriente Médio em um momento em que grande parte do mundo luta contra a inflação crescente, os temores de recessão e a possibilidade de racionamento de energia.

O FMI prevê que o crescimento econômico no Conselho de Cooperação do Golfo, que inclui Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Bahrein, Catar e Omã, acelere de 2,7% em 2021 para 6,4% este ano.

Fonte: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/08/19/alta-do-petroleo-elevara-arrecadacao-do-oriente-medio-em-us-13-tri-nos-proximos-4-anos-diz-fmi.ghtml 

A região da Península Arábica destaca- se pela extração de petróleo. Quais fatores geográficos dificultam o desenvolvimento da agricultura nesta região?

Questão 02

Uso do solo. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p, 150.

Observe o mapa e aponte quais regiões da Ásia são improdutivas e quais são os fatores que dificultam o desenvolvimento das atividades agropecuária nessas regiões?  

Questão 03

Por que fatores como clima, hidrografia e relevo influenciam no uso do solo?

SAIBA MAIS

Canal Geo Power “Atividade 16 – Ásia: Uso o solo” – 9º Ano. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Yfkq8MDMv2s/.. Acesso em: 07, nov. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-9o-ano/

Habilidade:(EF09GE17-A) Analisar e relacionar as características físico-naturais com a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
________________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
SANTOS. L. L. O desafio perene da integração na Ásia Central. Disponível em:<http://observatorio.repri.org/2020/05/21/o-desafio-perene-da-integracao-na-asia-central/>. Acesso em: 07 de novembro de 2022.
PEÑA, R. Perda de solo prejudica a produção e o meio ambiente. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?71982/Perda-de-solo-prejudica-producao-e-meio-ambiente>.Acesso em: 07 de novembro de 2022.