You are currently viewing Geografia – As Organizações Não Governamentais-ONGs

Geografia – As Organizações Não Governamentais-ONGs

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

As Organizações não Governamentais-ONGs

As Organizações Não Governamentais (ONGs) desempenham um papel crucial na sociedade, preenchendo lacunas, promovendo mudanças sociais e oferecendo suporte onde os governos muitas vezes não conseguem atuar efetivamente. A história das ONGs remonta a diferentes períodos e contextos culturais, mas seu crescimento exponencial ocorreu principalmente no século XX.

Embora as raízes das ONGs possam ser rastreadas em movimentos filantrópicos e de caridade ao longo da história, foi após a Segunda Guerra Mundial que o conceito moderno de ONGs começou a ganhar forma. A criação da Organização das Nações Unidas-ONU em 1945 estimulou a formação de inúmeras organizações não estatais para enfrentar desafios globais, como direitos humanos, desenvolvimento sustentável, saúde, educação e proteção ambiental.

A diversidade de ONGs é vasta: desde grandes organizações internacionais até pequenos grupos comunitários, cada uma com foco em áreas específicas e necessidades locais ou globais. Essas entidades desempenham papéis cruciais, muitas vezes atuando como defensoras dos direitos humanos, promovendo a igualdade de gênero, defendendo a preservação ambiental e oferecendo ajuda humanitária em situações de desastres naturais ou conflitos.

A importância das ONGs reside na sua capacidade de preencher lacunas deixadas por instituições governamentais, fornecendo serviços e assistência onde há falta de recursos, especializações ou vontade política. Além disso, as ONGs frequentemente atuam como catalisadoras de mudanças sociais, destacando questões negligenciadas, defendendo grupos marginalizados e influenciando políticas públicas. A natureza independente das ONGs também lhes confere flexibilidade para agir rapidamente em crises e inovar em abordagens para resolver problemas complexos.

Ao longo do tempo, as ONGs evoluíram e se adaptaram, incorporando novas tecnologias, estratégias e parcerias colaborativas para maximizar seu impacto. Seja ao nível local, nacional ou global, essas organizações continuam a desempenhar um papel crucial na construção de um mundo mais justo, igualitário e sustentável.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Pesquise sobre a história, importância e o desenvolvimento das ações de alguma ONG. Explique como a ONG pode melhorar a vida da sociedade.

QUESTÃO 02

Escreva uma explicação de como a população da região onde você mora pode auxiliar a escola e como a escola pode colaborar com a população da região.

QUESTÃO 03

A criação da Organização das Nações Unidas-ONU em 1945 estimulou a formação de inúmeras organizações não estatais para enfrentar desafios globais, uma das principais ações das ONGs é lutar pelos

(A) desmatadores das florestas.

(B) direitos humanos da sociedade.

(C) criminosos de guerra.

(D) poluidores de rios e oceanos.

QUESTÃO 04

(A) não governamentais.

(B) privadas.

(C) governamentais.

(D) comunitárias.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF05GE12-A) Identificar órgãos do poder público, entidades da sociedade civil organizada e da iniciativa privada responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida, tanto em áreas urbanas, como rurais.
Referências:TUDE, João. RODRIGUES, Grace Kelly Marques. Organizações Não Governamentais: Uma Discussão sobre suas Peculiaridades Organizacionais. VI CONFERENCIA REGIONAL DE ISTR PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. 8 a 11 novembro de 2007, Salvador, Bahia, Brasil. Organização: ISTR y CIAGS/UFBA. Disponível em: <https://www.lasociedadcivil.org/wp-content/uploads/2014/11/076.pdf>. Acesso em: 20/12/2023.