You are currently viewing Geografia: As migrações em Goiás e no Brasil

Geografia: As migrações em Goiás e no Brasil

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia para o 4º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na TV no dia 11/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Imagem de Capri23auto por Pixabay. Disponível em: <pixabay.com> acesso em 10, mar. 2021

A aula de hoje abordará as contribuições das migrações para o território brasileiro e goiano, suas influências na nossa cultura e a diversidade cultural brasileira e goiana influenciada pela miscigenação.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

4 ANO | D | CICLO DA INFÂNCIA | GEOGRAFIA – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y73w9JgEwTg> acesso em 10, mar. 2021

Olá crianças! Você já percebeu como nosso país é grande e diversificado? Ele só é assim porque foi formado por diversos povos que se misturaram para formar nossa cultura brasileira e goiana. Esses povos que saíram de suas terras e vieram para o nosso País e Estado são chamados migrantes e esse processo de mistura de culturas é chamado miscigenação.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Imagem 1: Monumento às três raças – Foto: ladoalto

Os primeiros habitantes das terras do Brasil foram os indígenas que já viviam aqui mesmo antes dos brancos europeus chegarem. Esses povos indígenas são divididos em várias etnias e cada uma possui costumes próprios. Entre as comidas apreciadas por nós e que tiveram origem na cultura indígena estão a tapioca e a pamonha.
Outro povo que ajudou a formar nossa cultura foram os brancos europeus. Vieram os portugueses a partir de 1500 para o Brasil e uma das principais influências desse povo está na nossa língua. A partir de então diversos outros povos europeus e também asiáticos vieram para essas bandas de cá.
Os negros africanos também vieram para o Brasil, inicialmente forçados para serem escravizados. Em porões de navios as condições de vivências eram tão precárias que poucos sobreviviam. É importante destacar que a escravidão foi proibida no Brasil em 1888, mas ainda hoje as desigualdades entre negros (pretos e pardos) e brancos continuam sendo um dos problemas mais vergonhosos no país.
Dependendo da região do país, pode haver maior influência de um desses povos, mas a verdade é que nosso país é formado pela miscigenação, ou seja, da mistura desses três povos.
Atualmente, as migrações desses povos acontecem por diversos motivos: eles podem ser forçadas: como a fuga por motivos religiosos ou políticas, a busca por melhores condições de vida, desastres ambientais por terremotos ou enchentes, por guerras. Ou voluntárias: para estudar, por exemplo. Eles escolhem o país como um país para trabalhar e continuar sua vida.
Há ainda as migrações internas, aquelas que ocorrem dentro do próprio país. Na sua sala de aula deve haver colegas de outros estados brasileiros, que migraram para Goiás por um motivo específico. Esse movimento de pessoas dentro do mesmo país chama-se migração interna ( para onde vão levam os costumes do seu lugar de origem, contribuindo para tornar a cultura brasileira ainda mais rica e diversa).

Realize as atividades dessa aula! Espero que você tenha gostado da aula e aprendido um pouco sobre a formação do nosso povo. Até a próxima!

Atividade 1

Você pode desenhar e colorir (ou baixar e imprimir para colorir) a imagem abaixo (o Monumento às Três Raças). Depois de desenhar, identifique as três culturas que ajudaram a formar a cultura goiana.

Atividade 2

Assista ao vídeo “O Imigrante” :

Vídeo 1: De criança para criança: migrações de uma família boliviana

Você viu no vídeo que muitas vezes os migrantes sofrem por recomeçar a vida numa terra muito diferente da que eles viviam, com novos costumes, novas comidas e nova língua. Para você, quais atitudes devemos ter com os migrantes que escolheram o Brasil para construir sua vida?

Atividade 3

Além desses povos, outros povos também contribuíram para nossa cultura. Pesquise no site do IBGE, quais outros povos fizeram parte da formação da nossa cultura e, em seguida, registre em seu caderno.
Link IBGE: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento.html

Atividade 4:

Assista ao vídeo da entrevista “Gustavo, 10 anos, dá uma aula de cidadania contra o racismo”:

REDE VTV – Gustavo, 10 anos, dá uma aula de cidadania contra o racismo

Negros são considerados aqueles pretos e pardos, nesse caso o Brasil possui a maioria de sua população considerada negra. Mesmo assim ainda vemos diversos episódios de racismo no país. O que você acha da fala de Gustavo no vídeo? E como você acha que é possível combater o racismo?

Habilidade estruturante(EF04GE02 – A/B) Descrever e compreender os processos migratórios, seus motivos e suas contribuições para a formação da sociedade goiana e brasileira.
Referências; Texto elaborado com fins pedagógicos. Imagens para colorir – Facebook Goiânia Pulsa: <https://www.facebook.com/goianiapulsa/> acesso em 24, fev, 2021

SIMIELLI, Maria Elena. Apis Geografia 4º ano – ensino fundamental – anos iniciais. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2017. P. 98 -107.População por cor ou raça: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html> acesso em 24, fev, 2021

IBGE. Território brasileiro e povoamento: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento.html> acesso em 24, fev, 2021