You are currently viewing Geografia – As mídias, o consumo e o consumismo

Geografia – As mídias, o consumo e o consumismo

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

As mídias, o consumo e o consumismo

Hoje em dia, a maneira como compramos está sempre mudando devido às novas tecnologias e às mídias (TV, Rádio e Internet). O consumismo, que é quando as pessoas compram muito além do que precisam de fato, é algo que acontece muito na nossa sociedade devido aos anúncios e novidades constantes.

A publicidade, que é quando as marcas mostram seus produtos, tem um grande efeito nas pessoas. Os anúncios usam truques para nos convencer a querer coisas, como apelar para nossas emoções e mostrar estilos de vida desejados. Ver esses anúncios o tempo todo pode fazer com que as pessoas queiram comprar e gastar sem parar.

As mídias sociais, como Instagram, YouTube, Facebook e TikTok, também têm um papel importante. Lá, as marcas podem falar diretamente com as pessoas, criando um ciclo em que sempre queremos comprar mais. Os influenciadores digitais, que são pessoas famosas nessas plataformas, também ajudam a criar ideias sobre o que é legal, ter e usar.

O consumismo pode dificultar a nossa vida financeira, podendo nos fazer sentir sempre insatisfeitos e até prejudicar o meio ambiente com muito lixo e uso exagerado de recursos naturais.

É importante entender como a mídia nos influencia para fazermos escolhas mais pensadas sobre o que compramos. A conscientização sobre nossos hábitos de consumo ajuda a desenvolver uma relação mais equilibrada com o nosso dinheiro e com a sociedade.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

A sua família tem um consumo consciente? Na alimentação você consome sem desperdiço?

QUESTÃO 02

Como podemos desenvolver um consumo sem desperdiço? Converse com os seus familiares sobre essa questão.

QUESTÃO 03

Hoje em dia, a maneira como compramos está sempre mudando devido às novas 

(A) áreas da cidade.

(B) lojas físicas.

(C) tecnologias e mídias.

(D) desinformações sobre produtos.

QUESTÃO 04

Atualmente o consumismo é algo rotineiro na vida de parte da sociedade mundial, um dos problemas gerados pelo consumismo é a 

(A) riqueza da população.

(B) produção elevada de lixo.

(C) preservação do meio ambiente.

(D) preservação das águas.


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF03GE08-B) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo.