You are currently viewing Geografia – As fontes hídricas e o saneamento básico no Brasil

Geografia – As fontes hídricas e o saneamento básico no Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

As fontes hídricas e o saneamento básico no Brasil

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa e escreva um texto sobre os principais desafios enfrentados pelo Brasil em relação ao saneamento básico e à gestão dos recursos hídricos. Explique como esses desafios impactam diferentes regiões do país e grupos sociais.

QUESTÃO 02

Explique quais são as consequências ambientais da poluição e da contaminação dos recursos hídricos no Brasil? Como esses problemas afetam a biodiversidade, os ecossistemas aquáticos e a qualidade de vida das pessoas?

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1o corte) Habilidades:(EF06GE12-A) Identificar as fontes e o consumo dos recursos hídricos, enfatizando os impactos socioambientais nos ambientes urbanos e rurais, com foco na agroindústria goiana e brasileira.
Matriz de habilidades essenciais:Identificar as fontes hídricas e as principais formas de consumo.
Analisar os impactos ambientais urbanos provenientes do mau uso dos recursos hídricos.
Referências:CUNHA, Alexandre dos Santos. Saneamento básico no Brasil: desenho institucional e desafios federativos. Texto para discussão,  Rio de Janeiro, janeiro de 2011. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1338/1/TD_1565.pdf>. Acesso em 18 de abril de 2024.

TOMASONI, Marco Antônio; PINTO, Josefa Eliane de Siqueira; SILVA, Heraldo Peixoto da. A questão dos recursos hídricos e as perspectivas para o Brasil. GeoTextos, vol. 5, n. 2, dez 2009. M. Tomasoni, J. Pinto, H. Silva 107-127. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/3789>. Acesso em 16 de abril de 2024.