You are currently viewing Geografia – As áreas verdes urbanas

Geografia – As áreas verdes urbanas

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

As áreas verdes urbanas

As áreas verdes nas grandes cidades desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida urbana. Elas oferecem oportunidades de recreação, beleza e conservação ambiental, influenciando positivamente tanto a saúde física quanto a mental das pessoas.

Esses espaços verdes atuam como pulmões nas áreas urbanas, fornecendo oxigênio, filtrando poluentes atmosféricos e regulando a temperatura local. Eles desempenham um papel vital na melhoria da qualidade do ar, reduzindo os efeitos do calor urbano e mitigando o impacto das ilhas de calor nas grandes cidades.

Os espaços verdes têm um impacto econômico positivo nas cidades. Valorizam imóveis nas áreas adjacentes, atraem turistas e investimentos, impulsionam o comércio local e criam empregos diretos e indiretos relacionados à manutenção e gestão das áreas verdes.

Os parques desempenham um papel crucial na preservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade ambiental. Eles servem como habitats para a fauna e flora local, contribuindo para a preservação da diversidade biológica e equilíbrio ecológico.

Goiânia se destaca como a capital brasileira com a maior extensão de áreas verdes por habitante, a cidade possui um total de 32 parques e bosques. De acordo com dados da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), a cidade oferece 94 metros quadrados de áreas verdes para cada cidadão, colocando-a em segundo lugar nesse aspecto. A líder mundial nesse ranking é Edmonton, no Canadá, com um total de 100 metros quadrados de área verde por habitante.

A importância das áreas verdes e parques nas cidades vai além do aspecto estético. São espaços multifuncionais que desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida, na saúde, no bem-estar social e no equilíbrio ambiental das comunidades urbanas. Investir e preservar essas áreas é essencial para criar cidades mais sustentáveis, saudáveis e agradáveis para todos.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Escreva as características do parque mais próximo da sua casa? Qual o nome? Qual o endereço? Quais são as principais atrações do parque?

QUESTÃO 02

Crie um plano para melhorar e ampliar as áreas verdes de Goiânia, cite os locais que você mudaria e como faria isso.

QUESTÃO 03

As áreas verdes nas grandes cidades desempenham um papel crucial na

(A) ampliação das áreas poluídas.

(B) melhoria da qualidade de vida urbana.

(C) melhorias das áreas rurais.

(D) ampliação das ilhas de calor.

QUESTÃO 04

Goiânia se destaca como a capital brasileira com a maior extensão de áreas verdes por habitante, sendo destacada como a capital

(A) menos arborizada do Brasil.

(B) mais poluente do Brasil.

(C) menos desenvolvida do Brasil.

(D) mais verde do Brasil.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF05GE10-A) Identificar e compreender aspectos de qualidade ambiental em diferentes espaços e a importância de hábitos sustentáveis.
Referências:Goiânia: Capital verde do Brasil. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/parques-e-bosques/>. Acesso em 28 de nov. de 2023.