You are currently viewing Geografia – Artesanato

Geografia – Artesanato

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Artesanato

Antes do surgimento da indústria moderna, os bens de consumo eram todos produzidos de forma artesanal e familiar. Objetos que hoje saem das fábricas era todos criados pelas mãos dos artesãos. Ainda hoje existem objetos e produtos que têm sua origem no artesanato. Por exemplo, na imagem abaixo, a artesã elabora um bordado usando apenas linha, agulha e seus conhecimentos sobre o seu ofício.

Fonte da imagem https://www.freepik.com/free-photo/woman-s-hand-cross-stitching-pattern-hoop-against-white-background_4589544.htm

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

Escreva as respostas em seu caderno

  • Explique o conceito e as características do tipo de produção: artesanato.

QUESTÃO 2

Hora da pesquisa!
Escreva as respostas das questões em seu caderno.

a. Escolha um tipo de produto que ainda é produzido de forma artesanal.

b. Quais são os materiais utilizados neste tipo de artesanato?

c. Quais são os objetos ou produtos que esse tipo de artesanato produz?

d. Onde esses objetos costumam ser vendidos?

e. Quais são as ferramentas ou recursos usados neste tipo de produção?

f. Onde as artesãs ou artesãos vendem os seu produtos?

g. Você ou alguém da sua casa já comprou ou ganhou um objeto desse tipo?

h. Há objetos semelhantes que são produzidos nas fábricas?

i. Porque você escolheu este tipo de artesanato?

SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO ARTESANATO: CERÂMICA?

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES E ATIVIDADE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-4o-ano-ensino-fundamental/

Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.